Josué 1 - O Deus que cumpri suas promessas | Entrar no descanso
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Na história da Redenção Israel é sempre lembrada de como Jeová os livrou da escravidão egípicia, de como o Senhor lhes sustentou no deserto e como lhes deu a Canaã. O objetivo mais comum seria para conclamar o povo a voltar para o seu Deus. (LASOR, pg 162, 2002 - grifo nosso)
Deus sempre teve Aliança com seu Povo .(21. 43)
O Livro demonstra como Deus cumpri suas promessas (21.43,45).
A luta para conquistar a terra do descanso (5 - 12).
Mesmo a conquista parcial, o Senhor afirma “Distribua a terra” (13.2-7)
O olhar panorâmico de Josué:
A conquista da terra
A Distribuição da terra
A devida adoração ao Senhor
Mas olhando com um pouco mais de atenção para a pesonagem de Josué, teremos:
O chamado de Josué
A liderança de Josué na entrada da Terra
A conquista da Terra
As diviões feitas por Josué da terra
Os últimos dias de Josué
CONTEXTO DE MOISÉS
CONTEXTO DE MOISÉS
Josué 1.1 (NAA)
1 1Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:
Apenas o capítulo 1 o nome de Moisés é citado como:
Moisés, servo do Senhor (duas vezes).
Demonstrando seu reconhecimento por todo a nação de Israel
Moisés, meu servo; meu servo, Moisés; estive com Moisés; prometi a Moisés.
Demonstrando o relacionamento íntimo de Deus com Moisés
Moisés lhes deu; Moisés, servo do Senhor lhes deu;
Destacando a posição de liderança de Moisés e também aquele por quem o povo recebe bençãos.
O povo de Israel receberia aquilo que era prometido a Moisés, como representante do povo. Por isso o povo era beneficiado por meio do relacionamento íntimo do Senhor com Moisés.
Com relação a Josué, Moisés:
Foi o maior dos profetas
Deuteronômio 34.10–11 (NAA)
10Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés, com quem o Senhor tratava face a face. 11Nunca houve ninguém que fizesse todos os sinais e maravilhas que, por ordem do Senhor, ele fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra.
E ainda vigor para Moisés trabalhar
Deuteronômio 34.7 (NAA)
7Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas os seus olhos não se haviam enfraquecido, e ele não havia perdido o vigor.
CONTEXTO DE JOSUÉ
CONTEXTO DE JOSUÉ
Moisés confia à Josué a guerra contra os amalequitas. (Êxodo 17.9)
Então vieram os amalequitas e atacaram Israel em Refidim. Com isso, Moisés ordenou a Josué:
— Escolha alguns homens e vá lutar contra os amalequitas. Amanhã eu estarei no alto do monte, e o bordão de Deus estará na minha mão.
Embora suas manobras como líder de guerra sejam percebidas no texto, o motivo da vitória não veio das habilidades de Josué e sim de Jeová.
Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia; quando, porém, ele abaixava a mão, os amalequitas venciam.
Foi escolhido por Moisés para ser seu auxiliar. E esse termo auxiliar segue-se em (Êxodo 33.11 , Números 11.28, Josué 1.1)
Moisés se aprontou, juntamente com Josué, seu auxiliar, e subiu o monte de Deus. Ele disse aos anciãos:
— Esperem aqui até que voltemos para junto de vocês. Eis que Arão e Hur ficam com vocês; quem tiver alguma questão deve se dirigir a eles.
Era guardião da tenda da congregação. Quando moço não se afastava da tenda
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com o seu amigo. Depois Moisés voltava para o arraial. Porém o moço Josué, seu auxiliar, filho de Num, não se afastava da tenda.
Moisés convoca os espias, entre eles Josué, que teve seu nome mudado de “Salvação” (Oséias) para “Jeová é a Salvação”
— Envie alguns homens que espiem a terra de Canaã, que eu vou dar aos filhos de Israel. Enviem um homem de cada tribo de seus pais, sendo cada qual chefe entre eles.
da tribo de Efraim, Oseias, filho de Num;
São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra. E a Oseias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué.
