PORQUE ELE VIVE
Páscoa • Sermon • Submitted
0 ratings
· 136 viewsNotes
Transcript
PORQUE ELE VIVE
PORQUE ELE VIVE
PORQUE ELE VIVE - Lucas 24:1-12
Com que respeito todo e qualquer um que foi chamado para ministrar entra neste texto. É o fato central, o momento mais importante da história e da fé Cristã. Também deve ser o fato central de toda exposição bíblica. Se não fosse a ressurreição de Cristo nada nos evangelhos faria sentido.
1 Coríntios 15:17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
Cristo venceu a morte! Isso ainda não é pouco, tem implicações tremendas. Quantas perspectivas isso nos abre! A luz de I Coríntios 15, a pedra angular da nossa esperança está aqui. Existe vida após a morte, e para o Cristão é uma vida gloriosa.
A vitória de Jesus sobre a morte é o ponto de distinção da nossa fé. Buda, Maomé, Allan Kardec e outros morreram e seus corpos tonaram-se pó novamente. Jesus saiu da morte, não ferido ou derrotado, mas como o vencedor.
As lições que temos dentro deste texto sobre a grande vitória de Jesus Cristo sobre a morte:
I - Lucas 24:1-12
Era o primeiro dia da semana - Madrugada de domingo. O sábado tinha terminado com o pôr do sol de sábado. Como nada podiam fazer no sábado (Lucas 23:56), as mulheres aguardaram o domingo. Ainda escuro, porque o desejo de cuidar do corpo de Jesus era grande, foram ao sepulcro. As mulheres levaram especiarias. Conforme Lucas 23:56, iam ungir o corpo de um morto. Não sabiam ainda que Ele teria outro corpo. Lá chegando, encontraram a pedra revolvida. Em Marcos 16:3 vemos que se preocupavam com quem a removeria para elas. Era uma pedra pesada, provavelmente circular, que cobria uma entrada escavada em rocha viva, em forma de caverna. Encontram a aberta a porta, entram, e, a segunda surpresa: O corpo não estava lá! Não havia cadáver. O mundo começava a ser abalado nas suas estruturas. A sepultura estava vazia. O que fazer com as especiarias ? Deixaram elas de lado. A partir daqui, a vida de várias pessoas seria grandemente alternada. Planos seriam mudados e especiarias (produto de trabalhos humanos para deuses mortos) seriam deixados de lado.
Versos - 4-8
As mulheres ficaram perplexas. O que aconteceu? Apareceram “dois varões em vestes resplandecentes”. São anjos. O termo resplandecente é o grego astroptouse, que dá a ideia de um brilho como o de um relâmpago.
Em João 20:12, também aparecem dois anjos a Maria Madalena. Lucas apresenta anjos anunciando o nascimento de Jesus (Lucas 1:26-28); também no momento da sua agonia (22:43); e na ressurreição e na ascensão (Atos 1:10). Mas, por que dois aqui, na ressurreição ? Na ressurreição e na ascensão. Mas porque havia dois aqui, na ressurreição ? Porque, conforme Deuteronômio 19:15, havia necessidade de duas testemunhas para corroborar um fato. Uma só testemunha não tinha valor. O Céu está dando testemunho de que Cristo ressuscitou. Houve dois vultos do passado na transfiguração (Moisés e Elias). Há dois agora. Mateus 28:2-6 e Marcos 16:15 mostram apenas um anjo. Não há conflito. Um deles foi o porta-voz dos dois.
As mulheres ficaram “atemorizadas” e abaixando o “rosto para o chão”. É uma atitude de respeito. Os anjos fazem uma pergunta: Por que estão a procurar no sepulcro uma pessoa que vive ?
“Aquele que vive” é literalmente, O vivente.
Jesus em Apocalipse 1:18 diz - Eu o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
“Não está aqui. Como vos falou estando ainda na Galiléia.” O lugar dele não é na sepultura. Quanto se perde por se esquecer da Palavra de Deus! O que ele dissera se cumpriu!
