"Minha vida, um culto"

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Em que temos pensado.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Fp 4.8)

Uma máxima filosófica afirma: “que somos aquilo que pensamos”. ou seja para esta linha filosófica somos produtos do nosso pensamento.

O texto de Filipenses, diz que devemos pensar em tudo o que é honesto de boa fama, não um pensar abstrato, pois todas as nossas decisões devem partir dos príncipios firmados na Palavra de Deus.

Salmo 1.2 “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite

Por muito tempo os cristãos subestimaram a importância de uma mente saudável, quando a própria Palavra de Deus enfatiza o valor da mente, quando afirma que devemos oferecer a Deus o nosso culto racional e que devemos ter a mente de Cristo em nós.

1. Tudo que é verdadeiro: Russel Shed em seu livro “ Alegrai-vos no Senhor” escreve: “Pensar no verdadeiro seria manter na mente somente o que é consistente com a natureza, vontade e lei do criador”.

A verdade liberta o homem. A mentira oprime. Estamos vivendo num mundo de ilusões. A mentira está presente em toda parte. Parece que estamos vivendo como “Alice no País da Maravilhas”, ou seja, vivemos numa sociedade sedenta por fantasias, portanto, os pensamentos falsos devem estar longe de nossa mente.

2. Tudo que é respeitavel: Devemos ser vigilantes com aquilo que lemos ou assistimos através da das mídias sociais. Nosso inimigo é astuto, e sabe que a batalha é desenvolvida na mente.

Os pensamentos nobres devem encher a mente do Cristão. Tudo aquilo que possui um valor de excelência e nobreza, que nos tire da mediocridade e nos leve a um patamar maior na vida, deve ocupar nosso pensamento.

3. Tudo que é justo: A justiça deve caracterizar o pensamento cristão autêntico. Não somente a justiça do ponto de vista dos homens. mas principalmente do ponto de vista de Deus. Nossa mente deve estar em harmonia com a lei de Deus. Precisamos ter parâmetros moldados pela Palavra do Senhor. Precisamos substituir nossa mente carnal pela mente de Cristo, pois é dela que emana toda justiça.

4. Tudo que é puro: Vivemos numa sociedade completamente contaminada pela imoralidade (o secularismo). Os apelos ao sexo fácil, as piadas sujas, os out-doors isinuantes, acabam afetando a mente, que começa a produzir fantasias e a incubar o pecado. Tudo começa com um pensamento ingênuo e termina desabando num terrível pecado que trás consequências funestas para o indivíduo, família e igreja.

5. Tudo que é amável: Pensar em tudo o que é amável é nutrir pensamentos de perdão em relação ao próximo, investindo sempre o nosso melhor no pior do outro, valorizando as virtudes e esquecendo os efeitos. A inveja e o ódio são concebidos na mente, depois transformam-se em atos que denigrem o próximo e destroi os relacionamentos. O invejoso possui uma mente doentia, que maquina o mal e ão deseja o sucesso do seu irmão.

Reflexão: Em uma determinada guerra, um capelão do exército americano, viu quando um soldado pisou em uma mina, caindo ferid com sua perna estilhaçada e o sangue esvaindo. O capelão, então, correu ao encontro do soldado, abriu a Bíblia e perguntou-lhe se poderia ler o Salmo 23 para ele. O soldado respondeu apenas reclamando que estava com frio. O capelãonão titubiou, tirou seu capote e cobriu o soldado ferido. Perguntou novamente se poderia ler a Bíblia para ele, e o soldado gemeu reclamando sede. O capelão novamente não excitou, andou alguns quilometros e trouxe água para aquele soldado. Porém, ao retornar perguntou mais uma vez se poderia ler a Bíblia, ao que o soldado ferido disse: “Se dentro deste livro, existe uma força que leve alguém a fazer pelo outro tudo isso que o senhor fez por mim, então leia, porque quero saber o que está escrito neste livro”.

Uma atitude amável é o que o mundo está esperando dos cristãos genuínos. Uma fé que nosleve a estender a mão para o necessitado, a compartilhar o pão com o faminto, a curar as feridas do desprezado, porém uma atitude amável começa com pensamentos amáveis - Minha Vida, um culto a Deus.

6. Tudo que é de boa fama: Paulo ainda acrescenta dizendo que se há algum louvor ou virtude, nisto pensai. Em nossa mente deve germinar o louvor, as ações de graça, e nunca as murmurações. Porque, também o louvor começa na mente, quando pensamos nos feitos de Deus no passado, quando meditamos no seu poder, todas as dúvidas, negócios espúrios, influência de pensamentos ímpio são banidos da nossa mente.

Ouvimos notícias de cristãos envlvidos com negócios duvidosos, escandalizando o evangelho, denegrindo o bom nome da causa crsitã e envergonhando o nemo de Jesus.

Alexandre, o Grande, perguntou: “Qual o seu nome?”. Ao que o soldado responde: “Alexandre”. O grande conquistador deu um salto do seu trono, agarrou o soldado e disse: “Alexandre?” Então mude de nome ou mude de comportamento”.

Muitos cristãos estão precisando de mudar de nome ou de comportamento para pararem de enxovalhar o nome de Jesus. Lembremo-nos “ Se houver culto na vida, certamente a culto na vida” “Minha vida, um culto”.

Related Media
See more
Related Sermons
See more