Deus vai escrever uma nova história em sua vida.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript
TEXTO BÍBLICO:
AUTOR: Maykon Oliveira
INTRODUÇÃO
Deus vai escrever uma nova história em sua vida (Rute)
O livro de Rute
Introdução: O livro de Rute tem seu contexto nos dias em que os Juízes reinavam. Os juízes foram pessoas que Deus levantou para Proteger e guiar o povo.O “Período dos Juízes (ca. 1200–1020 a.C.) – o tempo entre a morte de Josué (Jz 1.1) e a coroação de Saul (1Sm 10) – como sendo uma era de terrível caos social e religioso. O livro de Juízes está cheio de invasões violentas, religião apóstata, ilegalidade desordenada e guerra civil tribal.
Ouve uma grande fome em Belém, (Belém siginifica casa do pão) Beyth Lechem, בית לחם Belém = “casa do pão (alimento)” Uma família, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malon e Quilion, saíram de Belém, a casa do pão para ir para Moabe. Essa cidade Esse topônimo, que provavelmente significa casa do pão (ou do alimento), refere-se à cidade que fica cerca de nove quilômetros de Jerusalém, no território de Judá. Moabe era a cidade rival do povo de Deus.
Significado dos nomes: Elimeleque: Meu Deus é Rei
Noemi: Formusura/meu deleite
Malon: Doente
Quilion:Desfinhamento/desfaleciemento
1- A família sai para Moabe (Moabe representa o mundo)
O verbo “sair” sinifica não precisamente morar e sim ficar um período de tempo, mas eles foram se instalando e aos poucos fixando sua morada. Eles começaram a morar nesta terra e seus filhos casaram com mulheres Moabitas, os nomes era Órfã e Rute e ficaram quase 10 anos morando lá. Morreu seu marido Elimeleque, logo depois morreram seus dois filhos. Que tristeza!

1 A TRAGÉDIA

1.1 NOEMI E SUA FAMÍLIA DEIXA A CASA DO PÃO
A- Vs. 3-5 - tragédia.
Tirou sua família da terra dos vivos para viver num lugar de morte e esterilidade (Malom e Quiliom não geraram filhos).
Em uma cultura de predominância machista, onde a mulher é totalmente dependente da força masculina, as três mortes causaram desamparo para Noemi v. 5.
Uma família saiu em busca de comida, alimento, alento para sua família e encontrou a morte a sepultura! Cadê seu Deus agora? Como Belém é chamada casa de pão se o Deus deixou faltar o pão, o alimento? O nome do seu esposo é: Deus é meu Rei e esse Rei deixa falta alimento para seu povo?

1.2 A teologia do sofrimento

5 vezes Noemi remete ao Senhor o sofrimento.
1- “O ter o SENHOR descarregado contra mim a mão” -v 13
2- “grande amargura me tem dado o todo poderoso" v.20
3- “O SENHOR me fez voltar pobre"- v.21
4- “SENHOR Se manifestou contra mim”
5- “O Todo-Poderoso me tem afligido"- v.21.
C- O por quê sofremos?
1- Para que algo seja corrigido em nós- 1Pedro 1:6,7
2- Para sermos instrumentos para a glória de Deus- João 11:4
Agora ela resolve voltar com suas duas noras e no meio do caminho começa o choro, o lamento e Noemi pedi para suas noras voltarem para casa.
Noemi faz apelos desejando felicidade e uma vida prospera a elas. Então ela tenta impressionar Órfã e Rute, pois elas estavam insistindo em acompanha-la, ela diz: Cap. 1:13 “O ter o senhor descarregado a mão conta mim” essa expressão é forte devido ao uso dela no contexto bíblico. Como clímax do argumento, suas palavras finais apresentam forte acusação contra o próprio Deus: Realmente, a própria mão de Yahweh atacou-me! Para efeito retórico, esta declaração pode fazer jogo de palavras em cima de duas expressões bem conhecidas do auditório. No AT, a “mão de Yahweh” simbolizava o irresistível poder de Deus que, por exemplo, desbaratou os filisteus (1Sm 5.9,11), capacitou o temível Elias (1Rs 18.46) e consolou o perturbado Esdras (Ed 7.9,28). Para expressar oposição, a expressão comum era “a mão de Yahweh estava contra” tal e tal inimigo (yaḏ-yhwh hāyeṯâ be; Êx 9.3; Dt 2.15; Jz 2.15; 1Sm 24.14; etc.) A substituição de “saiu” (yāṣe’â) por “foi”, porém, parece enfatizar a agressão de Yahweh no caso de Noemi. Aos olhos de Noemi, Yahweh atacou-a como seu inimigo!
Depois dessa declaração órfã se despediu, porem Rute “se apegou a ela”. Então Noemi tentou convencê-la porem Rute foi segura. Rute seguiu o Deus de Noemi, deixou tudo para traz,

