Cristo nossa Páscoa

Passover - Páscoa  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Cristo Nossa Páscoa
Texto: Ex 12:1-12; Sl 34:20; Jo 19:31-33; Rm 5:8; 1Co 5:7-8; 2Co 5:15,19

OBJETIVO

Compreender o Significado da Pascoa para igreja nos dias atuais.

INTRODUÇÃO

O mundo tem uma ideia equivocada com respeito a páscoa. O termo páscoa significa “passagem por cima ou passaria por cima”, dando a entender o livramento de Jeová ao povo de Israel no Egito. Os que n´Ele se refugiassem, ou seja, que cumprissem o rito da páscoa, não seriam feridos, uma vez que o sangue do cordeiro pascal servia de proteção.
Tese: qual o significado da páscoa para a Igreja Cristã?

1 - A PÁSCOA É UMA FESTA TIPICAMENTE JUDAICA, MAS PARA A IGREJA CRISTÃ PLENA DE SIGNIFICÂNCIA.

- A páscoa era o sacrifício que Deus havia instituído como aceitável, em sinal de libertação do povo do cativeiro egípcio.
- Cristo é o sacrifício pascal instituído por Deus para libertar o povo do cativeiro do Egito (mundo) e da sua influência pecaminosa.

2 - SEGUNDO O RITO PASCAL DO VT, O CORDEIRO TERIA QUE SER SEM MANCHA (MÁCULA) E SEM DEFEITO.

- À Luz do NT, Cristo cumpriu estas exigências, “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” 1Pd 1:18-19.
- O cordeiro tinha que ser preparado 4 dias antes do dia 14, desta feita Cristo entrou em Jerusalém no dia da separação do Cordeiro, e morreu no dia do sacrifício, “Ora, por ocasião da festa costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse.” Mt 27:15.
- Teria que ser imolado pela congregação inteira, assim Cristo, foi imolado pelos líderes religiosos e pela vontade da turba popular, “Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue” Mt 27:6. Mas também foi imolado pelos pecados do mundo inteiro, Jo 3:16.
- O sangue nos umbrais da porta no Egito é símbolo do sangue de Jesus que nos liberta da escravidão do pecado e do jugo do inimigo.

3 - O CORDEIRO ERA ASSADO E COMIDO POR TODA A CONGREGAÇÃO DE ISRAEL, ISTO INDICA A UNIDADE ESPIRITUAL INDIVISÍVEL QUE A IGREJA É.

- Teria que ser assado inteiro pois nenhum de seus ossos podia ser quebrado, “rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas”; “quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado” e “mas vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas” Jo 19:31-33
- Comido com pães asmos, um pão especial sem fermento, o qual simboliza o fermento da maldade e do pecado, dos quais fomos libertos, 1Co 5:7-13.

4 - DEVIA SER COMIDO COM ERVAS AMARGAS, DE FORMA A NÃO ESQUECEREM DA ESCRAVIDÃO VIVIDA NO CATIVEIRO. ASSIM TAMBÉM O CRISTÃO NÃO DEVE SE ESQUECER DO FAVOR DE DEUS EM SUA PEREGRINAÇÃO TERRENA.

- Lombos cingidos suas longas vestes flutuantes deviam ser cingidas e atadas para não impedir a longa caminhada em direção a liberdade; a partida era eminente.
- Em nosso caso, devemos estar cônscios que nossa partida pode ser a qualquer momento, por isso devemos estar preparados espiritualmente e a todo momento, pois“a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fl 3:20)
- Deviam comer o cordeiro com as sandálias calçadas e preparados para a longa jornada; isto indica a peregrinação a que o Cristão está sujeito. Por isso o Apóstolo Paulo diz-nos para calçar os pés com o Evangelho da paz, Ef 6.15.
- ...com o cajado na mão: todo peregrino ou caminhante precisa de um cajado para sustentá-lo na caminhada, assim o cristão, como peregrino na terra, precisa do cajado espiritual para a longa caminhada em direção a terra prometida, “como a peregrinos e forasteiros” I Pe 2.11.
- ...e com pressa: a pressa simboliza o desejo da liberdade e da esperança que o Cristão tem de estar com o Senhor.

CONCLUSÃO

A páscoa Cristã é toda simbolizada na ceia Cristã, onde a Igreja Cristã pela fé e em uma unidade participa do corpo e do sangue do Cordeiro de Deus, Jesus, Lucas 22.

BIBLIOGRAFIA

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia: Livro por Livro. Deerfield, Flórida: Vida, 1995.
PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody: Vol. 1. São Paulo, SP: Batista Regular, 2010.
SCHULTZ, Samuel J. A História de Israel no Antigo Testamento. 2ª Edição. São Paulo: Vida Nova, 2009.
Related Media
See more
Related Sermons
See more