Espirito Santo

Trindade  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript

Espirito Santo: O que ? Quando ? Por que ? E como ?

Intro: Ontologia

Pois bem, quando a teologia ela vem a ser construida, e imagine teologia aqui como um grande construção civil, um muro talvez, cada peça precisa ser posta uma a uma, até que toda a teologia seja construida como um todo. No entanto, como regra geral, a primeira pedra a ser posta em uma construção teologica, e talvez eu possa dizer que a mais importante por que todas as outras vão derivar dela, pode ser chamada de ontologia divina.
Do que se trata ontologia? E o estudo do ser. Logo temos o estudo do ser Deus de Deus.
E por que este é o tema mais importante de uma teologia de forma geral? Por que como já dizia Agostinho, “Um pequeno erro no inicio sentencia toda a construção ao fracasso.
Dai a importancia de entendermos muito bem o ser de Deus, e quando trabalhamos as pessoas da trindade, estamos construindo esse conhecimento. Quando eu entendo quem Deus é, ou sou capaz de compreender o que Ele faz, e assim aprendo o que é verdade, como eu devo me comportar frente a essa verdade.
O problema de nossa fé pode ser por que não temos essa construção, a gente pega pronto, mas não ta enraizado.

a) Espírito Santo - O que?

E hoje, teremos o privilegio de trabalharmos um pouquinho mais sobre o ontologia, ou seja o estudo do ser do Espirito Santo.
trazendo conciencia do pecado - João 16:8 - A conciência da pecaminosidade propria é indispensavél para a aceitação da justiça de Cristo. Não adianta pregarmos a um mundo que Cristo tem algo a nós oferecer se o Espirito não os convence dessa nescessidade, é como um bom vendedor, para que ele alcanse esse status ele precisa aprender a imprimir a nescessidade daquilo que ele esta oferencendo, e esse convencimento é realizado atravez do Espirito Santo.
Isso é reconfortante pois enquanto pregamos não precisamos temer, é Ele que faz a obra.
Filipenses 2.13 Tudo de bom que nasce no pensamento humano tem origem divina. Sabe a ansia da culpa? Ou a conciência pesada? Ou ainda a vontade da parte do homem de estar perto de Deus? Pois bem, olha comigo de onde ela provem.
o papel do Espirito Santo torna o sacrificio de Cristo acessivel para nós. Sem o Espirito em nossa vida, a graça se torna inalcansavel.
“[…] Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, […]” Tito 3.5

b) Espírito Santo - Por que ?

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas…” Atos 1.8 A unica esperança para que o ser humano seja atuante se encontra nele ser possuido pelo Espirito Santo, caso ao contrario este não seria salvo, muito menos um crente funcional, que possa desenvolver qualquer papel para o crescimento do Reino de Deus.
A esta atuaçaõ especial do Espirito Santo para edificação do cidadãos do reino de Deus, Paulo denomina de dons do Espirito Santo, no qual ele também acrescenta que esses dons não são concedidos sem motivo, mas “visando um fim proveitoso (1 Coríntios 12:7)
Ou seja, não somos nós que escolhemos os dons é o Espirito que nós escolhe segundo lhe apraz
Diversidade de dons - é so cantar e pregar? Não é não irmão.
E estes servem para edificação da igreja e obra de Deus, não do homem.
Visões sobre o carro, a moto, o dinheiro (…)

c) Espírito Santo - Quando ? (Depois por a chuva serodia)

O Espírito Santo não iniciou Sua obra por ocasião do Pentecostes. Desde Gênesis 1:2, Ele é inúmeras vezes mencionado no Antigo Testamento. Deus já prometera aos israelitas após o êxodo: “O Meu Espírito habitará no meio de vós” (Ageu 2:5). E, mesmo antes do Pentecostes, Cristo afirmou a Seus discípulos: “o Espírito da verdade… habita convosco e está em vós” (João 14:17).
E para que essa atuação ocorra 4 requistos devem ser considerados.
Em primeiro lugar, é necessário arrepender-nos dos nossos pecados: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).
Em segundo lugar, é necessário crermos: “a fim de que recebêssemos pela fé o espírito prometido” (Gálatas 3:14).
Em terceiro lugar, é necessário que obedeçamos toda a vontade de Deus como expressa em Sua Palavra: “… o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que Lhe obedecem” (Atos 5:32). “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16). “Dar-vos- ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36:26 e 27).
Em quarto lugar, é necessário que perseveremos em oração: “… o Pai celestial dará o espírito Santo àqueles que Lho pedirem” (Lucas 11:13). “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (Atos 4:31).

d) Espírito Santo - Como?

Nesse ponto, vale lembrar que Não são apenas manisfestações verdadeiras do Espirito Santo as manifestações que ocorrerão. Queria te trazer a memoria aquele momento no qual conduzido por Deus Moisés é levado a presença de faraó e lá realiza sinais para demonstrar a atuação de Deus ali, no entanto não todos mas alguns desses sinais são replicados por aqueles que se contrapoz a Deus (Êxodo 7:11), pois bem Paulo então nos afirma que operações prodigiosas como ess voltam a acontecer. Cristo também, com o Seu olhar profético, declarou que nos últimos dias surgiria um grande movimento de simulação da verdadeira obra do Espírito Santo: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos” (Mateus 24:24).
Muito embora um cristão que seja cheio do Espírito Santo possa receber poder para operar milagres, como ocorreu com os apóstolos por ocasião do Pentecostes, não é esta a evidência decisiva de alguém possuir o Espírito Santo na vida. Precisamos lembrar, que os profetas do inimigo também atuam de forma semelhante.
Como prova disso temos João Batista, que mesmo vivendo sem apresentar nenhum milagre sobrenatural, viveu de forma suficiente para Cristo dizer que nascido de mulher não houve niguem maior do que este.
Ou seja, não ter este ou aquele dom, não é prova de que alguem não tem o Espirito.
Por outro lado, acusar um irmão por que Ele não tem determinado dom é obviamente um sinal de que aquele individuo não é possuido pelo Espirito.
Nesse ponto, nós tmabém ja entendemos que a inciativa para salvação do homem vem de Deus, é Ele que nos busca, não o homem que busca a Deus. Logo, independete dos sinais para Sua aceitação o que precisamos fazer para receber essa atuação do Espirito Santo, é permitir que Ele atue em Nós.
Afinal qual é a verdadeira evidência de que alguém possui o Espírito Santo? Na verdade, a evidência da presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa “é tão ampla quanto a Sua obra”. Cristo disse que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:20).
“o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22 e 23). Portanto a evidência concreta é o fato de sua vida ter sido transformada de acordo com o padrão divino, procurando conhecer e viver em conformidade com “toda a verdade”, pois esta é a obra do Espírito Santo.
Ellen White -
“todos quanto anseiam ter semelhança de caráter com Deus, serão satisfeitos. O Espírito Santo nunca deixa sem assistência a alma que está olhando a Cristo. …Se o olhar se mantiver fixo em Jesus, a obra do Espírito não cessa, até que a alma esteja conforme a Sua imagem”. - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações. p. 285.
“não há limites à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o próprio eu, oferece margem à operação do Espírito Santo na alma, e vive uma vida de inteira consagração a Deus”. - Ibid., p. 227
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.