Servindo a Cristo na igreja local

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript
OBJETIVOS: Até o final o ouvinte deverá (saber, sentir, fazer):
1. Das qualificações para o ministério cristão;
2. Está qulificado para o chamado no ministério cristão.
3. Comprometer-se com Cristo para viver inteiramente para Ele.

Texto Bíblico: 1 Timóteo 3.8-13

8 Do mesmo modo, os * diáconos devem ser homens de palavra e sérios. Não devem beber muito vinho, nem ser gananciosos.9 Eles devem se apegar à verdade revelada da fé e ter sempre a consciência limpa.10 Primeiro devem ser provados e depois, se forem aprovados, que sirvam a Igreja.11 A esposa do diácono também deve ser respeitável e não deve ser faladeira. Ela precisa ser moderada e fiel em tudo.12 O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família.13 Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.

A carta que o apóstolo Paulo escreve para Timótio, qual ele havia deixado em Éfeso, incluir orientações para fortalecimento da igreja, pois ele estava combatendo os falsos mestres que surgiram dentro das igrejas, o preparo dos presbíteros e diáconos e orientações aos jovem pastor de como cuidar dos diferentes grupos.
O capítulo de terceiro de primeira Timóteo trata das qualificações para o ministério cristão, tratando especificamente para os bispos, presbíteros e diáconos. Paulo ao escrever está epístola está interessado em orientar a conduta de todos os membros da igreja, não somente de Timóteo. Apesar da desta carta destacar a outros importantes ministérios na igreja, daremmos atenção somente ao diaconáto.
O dom de serviço é a capacidade especial que Deus concedeu a determinados membros do corpo de Cristo, a fim de identificar as necessidades não satisfeitas envolvidas em alguma tarefa relacionada à obra de Deus, e fazendo uso de recursos disponíveis para satisfazer àquelas necessidades de ajuda, obtendo assim os alvos desejados. Foi exatamente isso que encontramos em Atos dos Apóstolos. O diácono tem um chamado especial para servir ao Senhor, na igreja local. Ser diácono portanto não é posto, cargo ou promoção por mérito, mas sim um chamado ardente no coração.
No Art. 53 CI/IPB – O Diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:
a) Arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) Ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) À manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço Divino;
d) Exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.
Ser diácono é uma dádiva do Senhor, não é trabalho obrigatório, mas um chamado extraordinário para exercer no corpo de Cristo. Neste texto falaremos somente dos diáconos na perspectiva das suas qualificações, do entendimento do chamado e trabalhar no corpo de Cristo.
Por isso o tema qual trataremos será “Servindo a Cristo na Igreja Local.

1. O que eram os diáconos

Ao que tudo indica era muito comum essa estrutura organizada no novo testamento, o termo diácono significa atendente, serviço. Em Filipenses 1.1 o Apóstlo Paulo coloca a importância de ser um diácono.
No novo testamento diácono está ligado a quem serve, aquele que cuida dos assuntos temporais da igreja local. O bispo é quem cuida da vida espirutual, esse entendimento está baseado no livro de atos dos apostolos capítulo sexto nos versículos primeiro ao quinto:

1 Algum tempo depois, o número de judeus que se tornaram seguidores de Jesus aumentou muito, e os que tinham sido criados fora da terra de Israel começaram a se queixar dos que tinham sido criados em Israel. A queixa deles era que as viúvas do seu grupo estavam sendo esquecidas na distribuição diária de dinheiro.2 Então os doze * apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram:

— Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro.3 Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles.4 Assim nós poderemos continuar usando todo o nosso tempo na oração e no trabalho de anunciar a palavra de Deus.

5 Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um não-judeu que antes tinha se convertido ao Judaísmo.6 Esses homens foram levados aos apóstolos, que oraram e puseram as mãos sobre a cabeça deles.

