1 REIS 16.29-17.7
Elias, Uma Batalha Pela Adoração • Sermon • Submitted
0 ratings
· 38 viewsNotes
Transcript
1 REIS 16.29-17.7
1 REIS 16.29-17.7
ICT - Acabe levou Israel à perversidade e Deus levantou e sustentou Elias para mostrar seu poder contra a idolatria.
TESE - Em tempos perversos, Deus levanta e sustenta seus servos para denunciar o pecado e mostrar seu poder.
PROPÓSITO BÁSICO - Pastoral/Missionário
PROPÓSITO ESPECÍFICO - Convocar os crentes a assumir o compromisso de pregar contra o pecado dessa geração, bem como confortá-los na esperança de que o Senhor nos sustenta nessa tarefa.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Um dos grandes homens de Deus na história foi John Knox, considerado o pai da igreja presbiteriana, na Escócia. John Knox viveu em um contexto difícil, Deus o levantou a pregar para contra os pecados da igreja que tinha deixado à palavra de Deus pelas heresias, superstições e tradições. Knox pregou também contra os pecados de uma mulher violenta chamada Maria, a Rainha da Escócia. Por causa de sua pregação este homem passou anos exilado e trabalhou como escravo sendo remador de navios franceses.
Knox era considerado como um homem fraco, sem muita presença ou eloquência, mas era um homem de oração e fervor. A história conta que sua principal inimiga, a rainha Maria chegou a dizer que temia mais as orações de John Knox que um exército inteiro contra ela.
TRANSIÇÃO
TRANSIÇÃO
Assim como aconteceu com John Knox, Deus levantou um homem nos tempos bíblicos chamado Eliasque viveu um ministério semelhante. Elias foi chamado para pregar contra os pecados do povo de Isral, principalmente de um Rei chamado Acabe e uma mulher ímpia chamada Jezabel.
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
Antes, preciso contar uma história para que você possa entender melhor a passagem. Deus levantou grandes homens para governar o povo de Israel. Davi talvez seja o mais conhecido deles. Esses homens serviram ao Senhor e Salomão, filho de Davi construiu o tempo para que todo o povo adorasse ao Senhor em Jerusalém. O lugar da adoração era Jerusalém por escolha do próprio Deus.
Mas um homem chamado Roboão, filho de Salomão, neto de Davi foi duro de coração e o seu reino foi dividido. Das 12 tribos de Israel, somente 2 ficaram com a descendência de Davi, as outras 10 deixaram o Senhor e seguiram a um homem chamado Jeroboão. Esse tal de Jeroboão, além de dividir o povo de Deus, foi um homem perverso, ele construiu altares e bezerros de ouro e levou as 10 tribos à idolatria, dizendo que aqueles bezerros eram seus verdadeiros deuses.
Alguns reis que ficaram com as 2 tribos, Judá e Benjamin ainda foram tementes a Deus, mas dos que reinaram em Israel, nenhum rei foi fiel ao Senhor. Na história dos reis vemos que cada rei que suscedia o anterior se tornava pior. Diz a Palavra de Deus que se levantou um rei chamado Onri, esse rei foi um dos mais perversos e fez o que era mal perante o Senhor. Mas sua maldade foi passada aos seus filhos e lhe nasceu um rei chamado acabe, esse foi pior que seu pai e diz o versículo 30 que ele foi pior que todos os reis de Israel que viveram antes dele.
Mas porque esse rei foi tão mau? O versículo 31 diz que esse rei cometeu todos os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que foi o que fez os bezerros e disse ao povo que aqueles eram seus deuses. Mas ele não ficou apenas aí, o que piorou a situação daquele homem foi o casamento dele. Ele tomou para si uma mulher chamada Jezabel.
Quem era Jezabel? Jezabel era uma princesa do povo sidônio, um povo que não conhecia a Deus, um povo cheio de idolatria, superstições, agouros, práticas religiosas estranhas. Ela era filha do rei desse povo, um homem chamado Etbaal, o líder religioso dos sidônios. Ele era também o sacerdote de um Deus chamado Baal. Ou seja, aquela mulher Jezabel foi criada em um ambiente totalmente pagão, ímpio, cheio de idolatria e superstições.
O que estava acontecendo é que o rei Acabe, que era rei do povo de Deus e ele se casou com essa mulher. Você acha que esse casamento daria certo? A história nos conta… Essa mulher era totalmente sedutora, ela conquistou o coração de Acabe e ele deixou totalmente a adoração ao Senhor para adorar aos deuses daquela mulher. O texto diz que ele pecava cada vez mais porque ela o instigava a pecar contra o Senhor.
