É melhor serem dois que um (Gn 2.7,15-24)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsSermão pregado na ocasião do casamento do Davi e da Gerlyane.
Notes
Transcript
Mensagem: casamento Davi e Gerlyane.
“Um dos documentos mais tradicionais das igrejas evangélicas, o breve catecismo de Westminster, pergunta: “qual o propósito último do ser humano?” e sua resposta é “glorificar a Deus e se alegrar nele eternamente”. Dessa forma, Adão foi criado com esse propósito. Eva foi criada com esse propósito. Mas notemos:
Adão foi criado e propositalmente Deus o levou a perceber que lhe faltava um par (Gn 2.19,20). Eva, então, foi criada “do seu lado” (melhor tradução que “costela” / צלע tsala), sendo alguém portanto equivalente a ele. Nem superior, nem inferior, mas equivalente. Como diz o próprio Senhor: “lhe farei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18).
Observe: Eva seria uma ajudadora compatível. É certo que animais ajudaram e ajudam homens e mulheres ao longo da história: seja em trabalhos, seja emocionalmente como companheiros. Mas não há um animal na história que seja um ajudador compatível ao ser humano. Raciocinemos: se Adão foi criado para glorificar a Deus e percebeu uma lacuna, uma necessidade ao ver os animais com seus respectivos pares, e a solução dada por Deus foi lhe dar uma auxiliadora, isso significa, meus amados, que é impossível ao homem ou à mulher glorificar a Deus sozinho. Na verdade, não é que seja impossível, mas não é bom (constatação de Deus em Gn 2.18). Existe a necessidade de que essa tarefa seja desempenhada em casal: e assim, homens e mulheres se unem e iniciam suas famílias para juntos glorificarem a Deus: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24).
Por isso o sábio pode dizer: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante [ou por um instante, quem sabe, os dois choram juntos no chão – acréscimo meu]. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. (Ec 4.9-12).
Num casamento, vocês têm o mesmo valor, mas isso não significa que são iguais. Vocês possuirão papeis diferentes e necessidades diferentes, afinal, homem e mulher foram criados. A esposa precisa se sentir amada por um homem que ela tem certeza de que se sacrifica por ela – que sabe o que é ser um. O esposo precisa de uma mulher que o ame e o respeite, que não seja uma adversária, mas que esteja coesa em propósito, que sabe o que é ser um”.
Leitura bíblica: Efésios 5.22-33; 1Pe 3.1,7.