2.2 A CONVERÇÃO DE RUTE

D- A conversão de Rute
Oque Rute precisou deixar?
Os seus pais – 1:8
A sua terra- 1:7; 2:11
Os “seus deuses"- 1:15.
Sua cultura e seus costumes
O testemunho de Noemi impactou A vinda de Rute.
O Deus principal de Moabe era “quemos”
Eles sacrificam crianças, eram idolatras
Foi desse contexto que Rute saiu, da idolatria para servir ao Deus de Israel.
Quando Chegaram em Belém chamaram a atenção da vizinhança, Noemi saiu de Belém rica, ditosa, com bens e com sua família agora volta sem nada. E as mulheres, suas amigas perguntaram não é essa Noemi “Formosura”? Então ela responde não me chame de Noemi e sim de Mara “Amarga”, novamente Noemi ataca Deus. Ela usa o nome do Deus todo poderoso, “El Shadday” o Deus que exerce seu poder contra o adversário. Noemi coloca a culpa da perda de sua família, sua pobreza em Deus.

2 O PARENTE CHEGADO

2.1 CARACTERÍSTICAS DO PARENTE CHEGADO

A- O resgatador do parente mais próximo.
Suas obrigações eram:
B- Comprar de volta a propriedade que o parente chegado havia vendido- Lv. 25:25; Jr. 32:7.
C- Resgatar um parente que havia se vendido como escravo- Lv. 25:48,49
D- Vingar o sangue de um parente chegadi morto por algum inimigo- Núm. 25:19
E- Casar-se com a viuva sem filhos
Noemi tinha um parente chegado, parente de seu marido. Rute Pedi a Noemi para ir ao campo apanhar espigas, e ela diz que apanharia as espigas de onde o dono favorecer, A nora permite e ela vai.
Ela entra em um campo e sem querer ela entra no campo de Boaz esse que era parente da família do falecido Elimeleque. Quando Boaz chegou de Belém ele percebeu que ali havia uma linda jovem.
Boaz Se interessa por Rute.
Ele pergunta aos seus segadores de onde era ela. Os segadores respondem dizendo que ela veio de Moabe e estava com sua sogra Noemi.
Boaz aprecia Rute e pedi para ela ficar e colher espigas no seu campo, Ele mostra interesse por Rute.
Ela pergunta por que ele está tratando ela dessa forma se ela era estrangeira?
Rute 2.10–11 (RA): Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira? 11 Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias.
Noemi busca refugio em Moabe/ Rute Busca refugio no Senhor Deus
Muitas vezes na hora da crise buscamos resolver os nossos problemas com os amigos, em outro lugar sendo que a pessoa que pode resolver os nossos problemas está do nosso lado, Jesus Cristo.
No verso 13 Boaz toca o coração de Rute, logo em seguida Boaz dá ordem para que os seus servos permita que Rute colha espigas, ela colhe até a tarde. Chegando ela em casa, quando Noemi viu toda aquele alimento perguntou: Onde você colheu tudo esse alimento? Onde trabalhaste? Então Rute contou o nome da benção (boaz).
A sogra experiente logo percebeu o interesse do coroa, do pretendente.
Ela também percebeu que ele era parente e podia suscitar o nome do falecido.
A expressão parente chegado/Resgatadores

3 O GRANDE PLANO

Capitulo 3 O plano de Noemi
Noemi entendeu 3:1 Ela pedi para Rute se embelezar, tomar banho, passar um perfume, colocar o melhor vestido, ficar bem arrumada, e Noemi pedi para ela pedir Boaz em casamento através de um ritual.
Ela pedi para Rute descobrir os pés de Boaz.

3.2 você é resgatador

O ato de estender á capa era pedir em casamento. “você é resgatador” No verso 9 No momento exato em que se espera que Boaz instrua Rute (cf. v.4), ela deu ordem a Boaz: Estenda o canto de seu manto sobre sua serva. Que a expressão idiomática (pāraś kānāpʽal) significa “casar” é evidente por seu uso em Ezequiel 16.8
A natureza do resgatador
Ø O resgatador era um parente chegado. Lv. 25:25, 47-49:Rt. 2:20 12.
Ø O resgate era feito quando o resgatador comprasse algo para o seu parente- Rt. 4.4, 8-9.
Ø O resgatador casava com a viúva do parente chegado- Rt. 4:5, 9-10
Boaz agradece por Rute pedir ele em casamento, ela não foi á procura de um jovem.
Mas no verso 12 aparece um outro resgatador, o primeiro.
No verso 18 Rute percebe que a decisão de Boaz está tomada, o plano deu certo.
Existe decisões que deve ser tomada na hora, nada de deixar para depois.