Josué junto com Calebe é autorizado a entrar na terra (Números 14.30)
Vocês não entrarão na terra na qual jurei que os faria habitar, com a exceção de Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Os homens que Moisés havia mandado para espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, falando mal da terra, esses mesmos homens que falaram mal da terra morreram de praga diante do Senhor.
Moisés pede ao Senhor por um sucessor, pois a Congregação do Senhor não poderia ficar como ovelhas que não têm pastor. E a resposta do Senhor é Josué.
O Senhor disse a Moisés:
— Chame Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. Apresente-o ao sacerdote Eleazar e a toda a congregação, e, à vista de todos, transmita-lhe as suas ordens.
O mesmo relato com mais detalhes em Deuteronômio 31.
O Senhor disse a Moisés:
— Eis que está chegando o dia em que você vai morrer. Chame Josué, e apresentem-se na tenda do encontro, para que eu lhe dê ordens.
Assim, Moisés e Josué foram e se apresentaram na tenda do encontro. Então o Senhor apareceu, ali, na coluna de nuvem, a qual se deteve sobre a porta da tenda.
Incluindo a primeira vez que o Senhor Jeová fala diretamente com Josué.
O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num:
— Seja forte e corajoso, porque você levará os filhos de Israel para a terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu estarei com você.
Deus então enche de Josué do espírito de sabedoria. E Israel o obedece.
Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés havia imposto as mãos sobre ele. Assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor havia ordenado a Moisés.
Josué vivenciou a libertação do Egito, a entrega da Lei, os sofrimentos e os sustentos do Senhor no Deserto e a grande liderança de Moisés.
PARALELOS MOISÉS & JOSUÉ
PARALELOS MOISÉS & JOSUÉ
Yahweh aparece a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3: 2-5)
Yahweh aparece a Josué como o guerreiro divino (Js 5: 13-15)
Yahweh reafirma a presença de Moisés (Êxodo 3:12)
Yahweh reafirma a presença de Josué (Js 1: 5)
Moisés lidera Israel na milagrosa travessia do mar (Êxodo 14)
Josué lidera Israel na travessia milagrosa do rio (Josué 3)
Moisés intercede por Israel perante Yahweh (Nm 14: 13-19)
Josué intercede por Israel perante Yahweh (Josué 7: 6-9)
Moisés lidera Israel em aceitar a aliança de Yahweh (Êxodo 24)
Josué lidera Israel na renovação de seu compromisso com a aliança de Yahweh (Josué 24)
Moisés faz um discurso de despedida (Dt 31)
Josué faz um discurso de despedida (Josué 23)
TEXTO A TEXTO
TEXTO A TEXTO
Josué 1.1–2 (NAA)
Deus anima Josué
1 1Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:
2— Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel.
O começo do texto é afirmação da parte de Deus de que de fato Moisés havia morrido e que agora a manutenção da promessa de Deus estava sobre os cuidados de um novo líder, Josué.
Talvez fosse o momento de maior euforia do povo, pois finalmente eles haveriam de receber a terra que foi prometida aos patriarcas.
Josué 1.3 (NAA)
3Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés.
O que parece claro é que finalmente o povo estava em obediência com o Senhor, pois essa era uma promessa clara de Deuteronômio 11.8-25 . A verdade e a clareza disso é que o povo começará a marchar e por lermos todo livro e conhecermos a história, Israel tomou toda a terra. E o temor sobre a nação de Israel já era conhecida. Veremos na boca de Raabe e dos Gibeonitas.
Josué 1.4–5 (NAA)
4O território de vocês irá desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, estendendo-se através de toda a terra dos heteus e até o mar Grande, na direção do poente do sol. 5Ninguém poderá resistir a você
Deus começa a falar a extensão da Terra que será dada a Israel e finaliza com as mesmas palavras de Deuteronômio 7.24.
Josué 1.5–7 (NAA)
5Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não o deixarei, nem o abandonarei. 6Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. 7Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou.
Estas provavelmente tenham sido as palavras mais ouvidas por Josué no início da sua liderança: Seja forte, seja forte e corajoso.
Ele ouviu de Moisés, ele ouviu de Jeová. Ouviu de Moisés de novo e ouviu de Jeová novamente.