Então o que ele fez? O versículo 31 e seguintes diz que ele foi e serviu a Baal, o Deus daquela mulher. Ele construiu um altar para aquele Deus na cidade de Samaria, para que todo o Israel deixasse de servir ao Senhor e servisse a Baal. Para agradar à sua mulher ele continuou com sua idolatria e levantou um poste, uma coluna com a imagem de um Deus para servi-lo. O objetivo de Acabe, diz o versículo 32 era irritar o Senhor. Esse homem estava com um coração tão rebelde que ele agia para afrontar o verdadeiro Deus.
Veja as consequências de um casamento de alguém que pertence ao povo de Deus com um ímpio. Ele não levou Jezabel a adorar ao Senhor, mas ela o levou a adorar seus ídolos. Isso nos mostra algo terrível: Que os ímpios são fieis aos deuses mentirosos que eles servem, mas o povo que serve ao Deus verdadeiro é infiel a esse Deus.
Essa também é consequência do pecado de um homem que deixa de cumprir o seu papel com líder e governante e é governado por uma mulher que deveria ser sua auxiliadora, não sua cabeça. Assim como Adão que caiu por ser influenciado por sua mulher e isso trouxe consequências para toda humanidade, Acabe trouxe destruição e morte a todo o povo de Deus por ter dado ouvidos a uma mulher ímpia, a quem chamava de esposa. Quando o homem muda a ordem daquilo que Deus criou, as consequências são desastrosas.
O fato é que o pecado se tornou algo tão terrível nesse tempo, que várias vezes a frase que se repete no livro dos Reis é: Acabe cometeu mais abominações para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele. 1 Reis 16.33. Nos tempos de Acabe o povo chegou praticamente ao ápice de sua maldade e da sua rebeldia contra o Senhor.
Tanto é, que o escritor do livro dos Reis insere no versículo 34 uma informação que fala um pouco da maldade do povo. Ele diz que nos tempos do rei Acabe, um homem chamado Hiel que era da região de Betel construiu a cidade de Jericó. Mas qual o problema disso? Qual o problema de se construir uma cidade? Para entendermos melhor, precisamos lembrar um episódio que se dá quando o povo de Israel saiu do Egito e estava entrando na Terra Prometida. Moisés já tinha morrido e Josué estava levando o povo a consquitar a terra.
Qual foi a primeira cidade que eles invadiram para conquistar a terra? Isso mesmo, Jericó. Foi o própio Deus quem destruiu a Jericó, ele mandou que o povo rodeasse a cidade por sete dias e no sétimo dia Deus fez com que os muros de Jericó caíssem. o Senhor disse que eles não deveriam pegar nada daquela cidade , mas destruir tudo, homens, mulheres, crianças, animais e toda riqueza que estivesse ali. Isso para que Israel não se contaminasse adorando os deuses daquele povo.
O Senhor deu também uma ordem a Josué dizendo que nunca mais Jericó deveria ser reconstruída para que Israel não se lembrasse dos deuses daquele povo. E Deus deu uma maldição, que ao homem que tentasse reconstruir a Jericó perderia seu primeiro filho quando construísse os alicerces da cidade e perderia seu filho mais novo quando assentasse as portas. E diz o versículo 34 que esse homem chamado Hiel construíu os alicerces de Jericó às custas da vida de seu primogênito chamado Abirão e terminou a construção, colocando o último elemento que eram as portas da cidade à custa da vida de seu filho caçula chamado Segube.
Isso mostra a rebeldia desse povo contra o Senhor, desobedecendo de forma tão clara uma ordem de Deus. Mostra também a perversidade desse povo, que não mostra amor, nem compaixão pelos seus próprios filhos, mas só para desobedecer entregou seus dois filhos à morte. O nível mais alto da maldade de uma geração é quando ela não tem afeição, nem sentimentos por seus próprios entes.
Toda essa rebeldia foi cometida nos tempos do rei Acabe e sua mulher Jezabel. Um dos momentos mais difíceis da história do povo de Deus. Mas diante dessa situação, Deus não estava em silêncio, ele levantou um homem chamado Elias para denunciar o pecado daquele rei e sua mulher perversa. Deus levantou Elias para lutar pela verdadeira adoração ao Senhor e destruir a falsa adoração.
