Estou ansioso, o que fazer? (Fp 4:6-13)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 40 viewsComo agir biblicamente quando se está ansioso? No que Deus quer que a gente pense? Como ter uma mente de paz em Jesus, mesmo em meio a circunstâncias difíceis?
Notes
Transcript
Contexto e Introdução (2min)
Contexto e Introdução (2min)
O cristão não deveria ficar ansioso por NADA.
Porque o maior problema do homem é o pecado e a condenação eterna de Deus. Mas isto, Cristo já resolveu para o cristão, morrendo em seu lugar, o salvando e conquistando para nós todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais” (Ef 1:3)
Sendo assim, como deveriamos reagir a isso? Se não, nos regozijando todos os dias de nossas vida nesta terra, 24 horas por dia, e se alegrando independente das circunstâncias, sabendo que eternamente desfrutaremos do nosso Senhor e da sua glória?
Mas enquanto vivermos nesta carne e nesta terra pecaminosas, teremos ansiedade, e estaremos expostos a todas as doenças e problemas derivados do pecado. Por isso, ainda ficamos ansiosos.
Mas como lidar com a ansiedade biblicamente? É o que veremos hoje.
Pandemia, medo e isolamento social
Problemas financeiros
Problemas de saúde e luto
= Ansiedade
Como vencer a ansiedade biblicamente?
Contexto da carta:
Paulo no final da sua 1ª prisão em Roma, escreve uma carta aos Filipenses incentivando o progresso deles, agradecendo as ofertas, incentivando união e alertando dos falsos mestres.
Contexto da passagem:
Desunião na igreja, contendas (Evódia e Síntique) e ansiedades delas derivadas. Paulo, visto que essas ansiedades não se justificam, ensinam os Filipenses a como lidar com elas e com qualquer adversidade e preocupação na vida.
Dependência de Deus em oração (Fp 4:6-7) (2min)
Dependência de Deus em oração (Fp 4:6-7) (2min)
A atitude que mais demonstra dependência de Deus é a oração e nós fazemos isso porque Ele é soberano e está no controle de tudo.
“É verdade que a confiança produz tranqüilidade em nossas mentes, mas só quando pomos em prática o exercício de orações. Portanto, sempre que formos atingidos por qualquer tentação, recorramos sem delonga à oração, como nosso santo asilo.” Calvino
João 14.27 (NAA)
27Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
1Pedro 5.7 (NAA)
7Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
Guardar a mente e praticar a Palavra (Fp 4:7-9) (2min)
Guardar a mente e praticar a Palavra (Fp 4:7-9) (2min)
O que você tem colocado diante dos seus olhos e ouvidos?
Bíblia, louvores, oração, devocionais, filmes cristãos, culto no lar, ações de graças, cultos online? Se for isso a paz de Deus e o Deus da paz guardará nossa mente e coração.
Mas se apenas temos colocado:
Sériados profranos, filmes com cenas imorais, noticiário de tragédias, pitacos dos famosos, mundanismo das redes sociais, video-games inúteis, o contrário também é verdade, ficaremos ansiosos e oprimidos.
A bíblia é o melhor para preencher nossa mente
Memorizar versículos e meditar dia e noite neles
Olhos na eternidade (Fp 4:10-13) (2min)
Olhos na eternidade (Fp 4:10-13) (2min)
Paulo conseguia lidar tão bem com as dificuldades porque ele se fortalecia em Cristo e mantinha seus olhos na eternidade.
Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
“Falei essas coisas”: Tudo que Jesus disse naquela noite: sua vinda, sua morte, sua ascensão e redenção, cumprindo todas as coisas.
Tudo isso para que tenham paz. Como? O espiritual é mais importante que o terreno. Se ele então venceu o terreno e conquistou para nós o espiritual, não temos motivo para nos entristecermos, e sim, alegrarmo-nos.
Se no mundo temos tribulação, em Cristo temos paz.
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
“Oh Deus, grave a eternidade nos meus olhos” Jonathan Edwards