Talvez o medo e a sensação de incapacidade que Josué pensava ter fosse o maior motivo de ouvir tantas vezes, mas o Senhor estava novamente afirmando a ele “você fará este povo herdar a terra”.
Deus havia utilizado do relacionamento com Moisés para abençoar a nação, e agora utilizaria do relacionamento e fidelidade de Josué para abençoar a Israel.
E então a gente aprende com o que josué precisava ser forte e corajoso:
Cuidado para fazer tudo segundo toda a Lei que o Moisés havia ordenado da parte de Deus.
Guiar um povo talvez seja algo simples e qualquer um poderia fazer, mas guiar o povo segundo a vontade de Deus, não é algo pra ser feito com arrogância da própria força.
Josué 1.7–8 (NAA)
Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda,
Novamente o Senhor faz referência a recitação da Lei de Deuteronômio 5.20 onde narra Êxodo 20.18-21. O povo estava presenciando trovões, relâmpagos, som de trombeta e o moento fumegante e Deus falando!
Jeová ordena que o povo volte para suas tendas e assim Deus trata diretamente com Moisés, e então Moisés finaliza a entrega dos estatutos e juízos dizendo “não se desviem, nem para a direita nem para esquerda”.
para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar. 8Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.
A única referência com o texto é o Salmo 1. Apenas Josué 1.8 e Salmo 1.2 falam de meditar de dia e de noite. E em ambos o resultado disso é “ser bem-sucedido”.
Josué 1.9 (NAA)
9Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.
Novamente Jeová retoma as palavras mais ouvidas por Josué. A instrução de Josué era se manter diante da Palavra do Senhor e não se desviar dela nem para direita nem para esquerda.
Onde quer que ele andasse, ou seja um caminho reto, o Senhor estaria com ele.
Me soa muito plausível que Josué experimentou um incentivo tão grande de Jeová de uma dependência da Lei e da meditação dela, que ele transborda em algum momento escrevendo o Salmo 1.
Até os dias do deserto, Josué só foi ver boa terra mesmo na “terra que mana leite e mel” e que enche os olhos “de ver árvores plantadas junto a ribeiros (ou corrente de águas)”.
Independente disso ser o fato (e estou tentado a não só dizer isso, mas defender em tese) é que o Senhor estimula seu servo a fazer tudo conforme a Lei. E isso iria lhe garantir o cumprimento de receber o descanso na Terra prometida.
APLICAÇÕES
APLICAÇÕES
ACERCA DO LIVRO
Jeová é Deus de Israel, ele é Deus desse povo. Não de um território, uma cidade, um santuário ou de alguém.
E Israel não é um Estado, uma entidade geográfica. Ela é mais do que uma comunidade de famílias.
Israel é um povo que corresponde a identidade de Jeová como Deus.
Essa função, como uma comunidade eleita constiste no meio pelo qual a humanidade pode ouvir e receber a promessa divina.
O cumprimento da promessa dada a Abraão solidifica Israel como um povo e em sua própria terra.
Quando Deus entrega a terra que prometeu, ele estabelece e implementa sua soberania.
ACERCA DO CARATER DE DEUS
Deus cumpriu suas promessas.
— Eis que hoje sigo pelo caminho de todos os mortais, e vocês sabem de todo o coração e de toda a alma que nem uma só promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor, seu Deus, lhes falou; todas se cumpriram, nem uma delas falhou.
ACERCA DE JOSUÉ
Ser corajoso para fazer tudo segundo a Lei de Deus, é um convite, um mandamento que exige força, coragem. A Bíblia e o Evangelho nunca foi para medrosos, covardes.
ACERCA DO NOVO TESTAMENTO
Não o deixarei, nem o abandonarei. | O Senhor é o nosso auxílio, quem nos socorre e que não deixa temer.
Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.” Assim, afirmemos confiantemente:
“O Senhor é o meu auxílio, não temerei.
O que é que alguém pode me fazer?”
Em tempo oportuno como em Hebreus 3-4
A Deus glória, magestade e honra. Por cuidar do seu povo, por dar descanso em tempo oportuno. Por nos estimular em tempos difíceis a permanecer confiantes em cumprir a Sua Palavra sem desvia