No Senhor me Refugio - Salmo 11

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript
OBJETIVOS: Até o final o ouvinte deverá (saber, sentir, fazer):
1.
2.
3.
Texto Bíblico: Salmo 11
Introdução - v. 1-3

1 No SENHOR me refugio.

Como dizeis, pois, à minha alma:

Foge, como pássaro, para o teu monte?

2  Porque eis aí os ímpios, armam o arco,

dispõem a sua flecha na corda,

para, às ocultas, dispararem contra os retos de coração.

3  Ora, destruídos os fundamentos,

que poderá fazer o justo?

O salmo 11 foi escrito quando Saul estava perseguindo Davi, em primeira Salmuel capítulo dezoite e dezenove fala da amizade de Jônatas para com Davi. Saul retorna com seu exército após ferir os filiteus, as mulheres de todas as cidasdes de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores com júbilo e com instrumentos músicais.
As mulheres cantavam Saul matou mil e Davi dez mil, Saul não gostou nada disso, então ele pensou, vou espetar Davi na parede. Agora ele atira por duas vezes sua lança em Davi, qual se esquiva as duas.
Saul oferece sua filha mais velha para casar-se com Davi, com a condição de ele ser soldado valente e fiel a Saul, lutando nas batalhas de Deus o Senhor. Porém na época de Merabe ser dada em casamento ela foi entregue a Adriel, da cidade de Meolá.
Saul ficou sabendo que sua outra filha Mical apaixonou-se por Davi, isso o deixou contente, então ele decide dar a Mical em casamento para Davi. Saul encontrou uma armadilha para conseguir matar Davi, a Mical seria perfeito para cumprir seu desejo de matá-lo.
Saul tinha planejado isso porque assim Davi seria morto pelos filisteus. Saul condiciona o casamento a morte de cem filisteu, como vingança contra os ininogos dele. Os oficiais contaram a Davi o que Saul tinha dito, e ele ficou entusiasmado com a idéia de ser genro do rei.
Antes do dia marcado para o casamento, Davi e os seus soldados foram e mataram duzentos filisteus. Aí Davi levou ao rei os prepúcios dos filisteus mortos e os contou na presença dele, para que assim se tornasse seu genro. Então Saul deu a sua filha Mical em casamento a Davi. Saul viu e reconheceu que o Senhor estava com Davi e que a sua filha Mical o amava. Por isso, ficou com mais medo ainda de Davi e pelo resto da sua vida foi seu inimigo.
Saul conta ao seu filho Jônatas e a todos os seus oficiais que ele planejava matar a Davi, porém seu filho era o melhor amigo de Davi, e por isso ele conta o plano de seu pai a Davi.
Todas as vezes que os exércitos filisteus saíam para lutar, Davi conseguia mais vitórias do que todos os outros oficiais de Saul e assim ficou muito famoso.
A bíblia nos relata que o Senhor não estava mais com Saul, mas estava com Davi, qual Saul tem ciúmes e passa a inverjar Davi, com isso começa a persegui-lo para matá-lo.
O este Salmo abre e fecha com uma nota de confiança: “No Senhor me refugio … o Senhor é justo.”
As palavras iniciais fornecem o tema do salmo – No Senhor me refugio. Em sua situação crítica, os amigos vieram aconselhá-lo. Sua sugestão é que ele fugisse ou escapasse como uma ave para um esconderijo nos montes. O verbo é plural, daí talvez seus amigos e associados tivessem a intenção de fugir também. A designação “seu monte” tem sido tomada por alguns para indicar um refúgio bem conhecido previamente usado por Davi.
A idéia da ave fugindo se estende desde o versículo 1, e agora a imagem é a de um caçador que vai após as aves com seu arco como descrito no segundo vesículo.
Em outro lugar, os perversos são também descritos como um arco preparado exemplo em Salmo 37.14. A linguagem de fuga para os montes com o fim de escapar pode bem ser um reflexo do conselho dado a Ló descrito em Gênesis 19.17, também no sexto versículo salmo. Os ímpios estão sempre prontos a atirar suas flechas certeiramente sem serem vistos.
Havia tanta sublevação, que até mesmo os princípios fundamentais da sociedade estavam sendo abalados. Já não mais havia verdade nem justiça.
Davi estava sendo perseguido por Saul. Mas ele não se deixou abalar pelo medo. Davi triunfou sobre o medo, mas quias razões levaram Davi a triunfar sobre o medo.

1. Senhor está no seu santo templo. v. 4

4  O SENHOR está no seu santo templo;

nos céus tem o SENHOR seu trono;

os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens.

Deus está no controle de todas as coisas, Ele conhece nossos inimigos e suas estratégias.

2. O Senhor põe à prova ao justo e ao ímpio. v. 5-6

5  O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio;

mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina.

6  Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre,

e vento abrasador será a parte do seu cálice.

3. O Senhor é justo. v.7

7  Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça;

os retos lhe contemplarão a face.

Conclusão

Aplicação

Related Media
See more
Related Sermons
See more