PROPOSIÇÃO
PROPOSIÇÃO
Com o exemplo de Elias, a Palavra de Deus nos mostra que em tempos perversos, como os que estamos vivendo, Deus sempre levanta e sustenta seus servos para denunciar o pecado e mostrar seu poder a essa geração.
TRANSIÇÃO
TRANSIÇÃO
Diante disso, quero convidar você a meditar sobre o...
TEMA: UMA VOZ PROFÉTICA EM UMA GERAÇÃO PERVERSA
TEMA: UMA VOZ PROFÉTICA EM UMA GERAÇÃO PERVERSA
PERGUNTA SERMONÁRIA: QUAIS AS MARCAS DESSA VOZ PROFÉTICA?
PERGUNTA SERMONÁRIA: QUAIS AS MARCAS DESSA VOZ PROFÉTICA?
1º DENUNCIA O PECADO DE SUA GERAÇÃO (V.1)
1º DENUNCIA O PECADO DE SUA GERAÇÃO (V.1)
1.1. O MINISTÉRIO DE ELIAS É MARCADO PELO CONFRONTO (YAHWEH É SENHOR).
1.1. O MINISTÉRIO DE ELIAS É MARCADO PELO CONFRONTO (YAHWEH É SENHOR).
ELIAS X JEZABEL
Diante desse contexto, Deus levantou Elias. Um “então” é acrescentado, fazendo a conexão, mostrando que no momento de toda essa perversidade, Deus levantou Elias. O ministério de Elias é todo marcado pelo confronto contra a idolatria. Elias denuncia os pecados de reis e do povo que tinham deixado o Senhor. É um tanto curioso que o nome de Elias mesmo mostra isso, ele significa que só Yahweh é Senhor, ou só o Senhor é Deus. O nome de Elias é um confronto com o nome de Jezabel, que significa o contrário, diz que Baal é deus, ou Baal é senhor.
Elias não foi chamado para um ministério fácil, mas um ministério de pregação confrontadora, perseguição e ataques. Elias precisava do poder do Senhor para lutar contra todo o sistema político e religioso que reinava em Israel.
1.2. ELIAS CONFRONTA O PECADO DA IDOLATRIA DE ACABE.
1.2. ELIAS CONFRONTA O PECADO DA IDOLATRIA DE ACABE.
A fala de Elias é uma denúncia.
Essas palavras de Elias ao rei Acabe não foram simples palavras, ou uma simples profecia, mas uma afronta contra o pecado daquele rei. Ela era uma denúncia áquilo que ele e sua mulher vinham fazendo em Israel. Quando Elias profetiza sobre a seca que viria, Acabe entendeu muito bem que isso era consequência de seu pecado.
Isso é tão verdade que Acabe perseguiu Elias em todo o Israel e ainda ofereceu a cabeça do profeta a prêmio a todos os reis ao redor que o entregassem. Essas palavras de Elias foram tomadas como um afronta aos seus pecados e isso encheu o coração do rei de ódio ao homem de Deus.
1.3. ELIAS CONFRONTA O DEUS DE ACABE E JEZABEL.
1.3. ELIAS CONFRONTA O DEUS DE ACABE E JEZABEL.
Uma afronta ao poder de Baal
Mas Elias não confronta apenas a Acabe e Jezabel, ele se levanta contra o próprio deus a quem eles serviam. Por que Elias anunciou que viria uma grande seca? Qual a relação disso com a adoração a Baal? Toda! Baal era considerado por seus adoradores como o Deus da chuva, da fertilidade, das colheitas, da abundância. Seus seguidores faziam rituais e sacrifícios para que chovesse e seus campos dessem muito alimento.
Quando Elias disse que não haveria nenhum orvalho, nem chuva ele estava desafiando o poder de Baal, dizendo que Baal não era deus coisa nenhuma, mas o Senhor era. Por isso ele diz “Tão certo como vive o Senhor”. Era o poder de Deus sendo demonstrado, revelando que nenhum esforço dos adoradores de Baal poderia fazer chover.
Com isso Elias estava dizendo: Só o Senhor é Deus! Não Baal!
1.4 ELIAS FALA DEBAIXO DA AUTORIDADE DO SENHOR
1.4 ELIAS FALA DEBAIXO DA AUTORIDADE DO SENHOR
A palavra é de Elias, mas a autoridade é de Deus.
Quando Elias fala essas palavras, ele não fala pela sua própria autoridade e poder. No fim do versículo 1 ele diz que não cairá nem orvalho, nem chuva, segundo a sua Palavra. Quando Elias fala isso, ele o faz pelo poder e a autoridade de Deus. A carta de Tiago diz que Elias orou com todo fervor e fé e Deus ouviu a oração de Elias e por três anos e seis meses não choveu.
