O ENCONTRO DE JACÓ COM UM HOMEM MISTERIOSO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 285 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO:

Non cap. 25 Rebeca que era estério fica gravada de dois filhos, Esaú e Jacó. Duas nações no ventre dessa mulher, Esaú nasce primeiro revestido de pelo e Jacó nasce segurando seu calcanhar. Ainda no cap. 25 Esaú vende sei direito de primogenitura a Jacó. No cap. 27 Isaque já velho e não sabendo o dia de sua morte pedi para Esaú trazer uma caça e fazer uma comida saborosa, a mãe Rebaca ouve toda a conversa entre Isaque e Esaú, chama Jacó e bola um plano diabolico de mentir para Isaque, Jacó aceita, ela o pede para Jacó trazer do rebanho um cabrito e assim ela faz uma comida saborosa para isaque.
Isaque pergunta se é Esaú e Jacó logo se passa por seu irmão e diz que que Deus mandou a caça ao seu econtro, assim Jacó recebe a benção de seu pai. Esaú chega com sua caça prepara seu guisado e lava ao seu pai e logo ambos percebem o engano, agora Esaú passa a odiar seu irmão.
JACÓ- SIGNIFICADO- SUPLANTADOR, ENGANADOR, MENTIROSO.
Isaque deu a bencção a Jacó e mandou ele figir para Padã-Harã, na casa de Betuel, pai de Rebeca, e lá ele deveria tomar por esposa umas das filhas de Labão irmão de Rebeca.
Nesse espaço de tempo Jacó tem a visão da escada queia até o céu, no verso 29 ele trabalha 7 anos por amor a Raquel mas é enganado e reecebi Lia tinha os olhos baços.
Jacó trabalha por mais 7 anos e recebe Raquel por esposa, fica mais 6 anos trabalhando pelos rebanhos e depois foge as escondidas.
No v.30 jacó tem filhos com grande conflitos na fámilia. No v. 30 Jacó enriquece.
Quando Jacó saiu de casa ele tinha 77 anos, passou 14 anos na casa de Labão trabalhando para ter as suas mulheres, em Harã, quando nasce seu filho josé ele quer voltar mas Labão não deixa ele trabalha mais 6 anos ficando lá 20 anos. Jacó anda pelo menos 600 kl (de ARÃ Á JABOQUE)

1- JACÓ FICA SOZINHO v. 22 á 24

Jacó pegou sua fámilia e fez passar o ribeiro para que ele ficasse sozinho, ficou no fale de jaboque e lá pareceu um Homem.
1.1JACÓ RESTIA O PRÓPRIO DEUS.
Esse Homem misterioso comçou a lutar com Jacó, não foi Jacó que comecou a lutar com o Homem. Jacó tenta lutar com suas próprias forças e mal ele sabia que lutava com o próprio Deus.
1.2 DEUS PRECISOU FERIR JACÓ PARA SALVA-LO V.25
A Luta às Margens do Jaboque. No hebraico, “luta" (abaic) e “Jaboque” têm sons similares. Parece que abak deriva-se do termo hebraico que significa poeira, porquanto os lutadores logo se vêem envolvidos em uma nuvem de poeira. Na Grécia, os lutadores passavam pó no corpo.
Com extrema misericórdia, Deus desloca a coxa de Jacó (o acetabulum), o pivô da força do lutador (ver GEN 32.31). Uma vez mirrada sua força natural, Jacó deve agarrar-se devotamente à graça de Deus.
1.3 JACÓ ERA CRISTÃO MAS NÃO ERA TRANSFORMADO
Deus vai a nosso encontro no lugar onde estamos e nos eleva até o lugar onde ele quer que estejamos. Para Abraão, o peregrino, Deus apareceu como um viajante (Gn 18); para Josué, o general, mostrou-se como um soldado (Js 5:13-15). Jacó havia passado a maior parte de sua vida adulta lutando com as pessoas - Esaú, Isaque, Labão e até mes­ mo com suas esposas -, de modo que Deus se manifestou como um lutador. "Com o puro, puro te mostras; com o perverso, infle­ xível" (Sl 18:26).
for preciso Deus vai estraçalhar você!
Durante aquela "noite escura da alma", Jacó descobriu que havia passado toda sua vida lutando contra Deus e resistindo a sua vontade, e que o único caminho para a vitória era a entrega. Como disse A. W. Tozer: "O Senhor não pode abençoar plenamente um homem enquanto não o tiver vencido". 2 Deus venceu Jacó ao enfraquecê-lo.
ILUSTRAÇÃO: DO AMIGO GALEGO DE NEILTON

