A GRANDE PROVA JESUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript
SERMÃO: A GRANDE PROVA JESUS
TEXTO BÍBLICO: Lucas 4.1-13
AUTOR: Maykon Oliveira
INTRODUÇÃO
CONTEXTO HISTÓRICO:
Jesus nascera em Bélem da Judeia, viveu como uma criança, veio da cidade de Nazaré da Galileia, rejeitada pelos Judeos, lucas nos dá uma informação precisa, Jesus tinha 30 anos quando iniciou seu ministério. Era com esta idade que os levitas começavam seu serviço (Nm 4.47), e esta era evidentemente considerada a idade em que um homem era plenamente maduro.
Cristo viveu durante 30 anos como um um homem normal, carpinteiro em sua cidade natal, Nazaré, entretando sabia de sua missão, foi educados pelos seus pais que concerteza falara dos acontecimentos e de seu nascimento milagroso. "Mas agora era tempo de agir, era tempo de iniciar o seu ministério. Seu batismo foi o selo dessa decisão".
jesus foi a o Jordão para ser batizado por João Batista.
O Rio jordão fica mais ou menos uns 30 kl de Nazaré- O rio Jordão flui do Monte Hermom, ao sul até o Mar da Galiléia, e então para o Mar Morto.
JESUS NO DESERTO
Cheio πλήρης -plērēs= cheio ou completo.
A palavra deserto em grego é
érēmos [abandonado], erēmía [ermo], erémóō [devastar], erḗmōsis [desolação].
érēmos, erēmía, erēmóo. A referência do grupo é “abandono” e, portanto, ele denota uma desolação ou área pouco povoada e, portanto, é um lugar deserto sem pessoas.
Muitas veses o deserto é usado no NT como um lugar isolado.
(Lc 8.29; 2Co 11.26).
Jesus busca um “lugar inabitado” quando ele procura estar a sós com Deus ou com seus discípulos (Mt 14.13; Mc 1.45; 6.31ss., etc.). O que ele procura é paz para orar (Mc 1.35). Esse é o sentido dos quarenta dias (Mc 1.12–13).
A palavra tentação tem alguns siguinficados como: πειράζω (peirazō), vb. testar; provar; tentar. fut.ati. πειράσω; aor.ati. Ἐπείρασα; aor.pass. ἐπειράσθην; perf.méd. πεπείρασθε. Equivalente hebraico: נסה (16), חָנֵף (1).
Uma tradução mais literal seria provar — pôr à prova a fim de determinar a natureza de uma coisa, incluindo as imperfeições, falhas ou outras qualidades. Tópicos Relacionados: Teste; Testar.
aqui alguns exemplos sendo usado com a mesma palavra:
Mt 4.3πειράζων
2Co 13.5 Ἑαυτοὺς πειράζετε εἰ ἐστὲ ἐν τῇ πίστει,
1Ts 3.5 μή πως ἐπείρασεν ὑμᾶς ὁ πειράζων
Hb 3.9 οὗ ἐπείρασαν οἱ πατέρες ὑμῶν ἐν δοκιμασίᾳ
Tg 1.13 πειράζει δὲ αὐτὸς οὐδένα.
SENDO ASSIM JESUS DEVERIA SER PROVADO ASSIM COMO ADÃO.
A mais extraordinária decisão jamais tomada materializou-se naquelas horas da história da tentação, descrita pelo presente evangelho. Aqui decidiu-se um futuro temporal e eterno para o próprio Jesus e também para nós. Se o último Adão tivesse sucumbido ao teste como o primeiro, não haveria Getsêmani, nem Calvário, nem Páscoa, nem Pentecostes. Nosso destino seria o inferno eterno.
Jesus não foi ao deserto por vontade própria. O Espírito Santo que habitava nele com toda a plenitude impelia-o com força irresistível, não apenas rumo ao deserto, mas para lá e para cá no deserto, com uma finalidade bem determinada.
A intenção de Deus é que Jesus fosse tentado pelo diabo. Portanto, o próprio Deus está por trás desse episódio da tentação no deserto . Lc 22:31s; 1Co 10:13 . E, com base no AT, a pessoa “tentada” sempre é o devoto e justo, e não o ímpio. Por exemplo, Abraão (Gn 22), José, Jó, etc. O objetivo da tentação é a aprovação e o aprofundamento da fé, e não pôr em risco ou até mesmo destruir a fé. José na casa de Potifar – Gn 39. Por essa razão também Tiago escreve: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (Tg 1:13). – E, já que é assim e não pode ser de outra forma, o cristão sempre precisa alegrar-se quando é conduzido para diversas tentações Tg 1:2. – Por isso a prece por tais provações também é encontrada diversas vezes no saltério. Leia Sl 26:2; 139:23s; Jr 20:12 .
