O EU SOU OQUE SOU DO AT

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
SERMÃO: O EU SOU OQUE SOU DO AT
TEXTO BÍBLICO: Gen 1.1
AUTOR: Maykon Oliveira
INTRODUÇÃO:
A palavra Genesis siguinifica começo,
Em alguns relatos do Antigo Oriente Próximo sobre a criação, as estrelas eram compreendidas como entidades semidivinas que faziam parte do domínio divino, não criado. No épico da criação acadiano, o Enuma Elis, o deus triunfante Merodaque é descrito trazendo ordem ao universo, parte da qual inclui o estabelecimento de constelações de estrelas, mas as próprias estrelas já existem e são narradas como semelhança dos grandes deuses.
1 QUEM É O DEUS CIRADOR
1.1 Merodaque
1.2 ENUMA ELISH
O ensino judaico e cristão sobre este tópico representou uma ruptura abrupta de muitas das opções filosóficas e teológicas disponíveis na época de sua formulação inicial. No Antigo Oriente Próximo, os mitos da criação frequentemente apresentavam a realidade não-divina como conseqüência de algum tipo de luta primordial entre os deuses, como no épico babilônico Enuma Elish, ou em termos da domesticação do caos primitivo, como em muitas cosmogonias egípcias primitivas.
1.3
2 COMO CRIOU
2.1 A PARTIR DO NADA
A palavra ""criou" em hebraico בָּרָ֣א significa criar apartir do nada, sem matéria pré-existente.
tudo veio a existência por meio da palavra poderosa de Deus.
2.2 O SER HUMANO COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS
O ser humano, o boneco foi feito com suas próprias mãos.
Uma criação diferente, o Rei do universo desceu para criar o homem, Ele tinha um próposito criar o homem a sua imagem e semelhança Gen 1.26 "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança".
“Que deus é este que é capaz de criar a partir do nada e que criou até mesmo aquelas coisas que são cultuadas como deuses?” A resposta é revelada em Gênesis 2.4: Yahweh, o Deus de Israel, é este Deus completamente singular!
2.3 IDENTIFICANDO O SUJEITO
O próprio fato de que este Deus é aludido simplesmente como אֱלהִים (“Elohim”) em todo o capítulo 1 de Gênesis e depois denominado especificamente.
No cáp. Gênesis 2.4 é identificado como יהרה (“Yahweh”) pela primeira, aqui pode salientar o desejo do autor de destacar a supremacia de Yahweh.
3.3 ELE É O REI DO UNIVERSO
O Grande יהרה (“Yahweh”) reduz os deuses a nada.
A supremacia de Yahweh é desenvolvida ainda em Êxodo, que o representa vendo o empenho do seu povo e agindo em seu favor. O envio das pragas é mais bem entendido como uma confrontação entre Yahweh e os deuses do Egito. Das dez pragas que os egípcios sofreram, oito podem ser vistas como um desafio direto aos deuses egípcios. Assim, a transformação das águas do Nilo em sangue (Êx 7.14–25) é um desafio para Knum, o guardião do Nilo; Hapi, o espírito do Nilo; e Osíris, para quem o Nilo era a circulação sanguínea. Semelhantemente, a praga das trevas (Êx 10.21–29) desafia o deus sol Rá, bem como Atum, Aton e Hórus. A última praga, a morte dos primogênitos (Êx 11.1–12.36), desafia diretamente o próprio faraó, que era considerado uma deidade. Êxodo retrata Yahweh como superior aos deuses egípcios, que não podem controlar os eventos ou proteger a si mesmos ou aos seus devotos da experiência das pragas (Êx. 8.18–19).
Esse Deus estabelece a aliança: A descrição de Israel no Sinai desenvolve o tema da supremacia de Yahweh mais ainda. Lá, Yahweh apresenta os termos do pacto entre Israel e ele próprio. A ideia de um pacto ou tratado (בְּרִית) era bem conhecida no mundo do.
3 UM DEUS PESSOAL
3.1 APARECU A ABRAÃO
"A mesma palavra que chamou o cosmos à existência agora chama Abraão a trazer uma nação à existência".
GEN 18.3 Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo;
ABRAÃO viu e come com Deus: Êx 24.10–11. E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. 11 Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam.
3.2 JACÓ
3.3 MOISÉS
Ele forma de Deus ( Êx 33.18–23 ).18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer. 20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. 21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. 22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. 23 Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
3.3 ISAÍAS
(Is 6.1–3).No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Isaías diz que viu o senhor, a exoressão que ele usa é: ADONAI UM NOME SUBSTITUTO PARA O TETRAGRAMA SAGRADO YHWH, EM ALGUMAS VERSSÕES JEOVÁ.
4 JESUS É O CRIADOR DO AT
3.1 ERA ETERNO
3.2 O CRIADOR
3.3 EU SOU
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more