Elias foi o instrumento, mas Deus era quem estava fazendo aquilo. Elias faz questão de mostrar que era o próprio Deus quem estava desafiando Baal. E mostra também que sua palavra estava amparada no poder de Deus que faria vir a seca. Elias não denuncia o pecado pela sua própria autoridade, ele fala com tanta segurança pois sabia que Deus o enviara a falar aquilo. Ele estava debaixo da autidade do Deus todo poderoso.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Em tempos de crise Deus sempre levanta homens piedosos para denunciar os pecados de sua geração. Assim como ele levantou Elias, ele levantou tantos outros como Isaías que pregou contra os pecados de Jerusalém e foi serrado ao meio por isso, levantou Jeremias que foi lançado numa sisterna para parar de pregar a verdade contra o pecado.
João Batista, que veio pregar no mesmo poder de Elias, preparando o caminho do Senhor foi decaptado por denunciar contra o pecado.
Em toda história, Deus não deixa que o pecado prevaleça sobre seu povo, ele sempre levanta homens debaixo de seu poder. Como fez com Lutero e Calvino na Reforma Protestante. Esses homens se levantaram para denunciar os pecados, a imoralidade e o desvio da igreja. Eles correram perigo de morte, mas pregaram a Palavra debaixo do poder do Espírito Santo. Eles se levantaram contra autoridade de reis e papas, contra mais de mil anos de poder da igreja e o Senhor os preservou.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Vivemos tempos difíceis, os dias que vivemos são tão críticos como os dias de Elias e como os dias desses homens de Deus. O pecado tem sido tão divulgado e encorajado nessa geração como talvez em nenhum momento. O homem tem esquecido de Deus e se entregado a todo tipo de idolatria. Não a mesma idolatria do passado, quando se prostravam diante de outros deuses para adorar. Mas são diferentes a forma de idolatria.
O homem tem adorado o próprio pecado como o seu deus. O homem tem amado os prazeres, a sexualidade pervertida. O homem se entrega a todo tipo de imoralidade sexual. Essa geração que está totalmente sexualizada, as músicas revelam isso, os programas de TV revelam isso, tudo que é produzido, inclusive as roupas dessa geração revelação que um dos deuses dessa geração é o prazer. Por isso o homossexualismo tem ganhado tanto espaço nessa geração.
Outro deus da nossa época é o dinheiro, para conquistá-lo as pessoas vivem para trabalhar, para conquistá-lo as pessoas cometem crimes e são corruptas, para conquistá-lo as pessoas sacrificam suas vidas e famílias. As pessoas tem o conforto como seu senhor. Elas querem viver uma vida confortável, elas não querem passar privações, elas não querem ser incomodadas por nenhuma mensagem que vá de encontro à sua zona de conforto. Elas feazem tudo pelo seu bem-estar.
As pessoas têm suas famílias como seu ídolo, elas querem de todas as formas proteger suas familias como se fosse o bem mais precioso de sua vida. Principalmente seus filhos, que hoje são os reis da casa. Eles não podem ser contrariados, eles tem que ser mimados e seus pais precisam fazer de tudo para agradá-los.
O mundo tem a saúde como seu Deus, elas morrem de medo de perder a saúde, elas se desestabilizam quando sofrem com alguma enfermidade. Elas tem seu corpo como seu Deus, por isso se matam em uma academia para ter um corpo que seja atraente. As pessoas tem o status social como seu maior bem e elas fazer de tudo, se endividam para ostentar para a sociedade o que elas têm, principalmente nas redes sociais.
O mundo tem a ciência como seu Deus, eles confiam na ciência como se ela pudesse resolver todos os seus problemas e os problemas da humanidade, por isso elas rejeitam a Deus e dizem que ele nçao existe, simplesmente porque sua ciência não consegue comprovar a existência desse Deus.
A nossa geração é uma das gerações que menos se considera religiosa, eles se orgulham por não buscar a Deus, mas é a geração que mais tem deuses dentro do coração. Na verdade, o Deus na nossa geração é o próprio “EU”, eles são seus próprios deuses. Os homens fazem tudo para agradar a si mesmos.
Por causa disso as pessoas afrontam a Deus, todo pecado é uma afronta a Deus, é uma quebra da Lei de Deus. E de forma clara as pessoas têm mostrado ódio pelo pelo Senhor. Há alguns dias eu assistia ao vídeo da votação do STF quanto à abertura ou não abertura dos templos, e enquanto eu assitia eu lia os comentários sobre a votação. Eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas ímpias, de ateus que zombavam de Deus, da pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo e dos cristãos.