1 A PROVA
1.1 SE ÉS FILHO DE DEUS
Agora Satanás recomeça, visando realizar um último ataque. Provavelmente ele se mostra a Jesus na figura de um anjo da luz (2 Co 11:14), de forma intencionalmente hipócrita e ofuscante. Aproxima-se como alguém que (por motivos não imediatamente evidentes) se interessa por Jesus e tem pena dele, e cujo verdadeiro caráter e natureza somente são percebidos aos poucos. O Senhor Jesus o reconhece apenas a partir de suas palavras.
Como na primeira tentação, no paraíso (Gn 3:1), as palavras “Se és Filho de Deus” são precisas ao expressar uma dúvida. Seu sentido é: “Se de fato és Filho de Deus, então nem sequer precisas passar fome, não tens nenhuma necessidade de permanecer em uma situação de tamanho esgotamento. Isso está aquém da tua dignidade.” Assim Satanás alude à interpelação de Deus no batismo, que dizia: “Tu és meu Filho amado”. Seu intuito é confundir Jesus quanto a essa filiação e ao testemunho do Pai celestial, estimulando-o a adequar sua condição exterior de penúria à sua posição de Filho de Deus.
Não só de pão viverá o homem. Deu 8.3 Desse modo Jesus insere-se integralmente no contexto das pessoas, não querendo assumir uma posição privilegiada como Filho de Deus. Não se interessa por nenhuma outra filiação divina que não aquela que engloba a sua humanidade. Se socorresse a si mesmo como Filho de Deus, ele não seria mais um exemplo para os humanos.
jesus recorre ao antigo testamento para combater o diabo usando oque está escrito no pentateuco por meio de Moisés.
a) Fé é confiança filial irrestrita. Deus pode e também sustentará onde não existe nada, onde tudo contradiz a razão (Lc 5:1ss).
b) Conseqüentemente, a fé é o uso correto dos dons concedidos por Deus.
2.2 SÁTANAS ODEIA CRISTO
A história da tentação do Senhor Jesus pode ser chamada de arrasadora revelação da existência do poder e das leis do reino das trevas. A existência do reino daquele que é pessoalmente mau não é revelada pelo santo Deus. Ele revela-se em fatos como a tentação de Jesus. A história da tentação mostra que o diabo é um espírito maligno, um inimigo de Deus. O diabo conhece a Jesus e por isso o odeia. O diabo conhece a Escritura e por isso a odeia. Ele a odeia e distorce. Distorcer e seduzir é seu contexto, mentir é seu ofício.
As tentações que o Senhor Jesus teve de superar aqui no deserto eram muito mais graves que as dos primeiros seres humanos. Eles encontravam-se no esplêndido paraíso, eram visitados por Deus e não sabiam nada a respeito das terríveis tribulações e dos assédios de Satanás. Jesus estava no inóspito deserto, onde havia apenas areia e pedras. Foi ininterruptamente perseguido pelo diabo durante quarenta dias e noites. Era imensa a tensão em seu íntimo, de modo que ele se esqueceu de beber e comer por quarenta dias.
Provavelmente, após o decurso destes quarenta dias, Jesus tenha ficado mortalmente debilitado, e foi esse momento que o tentador aproveitou para a última e decisiva investida. Deus permitiu que o povo passase algumas dificuldade no deserto, para mostrar que era um Pai amoroso que cuida saciando a fome dos filhoscom o maná que Ele mesmo providenciou, mostrando assim que o ser humano vive por maio da palavra de Javé, e por ordem de Javé. Isso significa: Apalavra de Javé constitui uma força tal que nos mantém com vida (Sl 33:9).
1.3 SÁTANAS ODEIA VOCÊ
Ele odeia você por que você é irmao de Jesus.
Porque você faz parte da realeza.
Porque Cristo o rei di universo veio lutar por você, recuperar você que haviase tornado escravo do reino das trevas.
Cristo veio devolver o seu lugar na corte celestial, renovar a imagem Dele em sua pessoa.
Ele espera o momento certo, espera você está debilitado0 com tantos problemas e assim entra em cena. O diabo é frio e calculista mas cristo o mesmo ESPÍRITO SANTOS que estava com CRISTO estom você e vai ajudar você vencer. 1Cor 10:13
2 SOBERBA DA VIDA
2.1 ADORAÇÃO
Lucas relata a terceira tentação em seu livro como sendo a segunda que em Mateus é a teceira, Mateus descreve as lutas em ordem cronológica . Lucas descreve uma sequência dos locais: DESERTO, A MONTANHA,, A CIDADE SANTA.
Sátanas se declara como soberano absoluto e irrestrito da terra, é uma grande mentira. É inegável que Satanás exerce um terrível poder no mundo. É capaz de elevar a pessoa favorecida por ele ao mais alto degrau do poder terreno.
