A VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS
Sermon • Submitted
0 ratings
· 212 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇAO
vc 1 Depois disto. aponta para um acontecimento anterior, é uma conjunção onde liga um assunto ao outro. o que aconteceu antes. Josafá, reino do sul, reino de Judá, reino protegido por Deus, faz aliança com Josafá, rei da rejeitada Israel, Israel que esta adorando ao deus baal de Jezabel. Esta primeira aliança é a filha de Josfá que se casa com o filho de acabe.
Eles fazem uma segunda aliança. Acabe pretende ir a guerra contra Ramote-Gileade e pede ajuda de Josafá e este aceita, mesmo depois de Deus ter alertado eles por meio do seu profeta.
Acabe faz uma estratégia de guerra que da errado e Josafé quase morre.
Josafá vem para casa decepcionado e repreendido pelo profeta Jeú, mas Josafá é um homem que se humilha e organiza todo povo e pede misericórdia.
Por causa desses erros, da aliança com um rei impios, Deus agora envia 3 inimigos para os aniquilar: os moabitas, amonitas e os edomitas. seria uma aniquilação total. Não teria escapatória, pois era uma multidão.
Josafá, não se entrega ao orgulho como fez saul, mas se humilha perante Deus fazendo 4 coisas importantes:
1. Uso das promessas de Deus
2. Oração
3. Reuniu o povo
4. scrificio: Humilharam-se e Jejuaram
(os 4 pontos da igreja)
Esses 4 pontos devem estar presentes na igreja para que esta possa ser vitoriosa e só vencerá as grandes guerras e dificuldaes, bem como os sinais do fim a igreja que estiver firmes nos 4 pilares da igreja.
Por toda história, Deus sempre chama o seu povo a iniciar, ou retornar a Palavra (Neemias e Esdras).
ao mesmo passo, para comunhão, oração e sacrificio.
COMO A IGREJA PRATICA ESSES 4 PILARES PARA SER VITORIOSOS?
USO DAS PROMESSAS: Uma coisa que precisamos entender para alcançarmos sucesso em nossa vida espiritual é viver e fazer tudo conforme a Palavra, inclusive a oração. Estudando a oração de Jonas no ventre da baleia aprendemos como realizar uma verdadeira oração. Poderiamos destacar muitas coisas, mas um ponto importante é que ele não faz uma oração desesperada do tipo: me tira daqui e farei tudo que queres. Ele antes faz uso das Escrituras, cita as Escrituras em oração adorando a Deus e Deus o livra do ventre do peixe. Em nossas orações Deus não esta tão interessado no que precisamos, mas no que entendemos a cerca dEle.
se um filho desobedece, vc pai não quer apenas ouvir ele dizer que não vai errar mais, mas deseja ter certeza que ele aprendeu uma lição. que ele deve obediencia aos pais. Que o que ele fez é um grande problema.
Assim, nossas orações tem que ser conforme a vontade de Deus: Jo 15...
E o grande segredo, é orar conforme as promessas de Deus, pois ja esta dito a por ELe (e orar, é lembrar Deus).
Aprendemos com Josafá: 5
o primeiro ponto da oração é adoração (Pai nosso que estais nos céus, santificado…(5-7))
o segundo ponto ele recorre as promessas de Deus 9-12. Ele recorre a promessa de Deus feita a salomão na inalguração do templo em 2Cr 7.11-16: Assim Salomão acabou a casa do Senhor, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do Senhor e na sua casa prosperamente o efetuou.
E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 2 Crônicas 7:11-16.
Muitos crentes tem orado e não tem recebido pq oram de forma errada. oram contrario as Escrituras. oram por causa de seus desejos, vontades. tem gente que acha que orar a Deus é igual ao papai noel, que devemos pedir tudo que queremos de qualquer forma.
Tiago nos diz assim: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3
oração demanda conhecimento das Escrituras.
cantar é cantar as Escrituras. orar, é orar as Escrituras, bem como pregar, é pregar as Escrituras. tudo emana das Escrituras. tudo vem dela. nunca agradaremos ou alcançaremos benevolencia do senhor por nossos sentimentos, melhores intenções, obras humanas fora das Escrituras. Deus somente se agradará daquilo que emana das Escrituras. (Uzá). por isso a maior necessidade dos cristãos é conhecer as Escrituras. veja Jr 9.23,24.
se tivessemos que apontar o grande mandamento dos apóstolos em suas cartas, esta seria o conhecimento de Deus, a grande tarefa, a grande obra. estudo. tanto é, que a primeira pratica e disciplina da igreja no novo testamento pós batismo com Espirito santo e batismo nas águas é o estudo da Palavra - doutrina dos apóstolos, seguido dos outros 3 pilares da igreja.
Tudo que sentirmos tem que estar conforme as Escrituras.
Tem gente que vivem em tantas praticas erradas em sua vida e não julga elas pela Palavra.
tudo que pregarmos, tudo que pensarmos (cl 3), todas nossas obras, nossas musicas, nossas orações, nossos encontros, liturgia, familia, negócios, casamento… As pessoas vem para as Escrituras para achar palavras que apoiem seus desejos, pensamentos e praticas, enquanto deveriam vir resolutas em saber qual a vontade de Deus em suas vidas!!!
foi isso que Josafá fez, fez uso das Escrituras em oração e Deus respondeu do céu com salvação.
