Rumo à Vitória na Cidade Santa ( Marcos 10. 32-34)

Marcos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Introdução

Marcos 10.32–34 RCDN
E iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se, e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir. Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios. E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.
“Jesus Cumpriu sua missão.”
o que isso significa?
para tentarmos entender o quero dizer com "Jesus cumpriu sua Missão eu vos convido a olharmos o texto de Marcos 10.32-34 e encontrarmos três informações sobre a missão de Jesus.

I Missão de Autoconsciência (Mc 10.32)

Marcos 10.32 RC95
E iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir,

1. e iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles.

a. e iam no caminho.
Embora a indicação de tempo e lugar seja indefinida, a Páscoa parece estar se aproximando. Seria agora, talvez, o mês de março?
Novamente, a descrição de Marcos é mais gráfica e detalhada do que a de Mateus e Lucas. Ele está descrevendo a viagem de Pereia, via Jericó, em direção a Jerusalém. “Subindo para Jerusalém” (Jo 2.13; 5.1; 11.55; At 11.2; 25.1,9; Gl 2.1)
b. Subindo para Jerusalém.
Macarthur "Subindo para Jerulém. Da Pereia, via Jericó. Essa é a primeira menção de Jerusalém como o destino final de Jesus. Devido à altitude de Jerusalém (c. 750 m acima do nível do mar), os viajantes sempre falavam de subir à cidade, independentemente de onde eles estivessem no território de Israel."
c. Jesus ia adiante deles.
Ele, como o Bom Pastor, está à frente. Ele está liderando o grupo (Jo 10.4). Ele anda com passos firmes. Completamente decidido, volta o rosto para Jerusalém (cf. Lc 9.51). Lá, em Jerusalém, ele… deveríamos dizer “está indo morrer”? Sim, mas ainda melhor: ele está indo dar a sua vida (Jo 10.11, 15).
(Hendriksen, W. (2014). Marcos. (L. Ribeiro, Trad.) (2a edição, p. 438). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.)

2. E eles maravilhavam-se e seguiam-no atemorizados.

a. Atemorizados.
As coisas estão ficando muito sérias agora. A atmosfera é tensa. Os doze estão assustados. Assustados com o quê? Sem dúvida sobre a resolutividade de seu Mestre em avançar. Devia haver alguma coisa diferente na expressão de Jesus – seu olhar, sua maneira de andar – que explique esse assombro. Aqueles que pertenciam ao círculo maior de seguidores (veja Lc 6.13; 10.1) estavam com medo. Tendo em vista João 9.22; 11.8,57, sua consternação e alarme são compreensíveis. Ir para Jerusalém na companhia de Jesus é arriscado.
(Hendriksen, W. (2014). Marcos. (L. Ribeiro, Trad.) (2a edição, p. 438). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.)

3. Tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir.

a. Tornando a tomar cosigo os doze.
b. começou a dizer-lhes as coisas que lhe devim sobrevir.
como já disse é a terceira vez que Jesus, no Evangelho de Marcos, fala sobre sua morte. ma dessa vez Ele nos dá mais detalhes.
A primeira vez foi em
Marcos 8.31 RC95
E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria.
a segunda em
Marcos 9.31 RC95
porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens e matá-lo-ão; e, morto, ele ressuscitará ao terceiro dia.

percebemos então com esses texto que Jesus já sabia qual era sua missão

a. ele não foi pego de surpresa, o que iria acontecer não foi coincidência
os antigos profetas profetizaram sobre isso
Isaías 53.2–10 RC95
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Salmo 22.16–18 RC95
Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.
b. quando ele nasceu foi anunciado sua missão
Mateus 1.21 RC95
E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Lucas 2.8–14 RC95
Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!
c. João Batista pronuciou sobre ele
João 1.29 RC95
No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
d. ainda na queda o texto Gn nos diz
Gênesis 3.15 RC95
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
d. Apocalipse no mostra que a missão já estava estabelecida ante do mundo
Apocalipse 13.8 RC95
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

II Missão de Sofrimento (Mc 10.33-34)

1. O Filho do Homem será entregue aos prícipes dos sacerdotes e aos escribas.

a. Filho do Homem
Daniel 7.13–14 RC95
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.
b. será entregue
Marcos 10.45 RC95
Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Gálatas 1.4 RC95
o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai,
Lucas 22.52–53 RC95
E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos que tinham ido contra ele: Saístes com espadas e porretes, como para deter um salteador? Tenho estado todos os dias convosco no templo e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.
Mateus 26.51–56 RC95
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então, Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Então, disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e porretes, para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes. Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as Escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.