2. Qualificações de um Diácono

3:6 Não seja neófito. Um recém-convertido ao cristianismo ou alguém imaturo na fé está desqualificado para a função de bispo. O trabalho requer homens com experiência e entendimento na fé. O perigo é um principiante se ensoberbecer e incorrer na mesma condenação do diabo. Condenação do diabo significa não o julgamento que Satanás acarreta ao homem, mas o que recai sobre o próprio Satanás por causa de seu orgulho. Ele procurou uma alta posição para a qual não estava qualificado, e, como consequência, foi rebaixado.
3:7 O bispo é um homem que deve ter bom testemunho na comunidade. Aqueles que estão de fora é uma referência aos não cristãos. Sem esse bom testemunho, ele se torna sujeito às acusações dos homens e opróbrio do diabo. Essas acusações podem vir tanto de cristãos como de não cristãos. O opróbrio do diabo é uma armadilha de Satanás para aqueles que não vivem em concordância com suas confissões. Quando Satanás captura homens em sua armadilha, ele os aprisiona para ridicularizar, escarnecer e desprezar.
3:8 O apóstolo agora passa a referir-se aos diáconos. No NT, diácono é simplesmente alguém que serve. Entende-se, normalmente, que os diáconos cuidam dos assuntos temporais da igreja local, enquanto os bispos cuidam da vida espiritual. Esse entendimento das tarefas dos diáconos é amplamente baseado em Atos 6:1–5, em que os homens eram nomeados para a distribuição diária de alimento para as viúvas na igreja. Na realidade, o substantivo “diácono” não aparece nessa passagem de Atos, mas a forma verbal é empregada no versículo 2: “Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos (literalmente ‘diácono’) às mesas”.
As qualificações exigidas para os diáconos são muito similares às dos bispos, embora não tão rigorosas. Uma notável diferença está no fato de que não é necessário um diácono ser apto a ensinar.
Os diáconos devem ser respeitáveis e dignos. Eles têm de ser de uma só palavra e sérios (NTLH), ou seja, eles não podem dar relatos conflitantes para pessoas diversas em diferentes tempos. Devem ser consistentes.
Eles não podem ser dados a muito vinho. O NT não proíbe o uso do vinho para propósitos medicinais ou como bebida em regiões onde as fontes de água são poluídas. Embora o uso moderado do vinho seja permitido, o cristão deve considerar seu testemunho nessa questão. Enquanto em algumas regiões é perfeitamente aceitável que o cristão beba vinho sem nenhum efeito prejudicial a seu testemunho, em outras pode chocar um não cristão ver um cristão dando-se a esse luxo. Assim, embora o uso do vinho seja legal, pode não ser oportuno.
Os diáconos não devem ser cobiçosos de sórdida ganância. Como foi mencionado, uma das funções do diácono é administrar o dinheiro da igreja local. Se ele tem cobiça por dinheiro, está exposto a uma grande tentação. Ele pode ser tentado a se beneficiar. Judas não foi o último tesoureiro a trair seu Senhor por dinheiro!
3:9 Os diáconos devem guardar o mistério da fé com a consciência limpa. Isso significa que eles devem ser sãos na doutrina e na vida. Não devem apenas conhecer a verdade, mas vivê-la. O mistério da fé é uma referência à fé cristã. Muitas doutrinas do cristianismo foram mantidas secretas durante o período do AT, mas foram reveladas pelos apóstolos e profetas do NT. Por isso a palavra mistério é usada aqui.
3:10 Os diáconos devem ser primeiramente experimentados, como os presbíteros. Isso significa que eles devem ser observados por algum tempo e talvez ganhar pequenas responsabilidades na igreja local. Depois de provarem ser confiáveis e fiéis, então podem receber responsabilidades maiores. Depois, exerçam o diaconato. Ou simplesmente “sirvam” (RC). Assim como no caso dos bispos, o destaque não é o cargo eclesiástico, mas o serviço para o Senhor e seu povo.
Em qualquer lugar em que um homem for irrepreensível em sua vida pessoal e pública, terá permissão para servir como diácono. Irrepreensível se refere particularmente às qualificações já mencionadas.
Nesse ponto, é bom citar alguns homens que podem ser considerados diáconos na igreja local. O tesoureiro certamente seria um, assim como o responsável pela correspondência ou o secretário, o superintendente da Escola Bíblica Dominical e os encarregados da recepção.
3:11 Este versículo se refere aparentemente à esposa (CF) dos diáconos apenas, ou dos bispos e diáconos. A esposa dos que têm responsabilidades na igreja deve ter integridade, testemunho cristão e ajudar o marido em suas importantes tarefas.
Entretanto, a mesma palavra usada para “esposas” pode também ser traduzida por “mulheres”. Essa tradução permite uma interpretação adicional sobre as diaconisas. Mulheres assim existiam nas igrejas primitivas. Em Romanos 16:1, por exemplo, Febe é denominada serva (mesma palavra usada para “diácono”) da igreja de Cencreia. Uma dica do tipo de serviço que essas mulheres desempenhavam na igreja é dada em Romanos 16:2, em que Paulo, referindo-se a Febe, diz que ela “tem sido protetora de muitos e de mim inclusive”.
Qualquer que seja a interpretação, essas mulheres devem ser respeitáveis, dignas e sóbrias. Elas não podem ser maldizentes, gastar tempo em fofocas, levar relatos falsos e maliciosos para ferir a reputação dos outros. Elas devem ser temperantes, mostrando autocontrole e compostura.
Finalmente, elas devem ser fiéis em tudo. Isso não significa apenas ser sincera à fé cristã, mas também fidedigna, leal, merecedora de confiança. Elas devem saber guardar em sigilo os assuntos pessoais e os segredos familiares.
3:12 O apóstolo agora retorna aos diáconos. Primeiro ele especifica que eles devem ser maridos de uma só mulher. Várias interpretações dessa expressão têm sido dadas ligando-a ao versículo 2 deste capítulo. É suficiente dizer que, como os bispos, os diáconos não devem ter nenhuma reprovação em sua vida conjugal.
Eles também devem governar bem seus filhos e a própria casa. Não conseguir isso é um defeito de caráter do cristão, segundo o NT. Isso não significa que os homens devem ser déspotas e mandões, mas que seus filhos devem ser obedientes e testemunhem a verdade.
3:13 A frase os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição (RC) é bem ilustrada nos casos de Filipe e Estêvão. Em Atos 6:5, esses homens foram nomeados diáconos entre sete escolhidos. Eles foram designados para fazer a distribuição do dinheiro para as viúvas na igreja. Como foram fiéis em suas tarefas, o Espírito de Deus, aparentemente, os promoveu para esferas mais importantes do serviço. Como se segue no livro dos Atos, encontramos Filipe servindo como evangelista; e Estêvão, como mestre. Tendo servido bem como diáconos, eles foram promovidos, conquistando uma boa posição aos olhos da igreja local. Uma pessoa que fielmente cumpre uma tarefa, mesmo pequena, logo será respeitada e estimada pela confiança e devoção.
Além disso, foi concedida a Filipe e Estêvão muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. Sem dúvida, eles tiveram grande liberdade de testemunhar para Cristo, de ensinar e orar. Foi o que certamente ocorreu com Estêvão em sua notável atitude antes de sofrer o martírio.
Questões de Avaliação & Aplicação: (saber, sentir, fazer)
Related Media
See more
Related Sermons
See more