Vencendo a paralisação

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Texto Base

1Reis 19.1–8 RA
Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Explicaçao:

Contexto

O contexto aqui é muito conhecido. Elias que foi o maior dos profetas de Israel havia acabado de ter uma vitória enorme sobre os profetas de Baal, mostrando a todo povo e a Acabe que Só o Senhor é Deus. Nesse contexto Elias ora e o Senhor envia fogo do céu dando respaldo de que Elias era seu servo e de que Ele era Deus e após isso o povo se prostra, persegue os profetas de Baal até que os 450 são mortos.
Tudo isso se iniciou porque Acabe que é considerado o pior dos reis de Israel se casou com uma mulher chamada JEzabel que era adoradora de Baal e fiha de Etbaal rei dos sidonios. Essa mulher incentiva Acabe a perseguir e matar os profetas do Senhor e a instituir a adoraçao a Baal em Israel.
Nesse contexto quase todos os profetas de Israel morreram, com alguns sendo preservados mediante o sumo sacerdote Obadias e Elias mediante providência divina, que logo no ínicio do reinado de Acabe profetizou uma seca severa sob Israel e após isso foi sustentado pelo Senhor através de corvos junto a torrente de Querite.
Elias era um homem poderoso em Deus e sua saída do monte carmelo foi sobrenatural.
1Reis 18.45–46 RA
Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel.

Texto

Após toda essa vitória de Elias, ele recebe uma notícia vinda de Jezabel.
1Reis 19.2 RA
Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.
Essa notícia é para Elias paralisadora.
1Reis 19.3–4 RA
Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
O motivo dela ser paralisadora era com certeza devido a um peso espiritual gigantesco. Jezabel era adoradora de Baal e seu próprio nome carregava um sentido espiritual maligno.
Jezabel era uma assaina de profetas e matou também Nabote.
0348 איזבל ’Iyzebel
procedente de 336 e 2083, grego 2403 Ιεζαβελ; n pr f
Jezabel = “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”
1) rainha de Israel, esposa de Acabe, filha de Etbaal
James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
Elias precisa então de uma intervenção divina e de um alimento espiritual.
1Reis 19.5 RA
Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
Porém Elias está debaixo de um Zimbro, o que ele vai comer. O anjo então olha para ele e lhe da um pão e uma água que lhe dão força para caminhar novamente até o Horebe que é o monte de Deus.
1Reis 19.6–8 RA
Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Aplicação

Quando nossa vida paralisa por causa das opressões espirituais nós também precisamos de uma intervenção divina que nos leve a Deus.
Há mais de 2000 anos atrás, não por meio de um anjo, mais por própria decisão, Deus se fez carne e veio a terra falar com nós.
Nos falando ele disse:
João 6.48 RA
Eu sou o pão da vida.
João 4.13–14 RA
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
João 14.6 RA
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Elias andou por 40 dias com o pão e a água que ele comeu do anjo, Jesus disse:
João 6.51 RA
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
João 6.35 RA
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Elias após comer o Pao e a Água foi adiante pois tinha propósito ainda para cumprir.
1Reis 19.15–16 RA
Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more