Jesus como descendente de Adão, consertou o que este havia estragado e deformado, Paulo o chama de último Adão (o Adão escatológico) ou o segundo Adão (veja 1 Co 15:22,45–47; Rm 5:12,18).
SATANAS OFERECEU OQUE JÁ ERA DE CRISTO.
Cristo sai vitorioso, rejeita toda oferta maliguina com as palavras que Sátanas sempore ouvio “Ao Senhor, teu Deus, venerarás prostrado e só a ele servirás!” Essa declaração é citação de Dt 6:13 conforme o texto alexandrino da Septuaginta. O texto hebraico diz: “A Javé, teu Deus temerás, a ele honrarás.”
TUDO ERA NOSSO, E CRISTO VAI DEVOLVER TUDO DE VOLTA Á VOCÊ.
2.2 O VERDADEIRO DONO DE TUDO
“a besta que viste foi” desde a queda de Adão e Eva satanás se tornou o príncipe deste mundo. E Jesus confirmou esse fato em João 14:30
Quando satanás declarou a Cristo : o reino e a glória me foram entregues , e dou-os aa quem quero , disse oque só em parte era verdade , e disse-o para servir a seu intuito de enganar . O domínio dele , arrebatara-o de Adão , mas este era o representante do criador . Não era , pois um governador independente . A terra pertence a Deus ... Adão devia reinar em sujeição a Cristo . Ao atraiçoar Adão a sua soberania , entregando-a as mãos de satanás , Cristo permaneceu ainda , de direito , o Rei ... Quando o tentador ofereceu a Cristo o reino e a glória do mundo , estava propondo que Ele renunciasse a verdadeira soberania do mesmo e mantivesse o domínio em sujeição a satanás .(O desejado de todas as nações , 113)
Cristo é o dono de tudo, mas o lema de Cristo era ser obediente ao pai, assim devemos viver, sendo fiel a Deus, Devemos abrir mão de tudo que está prosposto pelo nosso inimigo para podermos servir melhor a Deus, Cristo assumiu a natureza de servo sendo obediênte ate a morte e morte de Cruz Fil 2.8 “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5:8).
A palavra"servir" em filipenses mostre o presente trabalho Sacerdotal de Cristo, o seu serviço.
3 COLOCANDO DEUSA PROVA POR SUA PALAVRA
3.1 USOU A PALAVRA.
Não obtendo sucesso o inimigo usa agora a palavra de Deus e cita Salmos 91.11 Ele percebera que Cristo em suas lutas diárias recorria a palavra de Deus. Jesus estava vencendopor meio da palavra de Deus, percebendo que Cristo usara duas vezes a palavras escrita que é a espada da verdade e obteve sucesso.
Agora o Diabo faz uso da palavra de Deus para tentar ter sucesso, assim como ele fez no Jardim do Édem, assim ele disse mas precisamente em citar a palavra de Deus: “Se Deus é capaz de proteger dessa maneira o justo comum, quanto mais ele o fará contigo, que és seu Filho!”
"Ao responder, Jesus chama a intenção do diabo de tentar a Deus. Aqui o idioma grego apresenta um termo mais intenso do que simplesmente peirázein = tentar (como no v. 2). Aqui aparece ekpeirázein. Talvez possamos reproduzir a intensificação com “desafiar insolentemente a Deus”. – De acordo com a concepção de Jesus, bem como de toda a Escritura, essa é a maior blasfêmia".
""É dessa maneira que o diabo tenta seduzi-lo para uma fé que no fim das contas nem mesmo é fé, mas presunção espiritual, exacerbação e exagero da fé, ou seja, transposição dos limites da fé".
3.1 A ESCRITURA SE EXPLICA A SI MESMA
AQUI VEMOS COMO PODEMOS FAZER USO DA PALAVRA DE DEUS.
Devemos ser cheio doespirito Santo e incucar em nossa mente a palavra do nosso Deus para que passamos responder os taques de Sátanas com a palavra de Deus.
Sátanas hoje continua com o mesmo plano, ele usa a palavra de Deus para confundir as pessoas.
faz a palavra de Deus dizer aquilo que não diz. Devemos estar atentos quanto a esse jogo de sutil de Sátanas. Devemos entesourar em nossa mente as palavras da vida e conhecer bem as escrituras pois o mesmo se possível se transforma em anjo de luz e assim pode enganar a muitos filhos de Deus com a bíblia em suas mãos.
CONCLUSÃO:
Jesus venceu para mostrar que eu e você também podemos vencer.
A biblia deixa calro que Sátanas se retirou em momento oportuno.
Na primeira oportunidade que ele tiver ele vai voltar, por isso devemos nos revertir de toda armadura de Deus e desabainhar a espada da verdade (A palavra de Deus) para sermos vitoriosos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more