DO ÉDEN A NOVA JERUSALÉM

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Nós iniciamos os nossos estudos sobre uma matéria muito importante que é a teologia bíblica. Até aqui nós já aprendemos um pouco sobre o que é teologia bíblica (vimos que ela é uma maneira de olhar para as escrituras como um todo) e vimos também sua importância e algumas de suas ferramentas.
Dissemos a vocês em um determinado momento que a Bíblia ela possui grandes temas que sempre estão presentes, e a teologia bíblica nos ajuda a entender esses temas dentro do contexto em que ele aparece e também da história como um todo.
Na semana passada com o pastor nós falamos de um desses grandes temas que é o reino de Deus, falamos um pouco sobre aliança também. Hoje nós vamos falar sobre um tema importante também que é o tema da Terra Prometida.
Lembrem-se algo que foi dito na semana passada a respeito de algo que aparece em toda a Bíblia: O POVO DE DEUS, NA TERRA DE DEUS, SOB O GOVERNO DE DEUS.
Nosso objetivo será de forma panorâmica tratar a respeito da parte Terra de Deus.
O ÉDEN: O PARAÍSO INICIAL
Eu começo fazendo uma pergunta aos irmãos: Em qual lugar da Biblia essa ideia de terra, um lugar de habitação do homem, aparece primeiro? A resposta é o Éden. Portanto, precisa ficar bem claro já de início que esse tema, que é um dos grandes temas da Bíblia, aparece já no início.
Vamos recaptular algumas coisas importantes:
Deus é o criador de todas as coisas. No entanto, nós não devemos achar que a criação era algo necessário em Deus, no sentido de que ele precisa criar para de alguma forma se sentir mais completo, feliz etc.
Mas Deus, livremente, criou. E como parte mais bela de sua criação está o ser humano. Deus colocou no ser humano a sua imagem e semelhança, Deus o criou como um ser social, relacional. Logo, o ser humano foi criado para se relacionar com a criação, com seu próximo e, principalmente, com Deus.
Daí eu pergunto a vocês: Em que lugar se daria inicialmente esse relacionamento? A resposta é novamente o Éden.
Falamos um pouco na semana passada sobre Deus entrando em aliança com o homem ali no Éden. E de uma forma bem simples que gostaria que vocês guardassem, a vida do homem deveria ser em sua integralidade relacionada a Deus (o homem não estava envolvido apenas com relação à árvore que ele foi proibido de comer).
Alguns autores (mostrar o livro) desenvolvem uma ideia bem legal de que o Éden era aquilo que posteriormente foi representado pelo templo: ele atuava como a morada do Senhor , o lugar em que Deus “andava com o homem” (GN 3: 8; LV 26: 11-12; DT 23: 14). E era justamente a presença de Deus ali que dava vida e propósito a ele.
De uma forma bem simples, gostaria de saber de vocês sobre que tipo de lugar o Éden seria, ele seria pra mim um lugar de:
Comunhão com Deus e com o povo de Deus
Seria um lugar de vida abundante (árvore da vida, rios que traziam vida)
Seria um lugar de alegria
Seria um lugar de paz e segurança
Seria um lugar de descanso
A questão dessa terra ali no éden e todo seu significado que nesse livro o autor diz assim: Nós somos criaturas de anseios, e os nossos anseios são frustrados pelo exílio que vivemos, mas esses anseios serão adequadamente satisfeitos na morada de Deus, que inicialmente foi no éden.
No entanto, nós sabemos muito bem que o homem falhou no teste em que foi colocado, ele quebrou o pacto, e, como consequencia o que acontece com a terra de Deus? (GN 3: 23-24)
O cenário que temos nesse momento é o da terra perdida.
GÊNESIS 12: O COMEÇO DO RETORNO A TERRA DE DEUS
Esse é um capítulo que se tornou bem familiar aos irmãos nesses últimos tempos, e, de fato, ele é de grande importância. Deus chama um homem Abrão, e eu quero que vocês olhando para o v. 1 me respondam o seguinte:
Deus o chama da onde? Para ir aonde? A resposta é TERRA.
Prestem bem atenção no que está acontecendo irmãos, o homem perdeu a TERRA, e o que Deus está fazendo aqui é começando seu plano de trazer o homem novamente a Terra. Vejam como é diferente começar a enxergar as coisas na Bíblia como estando unidas, ligadas, relacionadas. É bem diferente de achar que cada parte existe por si mesma.
