Sem título Sermão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

João 2:1-6

1 Introdução

O contexto geral dessa carta de João era que ele queria orientar os cristãos sobre o verdadeiro relacionamento com o Senhor, e em como eles poderiam aprofundar sua intimidade com Deus.
João estava combatendo um grupo de pessoas que estava surgindo no meio da igreja, distorcendo o evangelho de Cristo, na qual afirmavam que o conhecimento sobre Deus era puramente intelectual, e que experiências místicas era tudo que importava, e não tinham em suas vidas práticas nenhum traço do evangelho de Cristo, e nenhum traço de amor a Deus e aos irmãos.
E João nesses capítulos busca lembrar e orientar aqueles cristãos sobre as bases do verdadeiro relacionamento e comunhão com Deus.
Um de seus propósitos era promover a genuína comunhão cristã baseada no conhecimento correto de Deus e de Cristo
Podemos ver nos escritos de João, como esse apóstolo tem uma forma muito carinhosa e amorosa de se dirigir aos cristãos. Mostrando cuidado com aqueles que iriam ouvir suas palavras.
Suas palavras iniciais “filhinhos” mostra o quanto ele os amava, e desejava que seguissem os ensinamentos que ele tinha recebido do Senhor.
E que lição João nos dá para os dias de hoje, simplesmente nessa primeira palavra desse versículo.
Que contraste entre a forma com que João tratava seus filhos espirituais, e também seus irmãos em Cristo, com amor, com carinho e com ternura, e a forma com que temos visto nos dias de hoje, com muita frequência, cristãos se dirigindo uns aos outros de forma violenta e agressiva.

2 - Base doutrinária: Cristo - propiciação e advogado

O interesse de João era instruir os cristãos a não pecarem e a terem conhecimento mais profundo do Senhor, através da obediência a Deus e da santidade
E João começa seu ensino nesse capítulo falando sobre a base da fé cristã. Sobre o alicerce, sobre aquilo que podemos firmar toda nossa fé. A pessoa e obra de Jesus.
João estava se dirigindo a cristãos, e ele sabia da fragilidade da condição humana. Como podemos nos desanimar, nos sentirmos distante de Deus por conta de algum pecado que possamos ter cometido. E muitas vezes nos sentimos assim. Tristes, abatidos, por conta de uma atitude que sabemos que entristeceu o coração do Senhor
E vemos nesses dois primeiros versículos dois encorajamentos que João nos dá. O primeiro ele nos encoraja à uma vida de santidade e obediência, que veremos mais a frente, e o segundo encorajamento é que mesmo sendo guiados pelo Espírito Santo a buscar uma vida de santidade, podemos falhar, podemos pecar, e caso pequemos, não devemos nos afastar do Senhor.
Por vezes damos ouvido a voz do diabo que nos diz que o Senhor não vai nos ouvir, que estamos afastados de Deus, que nós já somos crentes e mesmo assim cometemos tal pecado, impossível que Deus nos ouça de novo
Mas aqui ele nos encoraja a não nos afastarmos do Senhor, pois ele nos lembra que temos um advogado que intercede por nós. Um advogado que conhece nossas fraquezas, pois passou por todas elas, sem pecar. Cristo.
Este versículo revela uma verdade maravilhosa que não podemos deixar passar despercebida. Diz: “Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai”. Não diz, junto a Deus, mas junto ao Pai. Deus continua sendo nosso Pai mesmo quando pecamos. Somos lembrados da verdade bendita de que o pecado na vida do cristão rompe a comunhão, mas não rompe o relacionamento. Quando alguém nasce de novo, torna-se filho de Deus. Daí em diante, Deus é seu Pai e nada pode afetar esse relacionamento. O nascimento é algo que não pode ser desfeito. O filho pode desonrar o pai, mas continuará sendo filho pelo simples fato de ter nascido.
Nós sabemos que o fato de termos um advogado como Cristo não nos dá uma liberdade permissiva para pecarmos à vontade. O verdadeiro cristão é movido pelo Espírito Santo a não pecar, e passa a detestar o pecado assim como Deus.
Um comentarista fala que Jesus é o advogado que não vem para provar nosso inocência, pois merecemos o castigo da morte por conta do nosso pecado.
Ele é o advogado que chega diante do juiz com a fiança definitiva para nossa liberdade. Um preço suficiente para nos livrar de um castigo eterno, para todos aqueles que nele confiam, o próprio sangue de Cristo, que Ele mesmo oferece a Deus e para que sejamos libertos da condenação do pecado.
Pagamento esse que foi planejado pelo próprio juiz, Deus, que ofereceu seu filho para morrer em nosso lugar, por tanto nos amar.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna “ Jo 3.16
E esse é o significado do versículo 2, propiciação significa que Cristo restaurou nossa comunhão com o Senhor, que antes tinha sido quebrada e desfeita por conta do nosso pecado

