SAUDADES DO LUGAR DE ADORAÇÃO
Notes
Transcript
SERMÃO DO CULTO DE ORAÇÃO
TEMA: SAUDADES DO LUGAR DE ADORAÇÃO
PROPOSIÇÃO: EXPRESSANDO A SAUDADE DO LUGAR DE ADORAÇÃO.
TEXTO: SALMOS 84
INTRODUÇÃO:
Boa noite, meus irmãos e amigos que acompanham nosso culto.
Esse é o culto da PRIMEIRA IGREJA BATISTA REGULAR ESPERANÇA na cidade de Sobral no estado do Ceará.
Esse é o momento em que nós dedicamos a pregação da Palavra do Senhor. Estávamos na expectativa de poder realizar o culto de forma presencial hoje na nossa congregação, mas não foi possível devido a decisão do governo municipal.
Por conta disso continuamos com a transmissão de nosso culto pelo YouTube.
- - - O R A Ç Ã O - - -
Temos vivido uma época muito difícil para nós que somos cristãos. Temos sido privados de estar nesse local que escolhemos para ser nosso lugar de adoração.
Esse local de onde estou falando para vocês tem sido durante vários anos um local onde a Palavra de Deus tem sido pregada. Deste púlpito tem saído a mensagem que tem o poder e tem transformado várias vidas.
Os verdadeiros cristãos não estão contentes com a atual situação. Não estamos contentes em ser impedidos de nos reunir. O pior de tudo é saber que a política e a politicagem tem sido a voz dos nossos dias.
Tristemente temos que fazer cultos pela internet, mas a alguns meses atras tinha passeata dos candidatos, eleições, festinhas da vitória. O que mudou? A diferença é que com o aval do STF cada estado virou um país e cada cidade um império onde manda quem pode obedece quem tem juízo.
Infelizmente nós como igreja do Senhor ficamos no meio dessa confusão. Nosso desejo é só cultuar nosso Deus. Pregar a Palavra que Ele nos mandou pregar.
Estamos com saudade de cultuar no local que Deus mandou que congregássemos.
HEBREUS 10:25
Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.
O fato de nós congregarmos não é porque Deus só está na Igreja. O versículo diz que é congregando que “fazemos admoestações, ainda mais agora que vemos que o Dia do Senhor se aproxima”
Chega a ser um deboche, um acinte, um certo prefeito dizer que pode fechar a Igreja, porque Deus está em todo lugar, Deus é onipresente? Essa não é a questão. O fato de virmos a igreja não tem nada que ver com buscar a Deus.
Pensando nessa saudade que temos sentido de está no local de adoração quero convidar você ao Salmo 84.
LEITURA DO TEXTO BASE: SALMOS 84
Este salmo é um daqueles cânticos de romagem – cânticos de peregrinação – ou cânticos de romaria – eram assim chamados os cânticos que eram entoados enquanto o judeu se dirigia a Jerusalém até o templo para adorar a Deus.
É bem provável que tenha sido usado pelos peregrinos que se dirigem a Jerusalém quando chegavam à entrada do templo. Ali deviam cantar sobre seu intenso desejo de estar na casa do Senhor, e sobre a bênção sobre aqueles que fazem ali sua habitação. Este salmo é o primeiro do segundo grupo de salmos que são atribuídos aos filhos de Corá (Sl 84,85,87,88).[1]
Você tem sentido falta de estar com o povo de Deus adorando?
Pois bem o texto que vamos meditar nessa noite é um texto onde o salmista diz como era precioso para ele chegar ao local de adoração. Como eu disse esse era um cântico que era entoando enquanto se dirigia ao templo. Muitos destes Judeus só podiam ir ao templo uma vez ao ano – essa era uma obrigação que recaia sobre todo Judeu – ir pelo menos uma vez ao ano adorar em Jerusalém.
Esse cântico era entoado durante as longas jornadas que era feito em caravanas que andavam por dias até Jerusalém. Este Salmo, portanto mostra como era essa expectativa de um povo que está andando ansiando chegar logo ao templo e poder adorar a Deus.
Quero ver como você nessa noite: A saudade que o salmista tem em adentrar os átrios do templo e está em comunhão com Deus. COMO O SALMISTA EXPRESSA SUA SALDADE DE ADORAR A DEUS?
PROPOSIÇÃO: A SAUDADE PELO LUGAR DE ADORAÇÃO SE EXPRESSA QUANDO.
1. VALORIZAMOS O LUGAR DE ADORAÇÃO (VERSO 01).
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhordos Exércitos!”
O salmista expressa o valor que ele dá ao templo dizendo que esse lugar é amável. Dizendo que o lugar de adoração é objeto do seu amor. Certamente o salmista valoriza o fato de que agora ele pode estar nesse local.
Como eu disse muitos deles passavam muito tempo sem poder adorar no templo, mas aquele era o momento em que especialmente Deus poderia ser adorado pelo salmista.
É verdade que Deus pode ser adorado em qualquer lugar. É verdade que o nome do Senhor pode ser invocado em qualquer altar, mas aquela era a casa em que Deus se permite ser chamado, foi o local onde Deus permitiu construir para que o seu nome fosse invocado.
