GENEALOGIA DE ESPERANÇA
A genealogia de Jesus pode ser dividida em três partes: Parte 1 – De Abraão a Davi (v. 2 a 6) Parte 2 – De Salomão ao cativeiro babilônico (v. 3 a 11) Parte 3 – Do cativeiro babilônico a José, o carpinteiro (v. 12 a 17)
INTRODUÇÃO
Marcos, Lucas e João começaram seus livros de maneira diferente da de Mateus. Por isso, muitos estudiosos orientam os que estão iniciando na fé a começarem seus estudos do Novo Testamento por um desses outros três evangelhos, ou explicam antecipadamente a respeito dessa genealogia que abre o livro.
O povo judeu sempre deu muito valor à genealogia, que era preservada sem alterações. Tudo era registrado acuradamente.
I. DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS
Deus havia prometido em sua Palavra que, na família de Abraão, todas as famílias da terra, ou seja, todas as nações, seriam benditas (Gn 12.3) e que da família de Davi haveria de sair o salvador (Is 11.1).
Portanto, ao chamar Cristo de filho de Davi e filho de Abraão, Mateus demonstra que Deus é fiel à sua promessa e cumpre tudo o que diz.
II. PESSOAS MÁS FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DO SALVADOR
Por que Deus nos escolheu? Por que ele nos amou? Por que ele não poupou o seu próprio filho, antes por todos nós o entregou, para morrer em nosso lugar? A resposta é: Por causa de sua graça, que é maior do que o nosso pecar.
III. DEUS QUEBRA GRANDES BARREIRAS
Michael Green tem razão ao dizer que Mateus nos mostra, pela genealogia de Jesus Cristo, três verdades sublimes
1. Homem x Mulher
2. Judeus x Gentios
3. Pessoas boas x Pessoas más
IV. COMO A GRAÇA DE DEUS ALCANÇA PECADORES COMO NÓS
John Charles Ryle está certo ao dizer que, mesmo que os nossos pecados sejam tão grandes como os de qualquer pessoa mencionada por Mateus, eles não nos fecharão as portas do céu, desde que nos arrependamos e creiamos no evangelho.
Aprenda, finalmente, com base nessa lista de nomes, quão grandes são a misericórdia e a compaixão de nosso Senhor Jesus Cristo.
Deveríamos ler essa relação de nomes com um sentimento de gratidão. Vemos ali que nenhum daqueles que compartilham da natureza humana está fora do alcance da simpatia e da compaixão de Cristo.
Nossos pecados talvez tenham sido tão negros e graves quanto os pecados de algumas pessoas mencionadas pelo apóstolo Mateus. Entretanto, tais pecados não podem fechar o céu para nós, se nos arrependermos e confiarmos no evangelho