2. O condenarão à morte.

a. o Sinedrio achou Jesus culpado
condenar (declarar culpado) — pronunciar a culpa e uma sentença punitiva a alguém em um contexto jurídico. Ver também κρίνω. Tópicos Relacionados: Destruição; Sentença; Condenação; Condenação; Condenar.
Marcos 14.55–56 RA
E os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar à morte e não achavam. Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes.

3. O entregarão aos gentios

Como os romanos não permitiam aos judeus que exercessem a pena de morte, as autoridades judaicas, por sua vez, entregariam Jesus para494 os gentios, isto é, no presente caso, a Pilatos e àqueles que cumpririam suas ordens.
Hendriksen, W. (2014). Marcos. (L. Ribeiro, Trad.) (2a edição, p. 439). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.

4. o escarnecerão, conpirão nele

1. escarnecer — sujeitar ao riso, ou ridicularizar para o seu próprio prazer. Tópico Relacionado: Esporte.
Lucas 22.63–65 RC95
E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o. E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza-nos: quem é que te feriu? E outras muitas coisas diziam contra ele, blasfemando.
Lucas 23.11–12 RC95
E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o, e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente, e tornou a enviá-lo a Pilatos. E, no mesmo dia, Pilatos e Herodes, entre si, se fizeram amigos; pois, dantes, andavam em inimizade um com o outro.
Mateus 27.28–31 RC95
E, despindo-o, o cobriram com uma capa escarlate. E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, em sua mão direita, uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus! E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana e batiam-lhe com ela na cabeça. E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.
Marcos 15.29–32 RC95
E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que derribas o templo e, em três dias, o edificas! Salva-te a ti mesmo e desce da cruz. E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros e não pode salvar-se a si mesmo. O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.

5. açoitarão

flagelar — bater severamente com um chicote ou açoite; dos três níveis de espancamentos romanos, refere-se aos dois piores (incluindo o que precedia a execução). Ver também μαστίζω. Tópicos Relacionados: Flagelo; Chicote.
Mateus 27.26 RC95
Então, soltou-lhes Barrabás e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
João 19.1 RA
Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo.

6. o Matarão

João 19.33 RC95
Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.
Lucas 23.44–47 RC95
E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
Marcos 15.37 RC95
E Jesus, dando um grande brado, expirou.
Mateus 27.50 RC95
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

Por que?

João 3.16 RC95
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Isaías 59.1–2 RC95
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Colossenses 2.14 RC95
havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Romanos 5.8 RC95
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

III MIssão de Vitória (Mc 10.34c)

Marcos 10.34c RC95
e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.

3. depois de três dias, ressuscitará.

a) depois de três dias
b. ressuscitará
Vários indivíduos do Antigo Testamento voltaram milagrosamente à vida, incluindo:
• O filho da viúva de Sarepta (1Rs 17:17-22)
• O filho da sunamita (2Rs 4:18–37)
• O homem jogado no túmulo de Eliseu (2Rs 13:20)
O Novo Testamento também fornece exemplos de pessoas que retornaram milagrosamente à vida:
• A filha de Jairo (Mc 5:41)
• O jovem em Naim (Lc 7:14)
• Lázaro (Jo 11:38–44)
Marcos 16.1–6 RC95
E, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol, e diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas. Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
Mateus 28.2–6 RC95
E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.
Lucas 24.5 RC95
E, estando elas muito atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhe disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
João 20.15–18 RC95
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer Mestre)! Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que ele lhe dissera isso.
1Coríntios 15.1–8 RC95
Também vos notifico, irmãos, o evangelho que vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo.
1Coríntios 15.12–19 RC95
Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
1Coríntios 15.55–57 RC95
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

Conclusão

Jesus Cumpriu sua Misão. missão de dor, agonia, sofrimento; missão resgate, misão de amor. portanto, devemos expresar a Ele louvor eterno. como nos diz John C. Ryle
Nunca devemos cessar de louvar a Deus por causa do evangelho, o qual nos expõe um Salvador tão maravilhoso — um Salvador tão fiel aos termos da aliança, tão pronto a sofrer em nosso lugar e a ser considerado como pecado e maldição em nosso lugar. Jamais duvidemos de que aquele que cumpriu seu compromisso de sofrer também cumprirá seu compromisso de salvar todos aqueles que vierem a ele. Não somente devemos recebê-lo alegremente, como nosso Redentor e Advogado, como também oferecer, com gozo, tudo o que somos e o que temos para seu serviço. Por certo, se Jesus morreu de bom grado em nosso lugar, então é coisa insignificante solicitar aos crentes que vivam para ele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more