Há algus anos fomos surpreendidos por um cantor no FIG que blasfemava contra a pessoa de Cristo, falando coisas que são vergonhosas de repetir. No mesmo ano, um ator transsexual lutava para realizar uma apresentação, no qual ele encenava a pessoa de Cristo. Em todo o mundo as pessoas blasfemam do nome do nosso Salvador, afrontando diretamente a ele.
E diante de tudo isso que temos visto, diante de toda idolatria e pecados dessa geração, diante de tanta afronta ao Deus Verdadeiro, qual deve ser a nossa atitude em relação a isso? Nos calarmos e escutarmos de modo respeitoso, vivendo uma viva politicamente correta?
Não! De forma nenhuma, o Senhor não nos chamou para sermos covardes em meio a uma era em que o seu Nome é blasfemado. Em dias como os nossos, o Senhor nos chama a sermos uma voz profética que denuncia o pecado, que luta pelo Nome do Senhor. Nós não podemos estar calados enquanto nosso rei é ultrajado e zombado. É nosso dever como crentes levantarmos a nossa voz.
Como podemos e devemos fazer isso?
Olhando para texto vemos que devemos nos levantar para denunciarmos o pecado dos nossos dias. Fomos chamados para mostrar ao mundo o modo como eles tem quebrado a Lei de Deus, vivendo longe de seus caminhos e afrontando ao Criador com seus atos e por causa disso estão debaixo da Ira de Deus e sua condenação é certa. Fomos mostrados para mostrar ao mundo que eles têm cometido idolatria, adorando e servindo outros deuses dentro do seu coração. Você e eu fomos chamados a mostrar o pecado daqueles que estão ao nosso redor e chamá-los ao arrependimento. Não fomos salvos por Deus para aceitar o pecado, mas denunciar o pecado dos nossos familiares, amigos e conhecidos, dizendo que eles precisam se converter de seus maus caminhos e se render ao Senhor. Fomos chamados para sermos estraga prazer dessa nossa geração, os chatos, que não concordam com suas práticas. “Porque importa a gradar a Deus que aos homens.
Mostrando a eles que só há um Deus, que é o Senhor e não outros. Não fomos chamados apenas a denunciar sua idolatria, mas para afrontar os deuses que essa geração adora. Mas como fazems isso? Mostrando que aquilo que eles tem confiado o seu coração não tem nenhum poder, que não pode oferecer nenhuma segurança para sua vida, nenhuma paz para sua alma. Que qualquer prazer neste mundo é passageiro. Mas que a paz que eles têm procurado nesses ídolos só o Senhor pode dar, pois ele é o único e verdadeiro Deus. Por isso precisamos mostar o poder de Deus pela pregação do Evangelho, que transforma, liberta e salva o pecador. O Evangelho é o poder de Deus, e é esse poder que precisamos manifestar aos homens, revelando que há somente um Deus, o nosso Deus.
Você pode me perguntar: como eu posso fazer isso? Como denunciar o pecado se eu eu também sou um pecador? Com que autoridade eu posso falar contra os pecados das pessoas? Com a autoridade daquele que tem toda autoridade. Você não prega debaixo de sua autoridade, você mão prega pelo seu próprio poder. Você é um servo de Deus e recebeu poder do Senhor para pregar contra aquilo que desonra a Deus. Jesus disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”, e ele nos deu essa autoridade para irmos mundo a fora anunciando o seu Evangelho. Por isso, se revista do poder e da autoridade do Senhor e pregue. Mostre àqueles que estão à sua volta que eles precisam de arrepender dos seus pecados e se render ao único e verdadeiro Deus.
2º ESTÁ DEBAIXO DA PROVIDÊNCIA DE DEUS (V.2-7)
2º ESTÁ DEBAIXO DA PROVIDÊNCIA DE DEUS (V.2-7)
2.1. DEUS PROVIDENCIOU ABRIGO PARA O PROFETA (V.2-3,5)
2.1. DEUS PROVIDENCIOU ABRIGO PARA O PROFETA (V.2-3,5)
Depois que anunciou a Acabe o que Deus faria por causa de seu pecado e da idolatria de Israel, Deus falou mais uma vez a Elias, agora para que ele fosse para um lugar, ao oriente do rio Jordão, e ali se escondesse. Deus manda que Elias fosse para a torrente de Querite. Aquele lugar era um pequeno riacho, que era um dos afluentes do rio Jordão. Apesar de ser um riacho pequeno, aquele córrego cavou uma vala profunda na terra, com até metros de profundidade, formando como que cavernas. Era um esconderijo adequado para que Elias pudesse se esconder de Acabe que agora queria matá-lo.
