UMA IGREJA PROBLEMA
Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
SERMÃO: UMA IGREJA PROBLEMATICA
TEXTO BIBLICO: ATOS 9.1
AUTOR: MAYKON OLIVEIRA
INTRODUÇÃO: Paulo era Judeu, nasceu no n. AD 10 – m. AD 67, nascido em Tarso da Cilícia, criado em Jerusalem, foi ensinado aos pes do teologo Gamaliel, instruído na lei, versando conhcimentos das escrituras hebraica.
1 IDIVISÃO DENTRO DA IGREJA 1.10-12.
1.1 INSATISFAÇÃO PELA LIDERANÇA DE PAULO.
A- Na realidade, estão disputando (1.12; 3.3) e se “ensoberbecendo a favor de um contra outro” (4.6, grifo nosso, ARA; cf. 3.21). legitimamente ver as discussões e divisões não simplesmente como uma questão de preferência por Apoio, mas sim como uma oposição direta a Paulo.
1.2 A CRUZ DE CRISTO FOI PERDIDA DE VISTA
B. Parece haver alguma animosidade na igreja contra o próprio Paulo.
Paulo, sugerimos que os cristãos coríntios estavam começando a pen sar em sua nova fé cristã como uma nova “sabedoria divina”. Isso, por sua vez, levou-os a avaliar seus líderes em padrões meramente hu manos do mesmo modo como fariam com qualquer filósofo itinerante.
A partir da resposta de Paulo, três coisas importantes podem ser ditas com certeza: (1) Com base em 3.5-23, fica claro que os coríntios tiveram um grave falso entendimento acerca da natureza e da função da liderança na igreja. (2) De modo semelhante, à luz de 1.18—3.4, eles pareciam ter interpretado mal a natureza básica do Evangelho. (3) Com base em 4.1-21, também estavam errados no seu modo de julgar Paulo e precisavam reavaliar seu relacionamento com ele. Com isso, você perceberá que passaremos agora a avançar em direção a uma análise da resposta de Paulo.
2 PESSOAS QUE AGE POR MEIO DA CARNE(SEM O ESPIRITO DE SANTOS)
2.1 SABEDORIA HUMANA
Então vocês pensam que o evangelho é um novo tipo de sabedoria? Como pode ser assim? Quem, em nome da sabedoria, teria escolhido vocês para se tornar povo de Deus?” A pregação do próprio Paulo também serve como ilustração da contradição divina (2.1-5). Ora, tudo isso real mente é sabedoria, como Paulo assegura em 2.6-16, mas é sabedo ria revelada pelo Espírito ao novo povo de Deus — àqueles que têm o Espírito. Visto que os coríntios têm o Espírito, continua Paulo fazendo uma transição, devem cessar de agir como aqueles que não o têm (3.1-4). O fato de eles ainda agirem “como meros homens” é comprovado por ainda estarem disputando entre Paulo e Apoio.
3 PAULO E APOLO SERVOS DE DEUS .
3.1 ESTÃO UNIDOS NA MESMA CAUSA
Como, pois, os três parágrafos que se seguem funcionam nesse argumento? Primeiro, note como o conteúdo de 3.5-9 trata da natu reza e da função dos líderes a respeito dos quais os coríntios estão disputando. Paulo enfatiza que ele e seus companheiros s|o meros servos, e não senhores, como parecem demonstrar os lemas dos coríntios acerca deles. Nos v. 6-9, por meio de uma analogia tirada da agricultura, o apóstolo ensina duas lições acerca da posição de servos; ambas são cruciais para se entender o mal-entendimento dos coríntios: (1) Tanto Paulo quanto Apoio estão unidos numa causa comum, embora suas tarefas sejam diferentes, e cada um receberá seu próprio “pagamento”; (2) Tudo e todos pertencem a Deus — a igreja, os servos, o crescimento.
3.2 A IGREJA PERTENCE A DEUS.
Os coríntios estão dividindo a igreja por causa de seus líderes.
4 A UNIÃO DA IGREJA 3.16
ILUSTRAÇÃO:
APELO: