Antropologia bíblica

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente
Introdução: Quem é você? Como definir o homem? “Conhece-te a ti mesmo”. - Sócrates
O homem de acordo com: Aristóteles: “o homem é um animal político” Rousseau: “o homem é bom por natureza, a sociedade o corrompe”. Schopenhauer: “o homem é um macaco cego que carrega nas costas um macaco aleijado que enxerga”. Nietzsche: “o homem é algo que deve ser superado”. Jean-Paul Sartre: a existência precede à essência”. Maquiavel: “o homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom”.
De acordo com Gn 2.7
1. O homem foi formado.
2. O homem foi formado à imagem e semelhança de Deus.
3. O homem foi formado do pó da terra.
4. O homem depende do agir de Deus para ter vida.
5. Nephesh hayiah
João Calvino: Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles precede ao outro, e ao outro origina. Em primeiro lugar, visto que ninguém pode sequer mirar a si próprio sem imediatamente volver o pensamento à contemplação de Deus, em quem vive e se move [At 17.28], por isso longe está de obscuro o fato de que os dotes com que somos prodigamente investidos de modo algum provêm de nós mesmos. Mais ainda, nem é nossa própria existência, na verdade, outra coisa senão subsistência no Deus único.
Santo Agostinho: Fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não descansar em ti.
Definição do homem: o homem, por definição, é a imagem e semelhança de Deus (Bavinck). O homem não “porta” ou “tem” a imagem de Deus. Ele é a imagem de Deus.
O homem é uma criatura
O homem não pode ser Deus, pois é criatura. O conhecimento disso nos traz à obrigação de humilhação.
O propósito de nossa criação: glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.
Como a vida provém de Deus, Deus se revela a todos os homens. Nenhum ficará inescusável, pois Deus se revelou a todos os homens (Romanos 1). A dureza do coração do homem é que o condena.
Deus é narcisista por exigir adoração dos homens?
Devemos ser gratos a Deus por Ele nos permitir participar da adoração a Ele.
O homem foi formado à imagem e semelhança de Deus
O homem foi formado com responsabilidades morais.
Sendo todo ser humano a imagem de Deus, todas as vezes que humilhamos, desconsideramos ou destruímos um ser humano, é a imagem de Deus que estamos prejudicando, e, portanto, o próprio Deus. (Aborto, roubo, adultério, assassinato ou qualquer ação que fira um homem).
A negação da caridade é uma ofensa a Deus. Mesmo um homem em seu pior estado de degradação, é a imagem de Deus. Uma pessoa que se abstém da caridade está pecando contra Deus.
Formado do pó da terra
De todas as criaturas de Deus, o homem é o único que Ele usou suas próprias mãos para criar.
Michelangelo levou 1 ano para esculpir a pietá. Deus esculpiu o homem em um dia.
Deus usou o material de sua criação para formar o homem. Cristo usou o mesmo material para restaurar o homem (João 9).
O pó da terra é sinal de humilhação para o homem. Não fomos criados do ouro ou da prata, nem do diamante, nem de qualquer pedra preciosa, mas do pó. Isso deve servir de um lembrete diário de que devemos ter nossa inteligência em humilhação.
O homem depende de Deus para ter vida
“e soprou em suas narinas”, o verbo soprar é o qal imperfeito.
Qal imperfeito caracteriza um verbo mais pela sua qualidade do que necessariamente pelo seu tempo. Ele mostra que Deus iniciou essa ação, mas que Deus ainda sopra em nós o fôlego de vida e continuará soprando.
“Se Deus existe, por que há tanta maldade no mundo?” O simples fato de estarmos respirando já é um ato de bondade de Deus, que não tem obrigação nenhuma de intervir nas consequências do pecado.
Enquanto Deus nos dá fôlego de vida, Ele está estendendo sua mão em misericórdia para nós, nos chamando ao arrependimento.
Nephesh hayiah
O homem não tem uma alma vivente. Ele é alma vivente.
Nephesh = garganta (cf. Salmo 42)
Basar, levav, ruach e nepheshSÃO nephesh.
Teologia da insuficiência: o homem era insuficiente antes da Queda. O homem depois da Queda passou a ser insuficiente e miserável. O homem tem agora uma dupla miséria: primeiro porque não reconhece sua insuficiência, e segundo porque se orgulha de sua pretensa autonomia, que só mostra o quanto ele é mais miserável ainda.
Conclusão
“Toda inteligência deve se curvar ante o conhecimento de Deus”. – Jonas Madureira
1. O autoconhecimento é necessário para o correto louvor de Deus, pois nenhum homem louvar a Deus a menos que entenda a necessidade de se humilhar.
2. O conhecimento do homem deve nos levar ao amor. Primeiro, amor a Deus por se fazer conhecido em nós, e depois amor ao próximo, pois este é a imagem de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more