2. ORAÇÕES: Em segundo Lugar, Josafá orou. Ele recorreu as Escrituras e orou. A oração é outro pilar da igreja que lhes garante vitória. perceba que Josafá confessa que não tem força, armamento, soldados, estratégia suficiente para vencer tantos inimigos, mas na oração ele encontrou poder, armas, estratégia de Deus para vencer a multidão que vinha contra eles.
se o primeiro problema da igreja é a falta de Bíblia, o segundo é falta de oração.
Muitos somos que oramos em nossa vida, mas o que precismos é ter uma vida de oração. isso é diferente. os que oram em sua vida, oram para se manterem vivos e isso ja é um grande passo, mas precisamos ter uma vida de oração.
Os que oram em suas vidas, são como aqueles que fazem caminhadas, corridas e outros exercícios para ter apenas a saude em dia. Mas existe aqueles que são atletas. os atletas possuel rigorosa disciplina, pois tem um premio a ganhar (pregarei em breve sobre o premio). Eles possuem ora para tudo na vida, para se entregarem ao máximo ao treino. Nós cristãos não somos chamados apenas para manter a forma, mas para ser atletas de Cristo (1Co 9). Eles para ganharem uma coroa corruptivel, nós, a incorruptivel. deles passageiras, nossa eterna. deles terrena, nossa divina.
A diferença entre ter uma vida de oração e simplismente orar é que aquele ora em sua vida, a oração para ele é sem prioridade. Mt 6.33 nos ensina que devemos sim trabalhar e cuidar de todos os nossos afazeres, mas ter prioridades e o Reino de Deus e sua Justiça são prioridades. a oração não é um acaso, ou nos momentos que sobram ou o dia que sobrar. quem tem vida de oração tem:
Lugar de oração
hora da oração
oração organizada e bíblica
por fim, ele se utiliza dos tres tipos de oração que a Bíblia ensina: Oração a todo tempo, oração no templo e oração secreta.
quem tem vida de oração não se utiliza de uma como desculpa das outras.
existem pessoas que dizem: eu oro todo dia o dia todo, não preciso tirar um tempo para a oração. outros, eu oror 2h pela manhã e depois esquece de Deus durante o dia. spurgeon disse: não adianta acender uma fogueira pela manhã se durante o dia não alimentar com gravetos.
Os tres tipos de oração estão em extinção, mas a oração em comunhão na igreja esta ainda pior.
3. COMUNHÃO
Na passagem que estamos analizando, revela um grande segredo da oração, quando todos, em comunhão, se colocam para orar por uma causa.
Dt 32.30 no revela o efeito que é a renião de oração:
Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara? Deuteronômio 32:30
Por determinados problemas na igreja cada um orar individual e devem fazer isso, Deus pode dar vitória, mas se toda igreja se reunir e unidos orarem, guerrearem juntos, Deus dará vitória. Deus quer ver a igreja reunida orando junta.
quando um mal vir contra a igreja e elea não se unir em orar, pode ser que ela será derrotada. Por isso a igreja deve se reunir e orar junta por grandes objetivos. não temos mais tantas manifestações de poder na igreja e através da igreja, mas tbm a igreja não se reune mais para buscar esse poder. se fizermos, Deus manifestará pois é promessa sua. Nunca na história que um povo se colocou a buscar bíblicamente que Deus deixou de responder.
Esse foi tbm a primeira pratica da igreja primitiva após os dois batismos, a reunião de oração diária.
COMUNHÂO
Neste terceiro ponto que é a comunhão, percebemos como é indispensável na vida da igreja.
O texto diz que todos se colocaram a buscar a Deus no mesmo propósito. Veio pessoas de todas as cidades de Judá.
A comunhão tem o poder multiplicador, abençoador.
No sl 133 aprendemos que:
O óleo é tbm como remédio na Bíblia. a comunhão cura enfermidades, tbm doenças espirituais.
é como orvalho que desce sobre os montes de sião.
O orvalho gera beleza, pois onde ele cai a vegetação brota. Naquela região é arida, mas onde cai o orvalho existe relva verde.
O orvlho gera vida. a vejetação é viva e gera outras vidas. a comunhão tem o poder de gerar vida na igreja.
O Orvalho gera alimento que da força. A comunhão da igreja gera uma igreja alimentada por completo e forte espiritualmente (quando uma mensagem é pregada e membros não ouvem, era o alimento de Deus naquela noite que estes não comeram, vão dormir famintos).
Uma igreja abençoada é uma igreja que tem comunhão uns com os outros.
A igreja é nossa casa, nosso lar, nossa família, onde habita nosso Pai.
falta a ceia, o sacrificio. para Deus se agradar dos homens tem que ter sacrificio para expiar pecados.
a ceia é um ensinamento que somos pecadores e que Deus é justo, que não livra o pecador sem que o pecado seja cobrado. a ceia revela que Ele fez isso, não cobrando em nós, mas enviando seu Filho para assumir nossa culpa e condenar nossa culpa em seu Filho para que nós fossemos livres.
mas esse texto nos revela algo maravilhoso, ou nos ilustra, nos mostra essa grande obra.
no nosso caso, o sacrificio ja esta feito, somos chamados apr relembrar através da ceia, e da pregação.
Elias tbm: reuniu o povo, fez uso da Palavra em arrumar o altar. Orou. sacrificio (partir do pão)