No caminho para sepultura de Cristo - Lucas 24.1-12

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
No caminho para sepultura de Cristo (Lucas 24.1-12)
OBJETIVOS: Até o final o ouvinte deverá (saber, sentir, fazer):
1. Conscientizar-se de que Cristo já ressuscitou;
2. Ser profundamente grato a Cristo pois Ele prometeu ressuscitar e ressuscitou e voltará para buscar os seus.
3. Comprometer-se com Cristo para viver inteiramente para Ele.
INTRODUÇÃO Texto Biblico: Lucas 24.1-12

24 1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. 2 E encontraram a pedra removida do sepulcro; 3 mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. 5 Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, 7 quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. 8 Então, se lembraram das suas palavras. 9 E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. 10 Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. 11 Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas. 12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.

Na data de hoje é conhecida pelos cristãos como o dia da ressurreição de nosso senhor e salvador Cristo Jesus, na sexta feira Cristo fora crucificado, no final do dia Ele morre e é sepultado.
Após a morte de Cristo, Pôncio Pilatos solicita que o corpo de Jesus seja retirado da cruz, então José de Arimateia, juntamente com Nicodemus dá a ordem aos seus súditos para que o mesmo seja feito.
José de Arimateia, da cidade de Judeia era um homem muito rico, senador e membro do Sinédrio, o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu e que formava a suprema magistratura judaica.
Alguns historiadores e comentaristas acreditam que José de Arimateia era amigo de Jesus e sua família, mas isso são apenas especulações. Isso surge porque o sepulcro qual Jesus foi colocado era do José de Arimateia, ele foi embalsamado, numa esplanada a cerca de 30 metros do local da crucificação e de onde ressuscitou três dias depois da morte.
Após a retirada do corpo de Jesus, José de Arimateia foi preso por seguir a doutrina dos cristãos. Ficou aproximadamente 13 anos preso. Caifás queria que ele ficasse preso até morrer, mas como José era muito inteligente para negócios lucrativos, o governador depois de Pôncio Pilatos, conversou com os membros do Sinédrio e convenceu-os a soltá-lo esperando pelos lucros que ele traria.
Atribui-se também a José o lençol de linho em que Jesus foi envolvido, conhecido como Santo Sudário.
Nós encontramos desde o antigo testamente a promessa da ressureição de Cristo, o próprio Cristo disse que iria ressuscitar, e ressuscitou. Venceu a morte, venceu o mal, para nos resgatar das trevas. Ele ressuscita no terceiro dia, Ele venceu a morte.
Louvado seja o nome de Jesus!
CONTEXTO & EXPLICAÇÃO
A maior parte deste vigésimo quarto capítulo do evangelho de Lucas não tem paralelo nos demais evangelho, pois parte dele é de natureza editorial, enquanto outra parte depende de pequenas informações recolhidas por Lucas, durante as suas investigações sobre a questão que circundaram a vida, a morte e ressurreição de Jesus.
A narrativa de Lucas da Ressurreição difere das outras narrativas no conteúdo. Todos os escritores mencionam a visita das mulheres à sepultura, mas o aparecimento do Senhor aos discípulos a caminho de Emaús só é contado por Lucas. Ele fornece três episódios principais da Ressurreição: a anunciação às mulheres, a caminhada para Emaús, e o aparecimento no cenáculo. Ele conclui o Evangelho com a ascensão em Betânia.
Será dado atenção neste estudo para os versículos de 1 a 12, qual se trata da anunciação às mulheres, o tema qual daremos ênfase será “No caminho para sepultura de Cristo,” e será divido em três partes, a primeira se trata de uma triste caminhada, a segunda será uma descoberta maravilhosa e por fim a terceira um regresso feliz.
Os aspectos qual será destacado do texto tem como objetivo exaltar a Cristo, pois Ele ressuscitou.
As mulheres foram as primeiras a saber que Cristo já não estava mais morto, os anjos perguntam a elas, porque procuras entres os mortos, aquele que vive.
Vamos olhar para os versículos de 1 a 5 para entender essa triste caminhada até a sepultura onde Ele fora colocado.
DESENVOLVIMENTO
No caminho para sepultura de Cristo

