O Deus que fere e sara

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript
A bíblia declara que a palavra de Deus corta e é mais afiada que espada de dois gumes.
Hebreus 4.12 RA
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Nesse sentido então temos tranquilidade e propriedade para dizer que de certo modo a palavra de Deus nos fere, nos dilacera, nos corta.
Agostinho de Hipona um grande teólogo do período patrístico declarou: “Feriste-me o coração com a Tua palavra e eu te amei.”
É interessante notarmos que a ferida causada pela palavra de Deus trouxe um resultado doce sobre a vida de Agostinho. A história conta que ele era um homem beberrão e promiscuo até que um dia no jardim de sua casa ouviu vozes de crianças cantando “Toma e lê” e na hora entendeu como um sinal divino e abriu a biblia e leu: “Não em orgias e bebedeiras, nem na devassidão e libertinagem, nem nas rixas e ciúmes. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis satisfazer os desejos da carne” (Rm 13, 13).
Partindo desse exemplo podemos dizer que a palavra de Deus feriu Agostinho revelando seu caráter e seus pecados e o humilhando e o levando a entender que precisava de Cristo.
Então partindo desse exemplo podemos presumir que Deus sim nos fere para depois nos sarar e vemos que a bíblia nos da completo embasamento para isso.
Oséias 6.1–3 RA
Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Um outro exemplo na bíblia de homem que foi ferido e sarado é o Ap. Paulo.
Atos dos Apóstolos 9.1–9 RA
Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
Em que sentido Paulo foi ferido?
Ele foi ferido no sentido de que ele foi desmontado como homem.
Porém essa palavra que fere também cura. Tanto Paulo quanto Agostinho foram feitos novos homens.
Colossenses 3.10 RA
e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Efésios 4.24 RA
e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Voltando então para o texto de Oseias ele nos diz que o Senhor nos revigorará e nos levantará para vivermos diante dele e que a sua vinda é certa como a chuva serôdia que rega a terra.
Essa figura da chuva serôdia é importante aqui, porque Israel tinha grande parte de seu terreno em desertos e dependia dessa chuva para que houvesse vida.
Dar exemplo do Neguebe
Salmo 126.4 RA
Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
Então embora em primeiro momento a palavra de Deus nos corte e fira em segundo momento ela nos traz vida abundante.
Ezequiel 47.8–9 RA
Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio.
Há um rio que flue do trono de Deus
Apocalipse 22.1 RA
Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
Então deixemos Deus no ferir para nos restaurar. Que ele fira nosso orgulho, falta de compaixão e etc..
Related Media
See more
Related Sermons
See more