4 PROCEDIMENTO LEGAL EM UM CASAMENTO

4.1 Assentou a porta da cidade ""4 o tribunal

. Porta da cidade= Aqui os profetas mais tarde dirigiram a palavra a reis e homens do povo (1Rs 22.10; Jr 17.19,20; 36.10) e Esdras leu a lei ao Judá pós-exílico (Ne 8.1,3). Mais importante, era o tribunal de justiça – o lugar público onde oficiais se sentavam para administrar justiça e, como aqui, para supervisionar transações legais. Boaz assentou-se ali pronto para negociar. era o lugar onde transações legais ocorriam.
Anciãos: Rute 4.2 (CAT Ru): Com a outra parte presente, a prioridade seguinte de Boaz foi reunir um quórum legal para os procedimentos. Os anciãos da cidade formavam o corpo regente que governava os negócios numa comunidade local como Belém (Jz 8.14,16; 1Sm 11.3). Esse corpo era o descendente judicial dos anciãos tribais pré-assentamento, a reunião dos cabeças de famílias que governavam Israel (Êx 4.29; 12.21; Dt 31.28; etc.), mas sua composição verdadeira em tempos mais tardios é incerta. O AT prezava a sabedoria dos anciãos especialmente, como sendo tesouro (Ez 7.26; 1Rs 12.6–11; Jr 26.17), sabedoria que pr5ovavelmente incluía conhecimento de processos e precedentes legais.
Sua autoridade se estendia a julgamentos de homicídio (Dt 19.12; 21.1–9; Js 20.4), disputas sobre virgindade (Dt 22.15), asilo (Dt 19.11,12; Js 20.1–6) e casamento levirato (Dt 25.5–10). Aqui neste caso foram convocados para ratificar o acordo de direitos de resgate familiar (Rt 4.9,11).
Rute 4.5 (CAT Ru): A história agora se achava em seu ponto crítico. O auditório esperava que o parente se voltasse para as testemunhas e declarasse formalmente sua redenção da propriedade (cf. v.9). No instante tenso antes de falar, no entanto, o próprio Boaz interpôs uma palavra – o fator crucial, segundo esperava. Ele converteu o consentimento do homem (v.4b) em uma condição (Ora, no dia em que você comprar a propriedade da mão de Noemi) o que, se feito, levava junto uma estipulação adicional: também Rute [note vocabulário e posição enfáticos]… você por este intermédio compra. Impressionante é que Boaz especificou sua nacionalidade (a moabita, cf. v.10; 2.2,21), provavelmente mais por precisão legal do que para afastar o parente possivelmente preconceituoso. Mais importante, ele apresentou Rute como ’ēšeṯ hammēṯ (esposa do falecido), possivelmente outro termo técnico legal. À vista do v.3, esta identificação efetivamente tornou Rute viúva de Elimeleque, i.e., alguma espécie de substituta aceita legalmente por Noemi com respeito ao propósito que está para ser declarado (ver mais abaixo). Em suma, Boaz informou ao parente que Rute vinha junto com a propriedade. Se ele a comprasse, ele automaticamente a comprava
A vida além da morte do israelita dependia de ele ter descendentes existindo na propriedade ancestral. Sem eles, ele cessava de existir. “Levantar o nome do falecido”, então, era prover um herdeiro para conservar os mortos em existência na propriedade ancestral (sobre sua herança). Portanto, o propósito aqui não era simplesmente reter a terra ou cuidar de Rute, mas assegurar que a linhagem familiar de Elimeleque sobrevivesse.
. O resgatador
Ele laborou um plano
Se comprasse a terra deveria levar Rute no pacote. Ele usou o sentimento, não havia sentimento por parte do fulano, o fulano comprando a terra e casando com Rute, ele teria um filho com ela e esse menino seria o erdeiro de tudo, suscitar o nome do falecido da família de Noemi.
A- Resgatador
O fulano fez a escolha errada.
Por isso ele deixou de ter seu nome gravado na história.
Deixou de assumir um compromisso.

APELO 1 O casamento foi preparado por Deus. Rute esperou em Deus, Deus abençoe ela Rute tinha amizade verdadeira, amizade cristã , pessoas que se preocupava com ela. Não ouvi intimidade física, relação sexual antes do casamento. Sexo antes do casamento esta sob o juízo de Deus Tessalonissenses 4:3-8 Provérbios 6:32 Aqui vemos um relacionamento puro, respeitoso, dentro das perspectivas divinas. Os vestidos das noivas estão cada vez mais alvos e a pureza das mulheres cada vez mais rara, os cabelos das mulheres estão cada vez mais longos e o casamento cada cada vez mas curto

Foi um casamento apoiado pela família. Na área de namoro o jovem deve obedecer pai e mãe Esse casamento foi alvo da devoção da família Foi um casamento público foi um ato público e legal. Casaram com as leis vigente do país. Quando você se deparar com um menino por aí bata continência para ele, você está diante de um menino que Deus levantou para fazer uma grande obra Lições: você tem um grande valor para Deus O casamento é uma grande benção dentro das perspectivas divinas Os filhos são presentes de Deus O melhor de Deus ainda esta por vim.
Rute teve o seu nome escrito na genealogia.
A caminhada para a glória não é uma estrada reta e sim cheia de curvas.
O melhor de Deus ainda esta por vim.
Deus que escrever uma nova história em sua vida, O senhor tem planos para você.
Related Media
See more
Related Sermons
See more