Deus providenciou um lugar seguro para que o profeta pudesse se abrigar. E era tão seguro que Acabe mandou que seus soldados varressem todo o território de Israel e ainda dos reinos vizinhos e mesmo assim não o encontrou. Elias estava bem debaixo de seu nariz, mas Deus o guardou das mãos de Acabe.
2.2. DEUS PROVIDENCIOU SUSTENTO MATERIAL (V.3-7)
2.2. DEUS PROVIDENCIOU SUSTENTO MATERIAL (V.3-7)
2.2.1. DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO DE MODO SOBRENATURAL (V.4,6)
2.2.1. DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO DE MODO SOBRENATURAL (V.4,6)
Deus não só provindenciou abrigo para o profeta nesse tempo de exílio e fuga, como também provindenciou o sustento necessário. Mas veja a forma como ele providenciou o sustento: Deus mandou corvos para o sustentar. O corvos levavam o almento duas vezes por dia. Veja como Deus provindenciou o sustento de modo totalmente sobrenatural. Enquanto a terra estava padecendo de fome por causa da seca, Deus mandou água do riacho onde Elias estava escondido e alimento por essas aves.
E você precisa entender que o milagre era ainda maior. Os corvos são aves que se alimentam de todo tipo de comida, inclusive carne. Eles são considerados como ladrões, pois invadem casas, lixeiras e qualquer lugar que possa rastrear comida. O cientistas comprovam que esses animais tem um senso muito aguçado para encontrar alimento. Mas tem um problema, é que os corvos não são muito de dividir o alimento. Os estudos dizem que eles são tão egoístas que são umas das poucas aves que são capazes de deixar seus filhotes morrer de fome para nçao dividir a comida.
Mas como essas aves alimentaram Elias se eles tinham essa natureza? O versículo 4 diz que o Senhor ordenou aos corvos que alimentassem a Elias. Deus agiu de modo sobrenatural fazendo com que esses animais fossem contra sua própria natureza para alimentar o profeta. Eles iam na mesa de algum rico talvez e levavam o alimento para Elias.
2.2.2 DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO PARA MOSTRAR SEU PODER (V. 4,6)
2.2.2 DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO PARA MOSTRAR SEU PODER (V. 4,6)
Isso é mais uma forma de mostrar o poder de Deus contra o poder de Baal. O fato de Deus sustentar Elias de modo totalmente sobrenaturas tinha o objetivo de mostrar para Israel que enquanto os adoradores do deus da fertilidade e da abundância estavam passado fome por causa da seca. O Deus de Elias estava sustentando o seu servo de modo maravilhoso.
O sustendo de Elias faz parte dessa batalha pela adoração, pois o Senhor estava mostrando que é ele quem sustenta o seu povo e não qualquer outro Deus.
2.2.3. DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO NECESSÁRIO (V.6)
2.2.3. DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO NECESSÁRIO (V.6)
Observe no versículo 6 que o Senhor sustentou Elias com dois alimentos básicos, fora a água da torrente, que foi pão e carne. Os corvos levavam o alimento para duas refeições, manhã e tarde. Elias não recebia nenhum banquete variado daqueles corvos, mas o essencial. Esses dois alimentos, segundo os comentaristas bíblicos, tinham os nutrientes necessários para que o profesta pudesse sobreviver no deserto.
Note que Deus ordenou o sustento, mas o sustento com o básico necessário. Isso era suficiente oara o profeta. Isso serviria para alimentar a fé daquele homem de Deus.
2.2.4. DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO DE ACORDO COM SEU PROPÓSITO (V.7)
2.2.4. DEUS PROVIDENCIOU O SUSTENTO DE ACORDO COM SEU PROPÓSITO (V.7)
Atente agora para o que acontece no versículo 7, diz que a torrente secou porque não chovia sobre a terra. Veja que nem Elias esteve de fora das consequências da seca que ele mesmo profetizou, mas isso significa que Deus abandonou o seu servo? De forma alguma! Deus não permitiu que o riacho secasse para que Elias morresse de sede, mas porque o propósito de Elias naquele lugar tinha chegado ao fim. Deus estava protegendo o profeta e ao mesmo tempo fortalecendo a sua fé para os desafios que viriam, mas Deus fez a torrente secar como um sinal de que seu tempo ali tinha chegado ao fim e tinha agora outro propósito para sua vida.