Observe comigo o que foi dito na oração de consagração do templo de Salomão: 1 REIS 8:27 ss
Nesse texto existe uma grande ênfase sobre o lugar de adoração.
Ore e adore a Deus em sua casa, ore e adore a Deus em seu trabalho, ore e adore a Deus quando você estiver em um leito de hospital, mas não me diga que o lugar é desprezível. Não me diga que Deus pode ser adorado de qualquer forma e de qualquer jeito que isso não é verdade.
Não cola a conversinha de que Deus é ONIPRESENTE.
O Deus onipresente disse ao Faraó que queria ser adorado no deserto.
O Deus onipresente disse para não deixar de congregar.
PROPOSIÇÃO: A SAUDADE PELO LUGAR DE ADORAÇÃO SE EXPRESSA QUANDO.
1. VALORIZAMOS O LUGAR DE ADORAÇÃO (VERSO 01).
2. O DESEJO DE ADORAR CONSOME NOSSO SER POR INTEIRO (VERSO 02).
“A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!”
O salmista compara seu desejo por estar comunhão com seu Deus com um desejo que chega a provocar um desfalecimento. Ele diz que sua “alma suspira que chega a desfalecer pelos átrios do Senhor”.
No SALMO 42:1, semelhantemente, o Salmista diz: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.”
Esse desejo consome o salmista de tal forma que o consome por inteiro. Consome sua alma, seu coração e seu corpo. O salmista como um todo está envido nesta adoração a Deus.
O verdadeiro adorador não tem Deus como um passa tempo de final de semana. A adoração a Deus consome de tal forma que o dia mais esperado por ele é o dia em que poderá se reunir com o povo de Deus em adoração. Para este adorador o culto não é enfadonho, as músicas não são arrastadas, a voz do pastor não dá sono.
Muitos de nós já perdemos aquela empolgação que tínhamos nos primeiros dias da nossa fé. Em muitos de nós aquela chama que um dia foi quente de querer está com o povo de Deus já não existe mais.
Muitos de nós vamos aos cultos apenas por obrigação, apenas porque sei que se faltar serei perguntado pelo pastor porque não tenho ido aos cultos. Não há mais aquele brilho nos nossos olhos, não há mais aquele viço que nos caracteriza nos primeiros dias em que encontramos Jesus.
Ah! como a PRIMEIRA IGREJA BATISTA REGULAR ESPERANÇA precisa correr para Jesus.
Ah! como nossa igreja precisa levantar desse sono que nos acomete.
Ah! quanto precisamos levantar desse vale de ossos secos.
Como diz nosso hino do Cantor Cristão: Ah! quanto carecemos do auxilio do senhor unidos supliquemos a Deus por esse amor.
É do Senhor que o cristão precisa. Mesmos sendo crente a nossa carência e necessidade de Deus não cessa. Nós nunca chegaremos a um ponto onde diremos: NÃO PRECISO MAIS DO SENHOR.
PROPOSIÇÃO: A SAUDADE PELO LUGAR DE ADORAÇÃO SE EXPRESSA QUANDO.
1. VALORIZAMOS O LUGAR DE ADORAÇÃO (VERSO 01).
2. O DESEJO DE ADORAR CONSOME NOSSO SER POR INTEIRO (VERSO 02).
3. RECONHEÇO QUE O LUGAR DE ADORAÇÃO É UM ABRIGO SEGURO (VERSO 03)
“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus Altares, Senhordos Exércitos, Rei meu e Deus meu!”
Salmista conclui esse parágrafo do Salmo fazendo uma constatação que é do nosso conhecimento: O LUGAR DE ADORAÇÃO É PARA NÓS UM ABRIGO.
O salmista compara que assim como um pardalzinho pode encontrar um lugar seguro onde ele constrói seu ninho, onde ele põe seu filhotes em segurança, aquele que é de Deus encontra o seu abrigo no lugar de adoração.
Eu oro em minha casa, mas quando eu oro aqui tem algo diferente. Aqui eu sei que Deus já operou muitos milagres, aqui eu sei que Deus já salvou muitas pessoas e isso me dá um animo. Isso enche minha alma de esperança. Porque eu sei que este lugar foi separado para adoração portanto aqui não é qualquer lugar. Aqui é o lugar que nós nos encontramos para render graças a Deus.
Aqui não é um lugar místico. Não um lugar onde Deus atende orações mais do que em outros, mas aqui é o lugar que Deus nos tem permitido separar para sua inteira adoração.
Você tem saudade de estar cultuando seu Deus nesse lugar?
Peça a Deus para que logo, logo nos seja dado a oportunidade estar reunidos novamente. Porque este é o lugar de fazermos admoestações tanto mais quanto temos visto que o Dia do Senhor se aproxima.
CONCLUSÃO:
PROPOSIÇÃO: A SAUDADE PELO LUGAR DE ADORAÇÃO SE EXPRESSA QUANDO.
1. VALORIZAMOS O LUGAR DE ADORAÇÃO (VERSO 01).
2. O DESEJO DE ADORAR CONSOME NOSSO SER POR INTEIRO (VERSO 02).
3. RECONHEÇO QUE O LUGAR DE ADORAÇÃO É UM ABRIGO SEGURO (VERSO 03)
[1]Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 307–308). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.