Um encontro Transformador!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

.

Marcos 2.1–12 NVI
1 Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. 2 Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. 3 Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. 4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. 5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. 6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: 7 “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” 8 Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? 9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? 10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — 11 “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. 12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”
Depois de sair de Cafarnaum e ir por toda Galileia, Jesus Volta à Cafarnaum.
Ali se reúnem: amigos, discípulos - Com genuíno interesse de aprender com Jesus.
Estavam também, Curiosos - especialmente para ver o que Jesus faria.
Havia também: Rabinos, escribas, os mestres da lei. cheios de invejas, perturbados pela multidão que Jesus atraía.
Então o verso Mc. 2.2 diz que a casa estava lotada e Jesus lhes pregava a Palavra:
Marcos 2.2 NVI
2 Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra.
1. O Propósito de Jesus sempre é que conheçamos a vontade e plano de Deus para nós.
Marcos 1.38 NVI
38 Jesus respondeu: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”.
Este era o propósito de sua vinda dos céus para a terra: Trazer a mensagem de alegria, liberdade, salvação completa. Lucas 4.17–22:
Lucas 4.17–22 NVI
17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e proclamar o ano da graça do Senhor”. 20 Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; 21 e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”. 22 Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: “Não é este o filho de José?”
Neste contexto algo acontece:
2. Jesus olha para cima e vê quatro homens que se esforçam para trazer um paralítico aos seus pés.
Marcos 2.4 NVI
4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.
Ele vê que esses homens têm iniciativa, união, perseverança e fé.
3. Jesus olha para baixo e vê um homem doente do corpo e da alma, aleijado, desanimado e esmagado pela dor e pela culpa.
Marcos 2.5 NVI
5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.
Antes de curar seu corpo, Jesus pronuncia palavras de paz para a sua alma.
O perdão é o maior milagre de Jesus, porque atende à maior necessidade, custa o maior preço, traz a maior bênção e o mais duradouro resultado.
4. Jesus olha ao redor e vê os críticos que tinham vindo para vigiá-lo e contradizê-lo.
Jesus olha para dentro e vê o coração dos críticos fazendo pensamentos hostis a seu respeito, acusando-o de blasfêmia.
Há de se destacar aqui dois grupos de Pessoas:
AQUELES QUE LEVAM ALGUÉM À JESUS.
Como os 4 amigos. Eles conheciam Jesus, creram em Jesus,
e por isso eles não mediram esforços para levar o amigo à Jesus.
Lucas 5.18 NVI
18 Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.
Eles exercitaram a fé genuína.
Marcos 2.5 NVI
5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.
A fé não é complacente nem inativa. Essa fé não é um salto no escuro. O milagre é Jesus quem faz, mas nós somos cooperadores de Deus.
Levar as pessoas aos pés de Jesus é nossa missão. Precisamos ter fé que Jesus vai salvá-las, curá-las, libertá-las. Precisamos evangelizar e ter fé que a igreja vai crescer.
2. HÁ AQUELES QUE BLOQUEIAM O CAMINHO PARA JESUS.
A multidão.
Marcos 2.4 NVI
4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.
A multidão fechava a porta, bloqueava o caminho e impedia a entrada. Nessa multidão uns foram para ouvir, outros para serem curados, outros ainda por curiosidade e os demais para criticar.
Fariseus e doutores da Lei.
Marcos 2.6 NVI
6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo:
Jesus sempre interveem na vida daqueles que vão a ele
Marcos 2.10–11 NVI
10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — 11 “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.
A obra de Jesus é completa: ele perdoou e curou; cuidou da alma e do corpo; resolveu as questões do tempo e da eternidade.
O homem Glorificou a Deus!
Marcos 2.12 NVI
12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”
Related Media
See more
Related Sermons
See more