A torrente secou para que Elias se levantasse e fosse sustentar uma mulher viúva que estava passando necessidades, com o bjetivo de pregar para aquela mulher. Observe que a provisão de Deus vem para o profeta de acordo com o seu propósito, e não pela vontade de Elias.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Para ilustrar isso gostaria de dar um exemplo pessoal sobre o modo como Deus sustenta os seus servos quando estes se envolvem com a pregação do Evangelho. No fim de 2018 eu soube que iria para o seminário no ano seguinte. Isso foi uma surpresa, porque nós sabíamos que eu seria enviado pelo presbitério, mas não havia uma data definida ainda. Nós estávamos com o casamento marcado e agora sem nenhuma certeza do que faríamos. Em poucos meses iríamos para Recife e precisávamos de sustento para as viagens, para um apartamento e outras despesas. Nosso salário só dava para o nosso sustento, então, o que fazer?
As aulas começaríam em fevereiro de 2019 e em janeiro nós não tínhamos nenhuma garantia de mantenedores e precisávamos alugar com urgência o apartamento. Então, pela fé nós saímos pelas ruas próximas ao seminário, achamos o apartamento, alugamos, mas não tínham nem o valor da primeira parcela. Alugamos totalmente pela fé. Faltando poucos dias para o pagamento nós oramos e dissemos: Senhor, nós dependemos de ti, o Senhor nos chamou, sabemos que o Senhor vai nos sustentar.
Naquele mesmo dia duas pessoas, de lugares diferentes, sem que soubessem de nada sobre a nossa situação, nos ligaram e depositaram em nossa conta o valor exato do aluguel do apartamento. Essa foi apenas uma das ocasiões que o Senhor nos sustentou em nossas necessidades. Um dia gostaría de compartilhar com os irmãos várias outras.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Meu querido irmão, Deus nos chamou como seus servos, para sermos a voz de Deus nessa geração, denunciando o pecado, mostrando que há um só Deus, convidando os homens a se arrependerem de seus pecados e se voltarem para o Senhor. Mas entenda algo aqui, quando o Senhor nos chama a fazer isso, ele não nos manda ir sozinhos, mas ele vai conosco e nos garante toda provisão que precisamos para cumprir a missão que ele nos deu.
É claro que vamos encontrar dificuldades se quisermos ser crentes verdadeiros, que não estão acomodados, mas que estão pregando o Evangelho a essa geração perversa. Vamos encontrar muitas dificuldades, privações e oposição. Paulo nos disse que “aqueles que querem viver piedosamente em Cristo serão perseguidos”. Se nós nos levantarmos para pregar contra o pecado dos nossos dias, certamente iremos icomodar, certamente seremos rejeitados pela sociedade que não aceita a nossa fé, seremos rejeitados pelo nosso grupo de amizades, seremos rejeitados por nossos familiares. Vamos acender seu ódio e talvez ficaremos sozinhos como Elias.
Mas não devemos ter medo ou vergonha de pregar a verdade por causa disso. Devemos continuar sendo a voz de Deus nessa geração com a certeza de que o Senhor é o nosso provedor e sustentador. Que por mais que nossos pais nos abandone, o Senhor não esquece de nós. Devemos continuar firmes na certeza de que “O Senhor está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Como podemos descansar nessa providência de Deus?
Devemos descansar porque as nossas vidas estão nas mãos de Deus. Assim como ele guardou Elias, é o Senhor que guarda as nossas vidas. Não devemos ter medo dos homens quando se levantam contra nós quando falamos a verdade, pois as nossas vidas não estão nas mãos deles, mas nas mãos do Senhor. E você pode me perguntar, mas tantos homens de Deus perderam a vida por pregar a verdade. Sim perderam, mas as suas vidas continuaram nas mãos do Senhor. Devemos ser fieis ao Senhor, porque na vida e na morte a nossa vida está nas mãos do Senhor. É ele quem nos guarda e nele somos mais que vencedores.