3 PASSOS PARA TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL v.27

3.1 ELE CONFESSOU SEUS PECADOS
Jacó encontrou-se consigo mesmo (vv. 27-32). Jacó desejava a bênção de Deus em sua vida mais do que qualquer coisa, o que é um desejo elogiável. No entanto, antes de podermos começar a ser como o Senhor, pre­ cisamos encarar quem realmente somos e admitir qual é a nossa verdadeira natureza. Por isso o Senhor perguntou-lhe: "Como te chamas?". No que se refere ao relato de Gênesis, da última vez que Jacó ouviu essa pergunta, ele mentiu! Seu pai lhe perguntou: "Quem és tu, meu filho?", e Jacó disse: "Sou Esaú, teu primogênito" (Gn 27:18, 19).
A consciência tem relação com a habilidade humana de avaliar as ações. Uma má consciência pode levar a uma má interpretação do bem de outro para o mal. A consciência acusativa de Jacó por seu tratamento de seu irmão o levou a interpretar mal a vinda de Esaú, e as consciências culposas dos irmãos de José também os levaram a interpretar suas boas intenções para com eles (cf. 42.21,22,27,28; 50.15–21). O mau comportamento gera emoções negativas. A solução para a má consciência é dar glória a Deus confessando o pecado e renunciando o comportamento errôneo (Pv 28.13).
satanás não quer que você ore, pois a oração é a sua conversa com Deus.
3.1 CONCIÊNCIA DO SEU ESTADO
A pergunta: "Como te chamas?" queria di­ zer: "Você vai continuar fazendo jus a seu nome ou vai admitir quem você é, e deixar que eu o transforme?
Qual é seu nome? A pergunta força Jacó a conscientizar-se de seu desvio conduta e a se desprender de velho nome abraçando seu novo nome.
QUANDO JACÓ RESPONDE SEU NOME, ELE CONFESSA SEU PECADO, ELE ERA UM SUPLANTADOR, UM ENGANADOS, UM MENTIROSO
A reposta Jacó. Esta é uma admissão de culpa, como um nome associado à fraude (27.36).
Reconheceu sua fraqueza e falta de capacidade e confessou que seu nome era, de fato, Jacó, um suplantador, um “vigarista”.
28. Já não será [yē’āmēr ʽôd]. O hebraico (32.29) literalmente diz: “já não será dito”, indicando uma metamorfose espiritual. Numa seqüência para este texto, Gênesis 35.10, diz-se literalmente: “Você já não será reportado como Jacó” (lō’-yiqqārē’ … ʽôd).
Alguns o traduzem como "aquele que luta com Deus", "Deus luta" ou "permita que Deus governe". De acordo com a explicação de Gênesis 32:28, Jacó recebeu poder porque prevaleceu. Ele havia perdido a batalha, mas tinha conquistado a vitória!
Israel. Esta é uma forma abreviada de śārîtā ʽim-’elōhîm (ver nota seguinte). O agressor tem autoridade de comunicar uma nova vida (ver 17.5). O novo nome de Jacó representa uma reorientação de suplantador e enganador para aquele que prevalece. Roop observa: “Renomear marca uma mudança de direção ou contexto para o individual. Nem sempre marca uma mudança de caráter ou interior da pessoa”. A transformação pertence ao modo como Jacó prevalece. Até aqui ele prevalecera sobre as pessoas pelo uso da astúcia. Agora ele prevalece com Deus, e então com os humanos, por suas palavras, não pelos dotes físicos conferidos a ele no nascimento ou adquiridos por meio do esforço humano. Sua ambição de prevalecer não foi mudada, mas apropriadamente reorientada. Oséias dá o equivalente: “Ele lutou com o anjo e o venceu” com “ele chorou e suplicou seu favor” (Os 12.4). Este nome, dado ao vencedor, anuncia a verdadeira maturação de seu caráter e destino espirituais.