3 - Genuína comunhão cristã baseada no conhecimento correto de Deus e de Cristo

João embasou todo seu ensino em Cristo nesses dois primeiros versículos, isso porque como falamos, ele queria instruir os cristãos sobre a genuína comunhão com Deus, que se dá através de Cristo.
Podemos imaginar que Deus fez tudo isso, enviou seu filho para morrer, não para que tivéssemos um relacionamento superficial com Ele, mas para termos uma comunhão profunda.
E João vai nos mostrar aqui, como podemos desenvolver nossa comunhão com Deus, e como podemos conhecê-lo mais.
E o primeiro ponto que ele vai nos dizer é que uma vida com Deus implica em obediência e busca pela santidade.
João não está aqui voltando ao legalismo dos fariseus, ou a uma busca por justificação pelas obras, pelo contrário.
Em cima do que ele explicou nos primeiros dois versículos, baseado na obra de Cristo na cruz, que é o único caminho para nos redimirmos perante Deus, que ele vai tratar dessas aplicações práticas.
João nos fala que o verdadeiro cristão, recebe o espirito santo, e recebe o desejo de obedecer ao Senhor, desejo de ser como ele, isso porque passamos a amá-Lo, passamos a querer agrada-lo, assim como um filho quer agradar ao se pai.
E esse processo de santificação, vemos que é um trabalho em conjunto nosso com o Espirito Santo. Ele nos capacita a vencer o pecado, nos capacita e nos dá forças para sermos como o Senhor Jesus, e nós temos nossa parte nesse processo.
João nos fala que se quisermos conhecer mais o Senhor, devemos ser como Ele é, para que possamos experimentar como Ele é, mesmo que de forma imperfeita, podemos ver como Jesus andou aqui nesse mundo e imitá-lo em nossa vida diária, nas mais diversas situações práticas
Obedecer aos mandando de Deus não significa seguirmos um conjunto de regras. Mas sim termos Cristo como modelo a ser seguido
É termos o mesmo sentimento que Cristo tem.
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz."
Filipenses 2:5‭-‬8 ARA
Imaginem quantas contendas e brigas seriam evitadas no meio cristão, em nossas famílias, se imitassemos jesus nos esvaziando de nós mesmos, nos esvaziando do nosso ego, nos colocarmos como menores entre todos. Certamente teríamos ambientes familiares e nas nossas igrejas mais pacíficos
Essa busca por ser como Jesus, João nos fala que vai nos levar a um conhecimento experimental muito profundo do Senhor, buscaremos ser mansos como ele é, amorosos, longanimos, pacificos, justos…
E para finalizar. Alguns exemplos práticos para imitarmos a Cristo
Maridos, imitamos a Cristo quando cumprimos o que está escrito em Efésios 5:25
"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela"
Efésios 5:25 ARA
Filhos, imitamos Cristo quando honramos nossos pais, assim como ele honrou ao Senhor
Imitamos a Cristo, quando lutamos por mais justiça social e atentamos para os mais necessitados e pobres, como o próprio João falou mais a frente em sua carta
"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?" 1 João 3:17
Ou ainda
"Oprimir o pobre
é ultrajar o seu Criador,
mas tratar com bondade o necessitado
é honrar a Deus." Provérbios 14:31
Irmãos, há inúmeros exemplos que Cristo nos deixou, para sermos como ele. Que o espírito santo fale aos nossos corações através da sua palavra, para que busquemos em nossas vidas diárias sermos como Cristo, agir como Cristo agiu.
Para que possamos conhecer melhor ao nosso Deus. Para que possamos desfrutar mais da Sua Pessoa, e para que se realize em nós o que João escreveu no fim. Sejamos aperfeiçoados no amor de Deus que está em Cristo, para louvor e glória do nosso senhor.
Amém
Related Media
See more
Related Sermons
See more