Descanse na certeza que o seu sustento material está nas mãos do Senhor e não nas suas. Se Deus chamou você como seu servo entenda que ele vai sustentar sua vida. Deus não prometeu apenas que sustentaria a mim, ou aos missionários que estão do outro lado do mundo. Ele disse que cuidaria de todos aqueles que são seus discípulos e cumprem o seu papel no Reino de Deus. Ele pode fazer isso pelos meios naturais como o seu trabalho, como pode sustentar a sua vida por meios sobrenaturais. Por isso o salmo 127.2 diz: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”. Seu sustento não depende do seu esforço, mas depende daquele que disse que assim como ele cuida dos pássaros e dos lírios dos campos, ele também cuida de nós.
Entenda também que o sustento que você recebe do Senhor não é apenas para seu próprio deleite e para que sua fé seja fortalecida. Mas ele deve servir para que Deus seja glorificado. Mas como você pode fazer isso? Como Deus pode ser glorificado em seu sustento? Quando você mostra para aqueles que não conhecem a Deus que a sua fé não está depositada das coisas desse mundo, que a sua fé não está depositada nos ídolos que eles pensam que garantem uma vida boa para eles. Quando você mostra que não é no seu trabalho e no esforço que está o seu sustento, mas no Senhor. Que mesmo que não exista mais trabalho ou emprego, o Senhor vai continuar sustentando a sua vida. Quando as pessoas verem que é em Deus que está a sua confiança, o Senhor será glorificado por essas pessoas.
Outra lição que Elias nos ensina é que Deus prometeu que nos daria aquilo que era necessário e não o superficial. Rev. Augustus Nicodemus brinca dizendo que o Senhor nos prometeu pão de cada dia e não o pudim de cada cada dia. Que nós podemos receber algum conforto e fartura neste mundo, mas não devemos nos acostumar a isso, pois o Senhor nos prometeu que nos daria aquilo que é necessário e isso deve nos bastar. Deus não nos chamou para viver uma vida boa nesse mundo, ele nos chamou para viver uma vida boa no porvir.
Devemos descansar na providência de Deus na certeza de que ela nos dirige de acordo com seus propósitos, e não de acordo com os nossos. Elias ficou sem água porque Deus o levaria para outro lugar para cumprir seu propósito. Em alguns momentos o Senhor vai tirar das nossas vidas algumas coisas que nos são caras, não porque ele não nos ama, ou porque está nos castigando, ou porque nos abandonou, mas porque ele tem propósitos em nossas vidas. Essas situações servem pra nos mostrar que todas as coisas cooperam “para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Portanto, devemos descansar e ser guiados alegremente pela vontade de Deus.
APLICAÇÃO FINAL
APLICAÇÃO FINAL
1. Tenho um desafio para você que é um crente em Jesus Cristo, mas tem vivida uma vida de comodismo, sua relação com o Senhor e sua igreja se resume a vir ao templo uma vez por semana, voltar para sua vida normal e não tem se empenhado em nada pelo Reino de Deus. Você que tem sido covarde e não feito nada enquanto os homens vivem uma vida de pecados, zombam de Deus. Hoje o Senhor te convida a assumir o compromisso de ser um verdadeiro discípulo dele, a abandonar essa vida cristã confortável e viver pela pregação do Evangelho. A pregar para seus parentes, amigos, conhecidos, a falar em toda oportunidade que os pecados dessas pessoas as levará ara a condenação eterna, mas Deus pode salvá-las de seus pecados e oferere a todos oportunidade de que se arrependam . Essa é sua tarefa e responsabilidade!
2. Quero também encorajar a você que tem passado por dificuldades por ser um servo de Cristo e por levar a Palavra do Senhor, talvez perdendo a amizade das pessoas, a aceitação em sua família, o respeito da sociedade, talvez até o emprego por falar a verdade aos seus colegas e patrões. Você que tem sido zombado, que tem passado por privações e dificuldades. Guarde uma certeza dentro do seu coração: A sua vida está nas mãos de Deus e ele está cuidando de tudo, nada vai faltar. Você pode não viver uma vida confortável, mas o Senhor vai suprir cada uma das suas necessidades em Cristo Jesus. Por isso descanse nele!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Comecei essa mensagem falando sobre um homem chamado John Knox, a quem Deus levantou para pregar contra os pecados de sua geração. Um homem simples, sem muita apararência ou eloquência, mas Deus abençoou o ministério desse homem de Deus que não se calou quando o pecado reinava, ele continuou pregando, Maria da Escócia caiu do poder e toda Escócia se transformou em uma nação totalmente presbiteriana.
Deus não precisa de homens com grandes talentos, poder humano, força ou aparência. Ele apenas quer homens e mulheres a quem ele pode usar com o poder do seu Espírito para ser uma voz profética nessa geração perversa dos nossos dias.