Dr. Palmer Robertson vai dizer que essa promessa ao patriarca tornou-se base para toda a compreensão subsequente do papel da terra no desenvolvimento da história da redenção.
Em um capítulo também muito importante (GN 17) onde ocorre a instituição formal da aliança, Deus reafirma sua promessa envolvendo a terra (v. 8).
A PROMESSA PASSADA A ISAQUE E JACÓ
O progresso da revelação vai demonstrando o cumprimento das promessas. Um exemplo claro disso foi o nascimento de Isaque e, posteriormente, Esaú e Jacó, sendo o segundo aquele que continua a linhagem da promessa com seus doze filhos (lembre-se que a grande descendência era também uma promessa).
Agora leia comigo dois textos em que o Senhor fala diretamente ao filho e depois ao neto de Abraão (GN 25: 1-4; 28: 13-15).
PERGUNTA: Com o foco em nosso assunto de hoje, o que vocês conseguem perceber nessas palavras de Deus tanto a Isaque e depois a Jacó?
CONCLUSÃO DESSE PRIMEIRO BLOCO
O que aprendemos até aqui é que Deus está mudando o triste cenário da queda, em que o homem perdeu o direito a terra. Deus escolhe um homem, faz promessas a esse homem, estendendo essas promessas (em que a terra está incluída) para seus descendentes.
PERGUNTA: Podemos dizer que os patriarcas desfrutaram de forma plena da terra prometida? (HB 11: 8-9)
Isso é muito importante de ser guardado irmãos, vejam que eles receberam a promessa, sabiam que ela se cumpriria, mas não desfrutaram dela de forma plena.
O POVO DE ISRAEL E A TERRA PROMETIDA
Quando acabamos o registro dos patriarcas em Gênesis, chegamos ao livro do Êxodo. Logo no primeiro capítulo encontramos não mais apenas algumas pessoas, mas uma multidão. Deus está cumprindo o que prometeu. Contudo, mais uma vez faço uma pergunta aos irmãos: A promessa da terra foi cumprida naquele momento? Por que não foi?
Quero que vocês prestem bem atenção no 3: 6-8. Vejam ai que o fato de Deus lembrar-se desse povo e vir em seu favor, não era algo que aconteceu do nada, mas Deus está se lembrando das suas promessas, do que havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó. E o que Deus faz com a promessa da terra? (3: 8)
Então, o que quero que vocês percebam aqui é que a promessa da terra ainda continua, ela continua a ser um assunto importante. A partir daqui, o restante do pentateuco trata com grande destaque o assunto terra prometida. Mas algumas informações são importantes aqui:
Qual o lugar dessa Terra? Bom, de forma resumida é a região que depois ficou conhecida como palestina.
Como essa terra era caracterizada? (EX 3: 8; DT 11: 10-12). Veja que era uma terra próspera, e o que isso te lembra? *uma observação a ser feita é a de que ao dar uma terra específica, Deus não está sendo identificado como um Deus territorial, pois toda a terra é dele)
Qual a condição para permanecer na terra? (DT 11: 13-17). Deus deu sua lei ao povo, intruindo-os a respeito de como eles deveriam viver como Povo de Deus, na Terra de Deus. Em caso de desobediência, o povo seria expulso da terra.
PERGUNTA: O que o povo fez, permaneceu na terra ou foi expulso de lá? (2CRO 36: 17-21). O que isso nos lembra irmãos, o povo sendo expulso novamente da terra de Deus? Novamente nós estamos diante de um fracasso.
Estar longe da terra prometida foi muito dolorido (SL 137: 1-4). Irmãos, quero que vocês sempre se lembrem de algo: enquanto não estivermos em casa, na terra de Deus, nós continuaremos com saudades.
A TERRA PROMETIDA NO RETORNO DO CATIVEIRO
O assunto terra também está presente nos salmos e profetas. Nós encontramos os salmos falam da terra como herança (SL 37: 9), OS profetas pré-exílio que alertaram o povo sobre o risco da maldição se cumprir e eles perderem a terra. Nós encontramos também os profetas pós-exílio, que falam do período em que o povo retorna a terra.
O retorno a terra prometida trouxe novamente toda aquela expectativa em torno do Povo de Deus, na terra de Deus, sendo abençoado ali. No entanto, acredito que seja conhecido dos irmãos que essa expectativa não se cumpriu.
Embora de volta a terra, o povo voltou a quebrar a aliança. Israel nunca mais teve a autonomia que um dia teve, mesmo com certa liberdade, permaneceu debaixo do poderio de outras nações.