1. Uma triste caminhada Vs. 1-5

1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. 2 E encontraram a pedra removida do sepulcro; 3 mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. 5 Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive?
Esse dia não começou como um dia de muita alegria. Era um dia de profundo pesar no qual havia trabalho a realizar. Se lembrarmos do clima, muito provavelmente o corpo já estaria em decomposição. Por isso as mulheres foram ao túmulo com o propósito de ungir o corpo de Jesus com as especiarias e perfumes que tinham preparado[1].
O judeu acreditava que o corpo voltava para a terra, mas o espírito se dirigia para Deus, o motivo de se ungir o corpo com especiarias, era para que o espírito chegasse limpo na presença de Deus.
O que elas estavam fazendo certamente demonstrava amor e devoção, a Jesus Cristo, mas, demonstra com muita ênfase a falta de fé. Elas deveriam ter lembrado das reiteradas promessas do Salvador de que Ele ressuscitaria “ao terceiro dia”.
O primeiro dia começava no anoitecer do sábado. Marcos dá a entender[2] que as mulheres compraram as especiarias ao anoitecer de sábado, já que o shabat, começa no pôr do sol de sexta e termina no pôr do sol de sábado. Muito provavelmente elas foram à sepultura bem cedo, pois seria uma hora que elas não seriam perturbadas por outros.
A sepultura naquela época, era uma gruta escavada na rocha sólida. Na frente se rolava uma pedra circular para evitar a entrada de estranhos. Essa pedra era extremamente pesada, qual necessitava de um grande esforço para ser rolada. As mulheres ficaram surpresas ao encontrar a sepultura aberta.
O texto deixa sinais de que as mulheres não tinham ouvido que o túmulo seria selado e guardado[3]. Pôncio Pilatos ordenou que os guardas, cuidassem para que o tumulo não tivesse o selo violado, nem que os discípulos levassem o corpo de Jesus.
No caminho para o túmulo as mulheres manifestavam preocupação com a pedra. Encontramos esse relato conforme consta no evangelho de Marcos. Assim está escrito: “Mas diziam entre si: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?”
Elas não precisavam se preocupar com isso, pois Cristo já não estava mais lá a pedra já havia sido removida, de dentro para fora. Então quando elas chegam onde Jesus fora sepultado, notaram que a pedra já estava removida. As mulheres entraram no túmulo, porém não acharam o corpo de Jesus. Ao entrarem, as mulheres não acharam o corpo do Senhor Jesus! O túmulo estava vazio.
As mulheres não tinham a mais vaga ideia do que tinha acontecido, é obvio que não havia planos da parte dos discípulos de removerem o corpo de Cristo Jesus, assim como os líderes judeus estavam alegando. Talvez elas tivessem cogitado a hipótese de que José e seus auxiliares tivessem levado o corpo para um lugar mais seguro.
No momento em que elas estavam no sepulcro, apareceram dois varões ou anjos como encontramos na tradução, e eles dizem as mulheres, “Jesus ressuscitara”. Duas testemunhas estiveram com Jesus na Transfiguração[4] e na ascensão[5].
Jesus havia prometido que ressuscitaria e ressuscitou!

1. Uma triste caminhada Vs. 1-5

2. Uma descoberta maravilhosa Vs. 6-7

6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, 7 quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.
As mulheres ao chegar no sepulcro, observaram que a pedra não estava mais lá, havia sido removida, ao entrar elas viram que o corpo de Jesus não estava mais dentro do sepulcro. Um anjo ao aparecer para elas, lembrou das predições que lhes teria feito o Salvador quando ainda na Galileia, isto é, que Ele seria entregue nas mãos de homens pecadores, que seria crucificado e que ressuscitaria ao terceiro dia. Os anjos o avisaram que Ele não estava mais ali, tinha ressuscitado.
A conversa na Transfiguração foi sobre a sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E, antes de sair da Galileia, Jesus deu aos seus discípulos instruções explícitas sobre a necessidade de sua iminente morte.
As mulheres ao entenderem que o corpo de Jesus não fora levado por homens, mas havia ressuscitado elas ficaram maravilhadas, pois seu Senhor estava vivo, havia ressuscitado, não estava mais entre os mortos.
É muito provável que em suas mentes tenha passado a possibilidade de José de Arimateia com seus súditos tenha removido o corpo de Jesus, elas não sabiam que o sepulcro estava lacrado com o selo e nem dos guardas que montariam guarda para proteger o sepulcro de violações.
Observe que elas estavam maravilhadas, pois o que Jesus havia predito, se cumpriu. Jesus disse que ressuscitaria e ressuscitou. Glórias ao nome do nosso Senhor, pois ele vive!
No caminho para a sepultura de Cristo elas estavam preocupadas de como entrariam no sepulcro, com certeza elas não estavam sorridentes, pois estavam indo ver o seu Senhor morto, mas ao chegarem lá, descobrem de forma maravilhosa que seu Senhor estava vivo, então elas retornam com muita alegria, regressam com alegria, pois nosso Senhor vive.

