O Apocalipse e Nós

Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views

1. Poucos pregadores gostam de pregar no Apcalipse. Para muitos, o Apocalipse mais acrescenta dúvidas do que revela. 3. Quando reconhecemos sua fonte, quem sabe o valorizemos um pouco mais. 4. Será muito feliz aquele que o lê, que o ouve e que leva a sério o seu conteúdo.

Notes
Transcript

O Apocalipse e Nós

Ap.1.1-3
Introdução
Apocalipse significa “O que está sendo revelado”. Mas chegamos à conclusão prática de que pouco é realmente revelado nele, isto é, que seja claro para nós simples mortais. Ele nos confunde com grande número de imagens, figuras, e números. Os pregadores aproveitam mensagens vindas de suas 7 cartas às igrejas e… param por aí. Então, ao invés de revelação, ele passa a ser um mistério que ultrapassa a compreensão humana. Mas é neste livro que Deus nos permite ver algo de Cristo e da Igreja no céu e na terra e o que vemos é grandemente maravilhoso e até assombroso.
Apocalipse foi escrito às 7 igrejas da Ásia - 7 é número perfeito de Deus. Por isso creio que essa cartas também têm seus recados a todas as igrejas cristãs do mundo - inclusive a nossa.
No apocalipse, o Deus Trino revela sua palavra ao leitor. É o próprio Deus falando a nós através de Jesus Cristo. Veja Ap.1.1,2. Cada carta às Igrejas encerra com “…o Espírito diz às igrejas” - Ap.2.7,11,17,29; 3.6,13,22. O último capítulo registra a voz de Jesus (Ap.22.7,12-20); o livro também registra a voz do Espírito (Ap.22.17); registra, também, a advertência divina quanto a nada acrescentar ou retirar desse livro (Ap.22.18,19). Ignorar essas mensagens equivaleria a uma depreciação das Escrituras.
Nos 404 versículos de Apocalipse há cerca de 500 alusões ao AT. Não é um livro com conteúdo alheio ao AT. Por exemplo: Ap.1.7 e Dn.7.13,Zc.12.10; Ap.7.17 e Is.5.8.
Todo o tecido apocalíptico tem seu início em um livro que só o Cordeiro poderia abrir. Nesta ordem:
O livro estava selado com SETE selos (Ap.6) . Dentro de cada selo, preciosos elementos reveladores. Com o último selo abre-se a primeira trombeta. São SETE Trombetas que vêm após a abertura do sétimo selo (Ap.8-11) - Cada trombeta com seus acontecimentos. Com a última trombeta abre-se a primeira taça de uma série de SETE taças da ira de Deus (Ap. 16-17).
Quando adentramos a literatura do Apocalipse, somos informados de TRÊS verdades que devem ser observadas por aquele que se aproxima de Deus, a saber:
Que a fonte do Apocalipse é Deus.
Que Jesus recebeu essa Palavra do Pai e nos revelou através de João
Que fazemos bem se levarmos a sério essa Revelação.
Desenvolvimento
Deus é a fonte do Apocalipse
a. Deus sempre se preocupou em manter o ser humano informado a respeito de seus planos, sua vontade. Am.3.7.
b. Deus revelou sua vontade aos Patriarcas, a profetas e reis.
c. Deus revelou sua Leis a Moisés e as escreveu em “tábuas”. Ex.24.12.
d. Deus se utilizou de diversas formas para revelar sua vontade a nós e, por último, revelou-se a nós por seu filho Jesus. Hb.1.1,2.
e. Deus se utilizou de diversas formas para revelar sua vontade. Hb.1.1.
Estas são fortes razões para que demos crédito à mensagem do Apocalipse - que nos mostra “o que em breve vai acontecer”.
2. Jesus é o FIEL DEPOSITÁRIO da Palavra de Deus. Ap.1.1.
a. João “atestou” tudo o que recebeu. Atestar, gr. marturéo: ser uma testemunha, dar testemunho, afirmar ter visto, ouvido, experimentado algo, ou recebido por revelação ou inspiração divina.
* João viu e ouviu tudo o que está relatado no livro do Apocalipse.
* A João foi confiado o conteúdo da Palavra de Deus contida no Apocalipse, para que a transmitisse às 7 igrejas da Ásia – e a nós.
* João foi inspirado pelo Espírito Santo e nos comunicou o conteúdo do Apocalipse. 2Pe.1.20,21.
* João andou com Cristo, conheceu a Cristo e presenciou acontecimentos do ministério de Jesus.
* Assim como os demais escritores bíblicos, ele merece crédito no que falou/escreveu.
b. Rm.10.6-11 nos fala a respeito da preciosidade desta “Palavra”.
* Toda JUSTIÇA de Deus está revelada na sua santa Palavra. Não precisa Cristo descer e dar seu espetáculo aos olhos humanos – como estes querem. (Rm.10.6,7).
* A Palavra de Deus é acessível a qualquer que dela queira se aproximar e dela aprender e por ela viver – (Rm.10.8)
* Basta saber sobre Ele, crer nele e então ter a certeza da salvação já garantida por Ele. (Rm.10.9)
3. Faremos bem se levarmos a sério esta Revelação
Sabendo de quem vem esta revelação; sabendo das credenciais do apóstolo que nos possibilita conhecê-la, podemos confiar nas afirmativas deste apóstolo e levar MUITO a sério o que ele nos recomenda:
a. Bem-aventurados – muito felizes. Como almejamos e buscamos a felicidade! Não há maior felicidade do que conhecer a Deus, ser filho de Deus, ser salvo por Jesus Cristo, saber que a vida eterna está garantida a todos quantos amam a Deus, a Jesus Cristo e à sua Palavra.
b. Os que leem
* Os que examinam as Escrituras – Is.8.20; At.17.11; 2Tm.3.15
* Os que pregam/ensinam – Rm.10.15 “b”; 2Tm.4.2-5
c. Os que ouvem – “Quem tem ouvidos para ouvir...”. 7 vezes no Apocalipse, a respeito de ouvir a voz do Espírito.
d. Os que guardam as coisas escritas – que levam a sério a Palavra de Deus.
* Como temos vivido a Palavra de Deus?
* Temos nos preocupado com as orientações que a Palavra de Deus nos dá?
Conclusão
Embora o livro de Apocalipse nos pareça de difícil compreensão, sejamos humildes para dele nos aproximarmos e, dirigidos pelo Espírito Santo, lermos, ouvirmos e guardarmos o que diga respeito a nós nos nossos compromissos com o Deus Santo e poderoso, que nos amou a ponto de nos enviar seu filho para dar a vida por nós. Que sejamos testemunhas do Evangelho Salvador a todas as pessoas - por palavras e por exemplo de vida santa e correta diante de Deus. Que mantenhamos a nossa fé no sentido de que - apesar das provações pelas quais a Igreja venha passar, nós temos nossa salvação garantida por Cristo, o Cordeiro imaculado de Deus. Que mantenhamos a nossa fé no regresso de Jesus a esta terra para arrebatar a sua Igreja e que, como seus fiéis, ouvida a voz do arcanjo retinindo sua trombeta, subamos com Cristo para todo o sempre. “Bem aventurados os que leem, os que ouvem e os que guardam as coisas que estão escritas”. AMÉM.
Related Media
See more
Related Sermons
See more