No contexto do N.T, os judeus estão debaixo da autoridade do império romano.
A TERRA PROMETIDA NO NOVO TESTAMENTO
Será que o assunto terra prometida é um assunto apenas do A.T? A resposta é não. Este é assunto também presente no N.T. Um grande exemplo disso e que nós não prestamos atenção é o fato do próprio Jesus ter tratado desse assunto (MT 5: 5). E eu quero chamar a atenção de algo aqui: Jesus está dizendo que os judeus habitarão a terra?
Mas antes de entrarmos mais diretamente no que o N.T ensina, precisamos lembrar rapidamente sobre um fato histórico importante:
Houve algumas rebeliões dos judeus, rebeliões que foram esmagadas. No ano 69-70 d.C, Jerusalém e o templo são destruídos, e os judeus são dispersos. Novamente, a terra fica distante.
Mas como lidar com isso? Como lidar com a promessa da terra que Deus fez a Abraão, Isaque e Jacó, e a descendência deles?
De forma bem resumida irmãos, boa parte das pessoas dentro de igrejas evangélicas e também de fora delas, entendem que Deus ainda há de cumprir de forma literal essa promessa, ou seja: o povo literalmente são os judeus, e a terra literalmente é a Palestina.
Essa posição sofreu um impulso grande quando em 1948 os judeus voltam para aquela terra, e o Estado de Israel é criado. Muitos imediatamente relacionaram aquilo como cumprimento da promessa. Mas ainda que Israel tenha muita coisa a ser admirada hoje, fica claro que o cenário é bem diferente do prometido por Deus.
MAS COMO A PROMESSA DA TERRA SE CUMPRE REALMENTE?
Vamos aqui trilhar um caminho bem objetivo para que os irmãos entendam:
A promessa foi feita a Abraão e a sua descendência certo? Agora vejamos o que o N.T fala a respeito de quem é essa descendência (RM 9: 6-8; 4: 16;JO 8: 33, 37, 39, 44; GL 3: 26-28; 6: 16)
Vejamos também o que o N.T revela sobre a verdadeira herança quanto a terra (RM 4: 13). Lembrem-se de que no início disse a vocês que o fato de Deus ter escolhido um pedaço de terra para dar àquele povo não significava que ele só poderia dar aquilo. Deus é o Deus de toda terra (SL 24: 1).
PERGUNTA: Quero colocar vocês para pensarem, se não responderem terão que esperar a resposta jajá. Se no final das contas, a herança é o mundo, por que Deus usou aquela terra no A.T, qual o propósito? Uma dica é uma das ferramentas da teologia bíblica (tipologia).
O que a Bíblia nos ensina meus irmãos é que aquela terra prometida no A.T deveria funcionar como uma sombra de uma realidade que se cumpriria perfeitamente mais a frente. Israel foi chamado para ser o povo de Deus, vivendo na terra de Deus, debaixo do governo de Deus (teocracia). E desta forma, ser luz entre as demais nações (IS 42: 6). O objetivo de Deus nunca foi dar apenas aquele território ao seu povo.
Os próprios patriarcas sabiam disso (HB 11: 10, 13-16)
Quer saber como se cumpre de forma definitiva essa promessa a Abraão e sua descendência sobre uma terra? (AP 21: 1-3) Divida comigo esses versículos:
O que João vê? Novo céu Nova Terra e a Nova Jerusalém
Quem é o dono dessa terra? Deus
Quem habita nessa terra? O povo de Deus
Quem habita com esse povo? O próprio Deus
O que nós temos então? O povo de Deus, na terra de Deus sob o Governo de Deus.
7. Vejam que coisa fantástica, o que foi perdido em Gênesis é restaurado (pra nunca mais se perder) aqui. Essa é a beleza da Teologia Bíblica.
APLICAÇÕES
Embora seja bem engenhosa, a interpretação de que Deus tem dois povos, e que ainda tem o dever de cumprir literalmente as promessas feitas aos patriarcas dando a terra da palestina a eles, não possui sustentação Bíblica.
Não precisamos tratar Jerusalém e os judeus como uma super terra e um super povo. Se você tiver oportunidade de viajar pra lá é uma oportunidade muito boa. Mas não pense que aquele lugar vai de alguma forma mudar sua vida ou coisa do tipo.
Nós não esperamos a Jerusalém Terrena, nós aguardamos, assim como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi e Paulo, a Nova Jerusalém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more