“Lembraram-se então”. Que facilidade para esquecer as coisas ditas pelo Senhor! Ele censurou os caminhantes de Emaús por se terem esquecido do ensino dos profetas sobre ele (Lc 24:25-27). Ele enfatiza tanto o que ia suceder. Foi o tema da transfiguração (Lc 9:31) e da conversa entre eles antes da Galiléia (Lc 18:31-34). Quando nos esquecemos dos ensinos da Palavra de Deus perdemos muito.
Versos 9-11
As mulheres voltam do sepulcro e contam tudo aos onze apóstolos. Isso mostra que o grupo dos apóstolos permaneceu unido. Ou por amizade ou na espera de algum fato novo. Comunicaram também “a todos os demais”. Era algo maravilhoso que todos deviam saber.
O fato pareceu aos apóstolos um “delírio” das mulheres. É o grego leros, termo que só aparece aqui, no Novo Testamento. Uma linguagem médica (Lucas era médico). A partir daqui, todos os evangelistas aceleram o relato. É um estado de abundante alegria. A desalentada comunidade dos discípulos se alvoroça novamente. O fato novo que os apóstolos esperavam aconteceu. Há uma grande reviravolta. A ressurreição de Jesus Cristo põe o mundo pasmo!
Verso 12
“Mas Pedro”, sempre Pedro. “Levantou-se, correu”. Ele fica tão animado que não pode continuar sentado. Parece que não correu só, e que outro, talvez João, chegou antes dele. Abaixou-se para olhar dentro do sepulcro e viu apenas os panos de linho. Conforme narra João, estes estavam enrolados, à parte (João 20:17). Eram faixas que se enrolavam ao redor do corpo do cadáver. Pedro ficou admirado. Como o corpo de Jesus foi tirado de entre as faixas e porque elas estavam ali ? Não parece que Pedro creu de imediato, mas o outro discípulo, sim (João 20:8). Tudo começa a se delinear.
Embora tivesse ido acompanhado, Pedro se recolhe à meditação: “consigo”. O que aconteceu?
Pedro sabe que algo extraordinário aconteceu, os discípulos ainda não haviam assimilado também, mas sabiam que havia algo no ar. Nunca mais o mundo seria o mesmo. A vida dos discípulos seria radicalmente transformada. O mundo também seria abalado. Foi um ato altamente transformador, a ponto de hoje, mais depois de mil anos estamos aqui reunidos refletindo sobre algo que mudou nossas vidas e que pode mudar muitas vidas.
Graças a Deus, Jesus Cristo ressuscitou! Por isso somos o que somos!
ELE VIVE!!!
O túmulo vazio transmite uma mensagem - É um fato histórico! Não havia ninguém lá! O cristianimo não cultua um cadáver. Cultuamos um Deus vivo. As mulheres não erraram o sepulcro, elas tinham visto qual era (Lc 23:55). Os discípulos, atemorizados, não roubaram o corpo. Estavam com medo (João 20:19). Os evangelistas testemunham que o tumulo estava vazio.
As faixas de lado - Serviam para enrolar um defunto, como se faz com uma múmia. Mas Jesus não precisava de faixas. Elas são inúteis para quem ressuscitou. Ele estava vivo.
Especiarias largadas - Serviam como unguento para que o corpo demorasse na decomposição, um perfume. Mas os vivo não precisam de unguentos. Jesus estava vivo e não necessitava de óleo para mortos.
A Pedra removida - Era o grande obstáculo. Pesava muito. No caso de Lázaro , Jesus mandou que removessem. Aqui os anjos removeram (Mateus 28:2). Não havia necessidade de pedra alguma, porque não havia ninguém lá. Jesus está vivo!
Essa é a grande lição: Ao redor do túmulo, tudo testemunha que Jesus vive. Anjos, pessoas e coisas declaram isso: Não há ninguém lá. Jesus está vivo. Esta é a aplicação para a nossa vida.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Romanos 6:8
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;João 11:25