3- A INICIATIVA FOI DE DEUS E NÃO JACÓ V.31

3.1 JACÓ ENCONTRA A SALVACÃO AO 97 ANOS
Como em seu primeiro encontro com os anjos, o Jacó que encontra Deus à noite tem uma nova diretriz de manhã (28.10–22, especialmente v.16). Assim também neste paralelo, sua noite de temor como Jacó (32.7) é transformada em sua manhã de esperança como Israel (32.31). Nesta cena, contudo, sua transformação é mais gradual. Ele luta com “o homem” à noite (32.22); no raiar do dia (ou “de madrugada”; i.e., quando a luz do sol já começa a se mostrar) seu antagonista muda seu nome, e Jacó compreende que o homem é nada mais nada menos que o próprio Deus. Finalmente, quando o sol surge acima dele (32.31), ele segue em frente, melhor, ele manqueja, como um novo homem.
3.2 DEUS DISPONIBILIZA A SALVAÇÃO
Quem sabe você está todo esse tempo na igreja mas está perdido, quem sabe você não teve um concontro com Deus.
hoje você pode ser transformado, quem sabe o seu caracter não foi transformado ainda, a mentira te acompanha, você não é sincero com as pessoasou e está resistindo a Deus todo esse tempo com suas próprias forças.
É preciso deixar Deus ser vitorioso em sua vida para que você se torne um vencedor.
CONCLUSÃO:
O fato de estarmos Dentro da igreja não quer dizer que estamos salvos. Está lá fora não quer dizer que estamos salvos. Aqui dentro é mais seguro.
Podemos nascer em um lar cristão, ter um família cristã, está envolvido nos trabalhos da igreja, pregar o evangelho, ser uma boa pessoa, mas tudo isso não quer dizer que você é uma pessoa transformada espiritualmente.
Deus quer ter um encontro com você nesta noite, Ele quer transformar você, mudar a sua vida, fazer de você uma nova pessoa.
Ate quando você vai continuar lutando contra Deus? Até quando você vai usar suas forças físicas para tentar vencer uma batalha que na verdade você precisa deixar Deus vencer.
Você deve se tornar Franco para ser forte diz Paulo.
Amigo cristo está com você nos momentos dedificuldades, Ele não está
O amor e comprometimento pactuais de Deus a Jacó são espantosos. A despeito de toda a leviandade moral de Jacó, Deus não podia deixar de ser seu parceiro pactual (2Tm 2.13). Deus é unido a seu povo com “laços de amor” (Os 11.4). Ele libertou Jacó primeiramente do arameu; agora está para salvá-lo do edumeu. Nenhum inimigo, nem mesmo a morte, pode separar o eleito desse amor (Rm 8.38; 2Ts 3.2). Jacó exemplifica que, entre outras virtudes, o parceiro humano satisfaz a relação pactual ao aceitar o amoroso abraço de Deus. Ele confessa ser indigno do amor de Deus, e contudo reivindica suas promessas.
POÇA SER QUE VOCÊ ESTÁ ADIANDO SEU ENCONTRO COM DEUS, MAS HOJE É O DIA DE SE ENCONTRAR COM SEU SALVADOR.
Related Media
See more
Related Sermons
See more