1. Uma triste caminhada Vs. 1-5

2. Uma descoberta maravilhosa Vs. 6-7

3. Um regresso feliz Vs. 8-12

8 Então, se lembraram das suas palavras. 9 E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. 10 Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. 11 Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas. 12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.
Que coisa maravilhosa é a memória, em geral admitimos sem contestação sua essência. A mulheres tiveram ajuda de sua memória, isso ocorreu pelo fato de que estiveram comprometidas emocionalmente nos acontecimentos dos últimos dias.
Imagine a dor que elas sentiram, o quanto sofreram ao ver Jesus sendo crucificado, elas eram amigas e seguidoras de Jesus. Viram seu Mestre sendo entregue nas mãos de homens pecadores, presenciaram à sua crucificação, elas estavam no Calvário, jamais poderiam elas esquecer o que tinham visto e consequentemente suportado.
Jesus dissera aos discípulos por pelo menos três vezes, o que iria suceder-lhe, e como Ele de sua própria vontade daria sua vida por suas ovelhas. Se somarmos todas as alusões à sua morte e ressurreição, feitas em linguagem figurada, seria muito mais que isso.
Essas mulheres foram muitas vezes vistas entre os discípulos, ou seja, desde o princípio elas também tinham ouvido as importantes coisas que iram acontecer, como o Senhor havia alertados a todos.
As mulheres sabiam que Jesus não se referira somente à cruz que se avizinhava, mas também à sua ressurreição ao terceiro dia. Elas foram neste momento lembradas pelos anjos destes acontecimentos, então deram conta de que o Mestre não estivera falando da ressurreição no último dia, mas daquela que agora tinha realmente se concretizado. Se elas precisavam de algum auxílio adicional para a memória, o túmulo vazio e a mensagem confirmativa, procedente dos lábios desses visitantes celestiais, supriram essa necessidade de forma plena.
Quando ele no princípio falou sobre essas coisas, as mentes dos discípulos, provavelmente estavam preocupadas com outros conceitos, mas a Ressurreição colocou todos os seus ensinamentos em uma nova perspectiva.
As mulheres então retornaram felizes, pois sabiam que Cristo já não estará mais morto, elas então retornam para contar aos onze discípulos que Cristo estava vivo. Mas seu retorno não foi como a sua ida para o sepulcro, elas voltaram felizes para anunciar que o Senhor estava vivo.
Elas informaram aos discípulos de Jesus, como lhes fora dito para fazer. Mas ao contar aos discípulos eles disseram que era tolice o que elas estavam anunciando. A palavra grega é lêros que significa tolice, aqui traduzida como delírio.
Pedro se levanta e corre até o sepulcro, e vê que os lençóis eram faixas largas enroladas à volta do corpo, ali postos, não havia nenhum corpo dentro deles, mas tinham a mesma posição de antes quando ele estivera ali. Maravilhado Pedro não podia compreender por que as faixas foram deixadas e como o corpo pudera ser retirado de dentro das faixas.
Pedro então fica maravilha e retorna feliz, assim como aconteceu com as mulheres, pois entendeu que Jesus Cristo prometeu ressuscitar ao terceiro dia e ressuscitou.
A ressurreição de Cristo é algo fantástico, o não cristão vive triste pois não conhece a Cristo, por mais que ele tenha suas conquistas, nada supri nunca é suficiente, quando Ele nos alcança ficamos maravilhados pelo que nosso Senhor fez e logo iremos morar com nosso Senhor, qual será o regresso ao nosso lar, onde felizes estaremos com nosso Senhor e salvador por toda a eternidade.
As mulheres estavam tristes ao ir ao sepulcro, ficam maravilhadas ao descobrir que o Senhor Jesus Cristo estava vivo e regressam felizes pois o Senhor venceu a morte e venceu o mal.
RESUMO GERAL

No caminho para sepultura de cristo

Conforme vimos em Lucas 24.1-12 encontramos:

1. Uma triste caminhada

2. Uma descoberta maravilhosa

3. Um regresso feliz

Questões de Avaliação & Aplicação: (saber, sentir, fazer)

O conforto que a ressurreição de Cristo oferece inclui três aspectos:
1. O crente sabe que seus pecados são perdoados, pois se o Pai não tivesse ficado satisfeito com a expiação feita por seu Filho por nossos pecados, ele não o teria ressuscitado dentre os mortos.
2. Ele sabe que tem um Salvador que vive sempre para interceder por ele, que o guarda, que o orienta por meio de seu Espírito e que um dia regressará para ele.
3. Ele sabe que seu corpo também um dia ressurgirá gloriosamente, transformado para a glória do nosso Senhor
Somente aquele que, pela graça de Deus, aprendeu a gloriar-se na morte de Cristo é capaz de verdadeiramente, gloriar-se em sua ressurreição. A cruz e a coroa não podem ser separadas.
[1] Lucas 23.56
[2] Marcos 16.1-2
[3] Mateus 27.62-66
[4] Lucas 9.30
[5] Atos 1.10
Related Media
See more
Related Sermons
See more