Outra vez
Outra vez • Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsOutra vez é uma série de mensagens que nos faz perceber a insistência do cuidado de Deus em sempre buscar restabelecer a comunhão e a vitória do seu povo.
Notes
Transcript
Outra Vez - Profeta Samuel - Capítulo 7
O Profeta Samuel chega ao Templo na idade aproximada de 3 a 6 anos e é entregue ao Sacerdote Eli, logo depois de passar o tempo considerado como desmame, para o serviço do Senhor (2.27 e 28).
Podemos dizer que mesmo antes do nascimento a vida de Samuel já estava sendo marcada pelas repetidas orações e lágrimas que Ana, mãe, fez por um filho. Ele foi a resposta.
*Apesar de Samuel servir ao Senhor desde os 3 ou 6 anos, era necessário que ele tivesse uma experiência pessoal com Deus. Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor (1 Samuel 3.7).
Portanto, também neste episódio da vida de Samuel vemos Deus repetidas vezes chamando seu escolhido.
“O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui pois tu me chamaste. Então entendeu Eli que era o Senhor quem chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o lugar e deitou. Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.” 1 Samuel 3.8-10
Diante da morte do Sacerdote Eli (4.18) e da Arca que foi levada retorna outra vez.
Entre o tempo da derrota do Povo de Israel para os filisteus, tomada da Arca (4.10,11) e morte do sacerdote Eli não encontramos mais Samuel. Pode parecer em uma leitura sem devida atenção entre parte do capítulo 4 e o capítulo 6 que as coisas sucedem como em um dia após o outro, mas não é assim, até chegarmos ao capítulo 7 já se passaram 20 anos dessa história:
1 Samuel 7:2 - A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.
Queremos experimentar outra vez a ação de Deus em nosso meio ? Em nossa própria história ?
1° - Deus não parou de trabalhar
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:28-31
Deus está trabalhando neste instante, mesmo que você não perceba. Israel ficou 20 anos sem ver a manifestação de Deus. Simplesmente porque não deram atenção a Ele. Embora os Israelitas não pudessem ver Deus estava trabalhando:
Perceba o que estava acontecendo no templo de adoração dos filisteus, do principal deus deles, Dagon: 1 Samuel 5.2-7
A Arca de Deus para os Israelitas era a representação da direção de Deus era vida, mas para os filisteus foi o juízo. Amados, compreendam que todos os dias, hoje, amanhã outra vez, depois de amanhã outra vez, semana que vem outra vez, mês que vem,ano que vem outra vez,Deus está trabalhando! Porque Ele trabalha para aqueles que Nele esperam!
Os inimigos estavam agora sendo consumidos pelo agir de Deus, a história vai demonstrar que o Povo de Israel foi derrotado anteriormente (1 Sm 4:10)
Foram derrotados porque não trataram das coisas santas com santidade, levaram a arca para o campo de batalha, quando o seu lugar era no santuário. - Por onde você tem andado santo?
Homens ímpios no comando e Deus foi esquecido (3.11) - Quem ou o que conduz a sua vida?
Embora o povo tenha saído aparentemente derrotado eu interpreto isso como uma vitória, porque Deus estava disciplinando o seu povo, Deus só disciplina quem ama, para outra vez eles desfrutarem da íntima comunhão com Ele.
2° A voz profética ecoou novamente 1 Samuel 7.3
**O nome hebraico Samuel (שְׁמוּאֵל, shemu'el) vem das palavras para “nome” (שֵׁם, shem) e “ Deus ”(אֵל, el). Considerado desta forma, Samuel significaria “seu nome é Deus”. Alternativamente, Samuel pode ser entendido como uma combinação da raiz “ouvir” (שׁמע, shm') e “Deus” (אֵל, el). Considerado desta forma, significaria algo como "ouvido por Deus". O segundo entendimento do nome de Samuel é melhor, já que sua mãe, Ana, o chamou de Samuel porque Deus ouviu sua oração por um filho (1Sm 1:20).
O povo precisa ser conduzido, outra vez eles precisaram ser lembrados disso. Em nossa vida temos a liberdade de escolher: Vou conduzir ou vou ser conduzido ?
Um rebanho nasceu para ser conduzido, dessa forma pode ser protegido, pode chegar no lugar certo. Samuel deu direção ao povo. Você quando chegou aqui nesta casa de Oração, precisa ficar sabendo que nós escolhemos ser conduzidos. É tão maravilhoso ser conduzido por pessoas que estão em comunhão com o Senhor. Nesta semana fui tão abençoado pelo meu pastor Maurílio e irmã Marlene. Conversamos sobre tantas coisas, o tempo todo estou aprendendo quando estou com eles, ouvindo, observando e imitando, mas o melhor ao final fui instruído de forma específica em amor, para meu aperfeiçoamento na obra do Senhor.
Que apresentar todo o seu coração a Ele ? “ Se é de todo o vosso coração…”
Honre a Deus acima de todas as coisas - Seja conduzido por Ele!
Confesse seus pecados. Saia do comum, faça o extraordinário (1 Samuel 7.6) - O inimigo as nossas almas tem medo da nossa humilhação diante de Deus;
Não deixe de congregar - (1 Samuel 7.7) - “Os filisteus tiveram medo” - O diabo também tem medo da nossa comunhão;
Mantenha a chama acesa, não pare de clamar ( 1 Samuel 7.8) -
Deus não favorece aos avarentos, você não compra a presença de Deus, você não troca as coisas por Ele, mas se é de todo o seu coração, sabe que tudo é Dele - 2 Sm 24:24 ; Dt 16:16
3° Receba o Socorro - Ebenézer v.12
***Pedra de socorro, Ebenézer, erigida em honra a Deus pela vitória conseguida sobre os filisteus, justamente no mesmo lugar, onde foram derrotados há 20 anos. O autor, ao citar o nome Ebenézer em 4:1 e 5:1, simplesmente atualiza os nomes geográficos.
**Samuel levou os israelitas para longe da idolatria (1Sm 7:4), julgou Israel (1Sm 7:6), e intercedeu em nome da nação de uma forma sacerdotal (1Sm 7:8-10). Ele também levou Israel a um arrependimento nacional e vitória sobre os filisteus (1Sm 7:5-14).
No mesmo lugar uma nova experiência, coisas novas podem acontecer no mesmo lugar, porque outra vez você entregou-se completamente. Temos todas as instruções para que funcione bem. Eu não aguento guardar aquilo que impacta meu coração. Escute isso:
“Meu filho eu aprendi que para fazer a obra de Deus, nós precisamos de Deus e do campo que Ele nos plantou.” Marlene Baltazar.
Nós temos tudo isso, temos Deus e estamos no campo que Ele nos plantou. Escute essas palavras, pratique essas palavras e Outra vez verás o Poder de Deus percorrer a sua vida, sua família a Terra, outra vez veremos o avivamento, outra vez veremos o inimigo das nossas almas sendo derrotado!
Outra vez o Povo venceu! Outra vez a sua vida terá o sentido que o Cristo a nossa Pedra de Socorro determinou, outra vez a vida será conduzida pelo Pastor Jesus Cristo.
Conclusão: A motivação destes encontros é que outra vez, outra vez…. o Senhor insiste em demonstrar o seu amor e cuidado por seus filhos.
Bibliografia:
*http://www.ipilon.org.br/conteudo-e-midia/mensagem/conhecendo-a-deus-desde-crianca-como-samuel
**Diffey, D. S., & Custis, M. (2020). Samuel the Prophet. In J. D. Barry (Org.), Dicionário Bíblico Lexham. Bellingham, WA: Lexham Press.
*** Comentário Bíblia Vida Nova