Efeitos Noéticos do Pecado

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2,851 views
Notes
Transcript

Os Efeitos noéticos do pecado

Estamos falando sobre Hamartiologia, que é a doutrina do pecado.
Em hamartiologia consideramos
Sua origem, Sua natureza, Seus efeitos
A origem tem mais a ver com a entrada do pecado no mundo, a tentação que Adão e Eva sofreram e sua Queda.
Quanto à natureza, nós lidamos com a definição de pecado. Como desobediência à lei de Deus, tendo como manifestação em nosso agir, em nosso falar, em nosso pensar.
Sobre os seus efeitos, estamos falando das consequências da entrada do pecado no mundo. Existe uma classificação de Pecado Atual e Pecado Original.
Pecado Original NÃO É o primeiro pecado, mas é as consequências do primeiro pecado.
Pecado Atual, por exemplo, é uma das consequências. São os pecados cometidos por nós hoje em dia.
Quando falamos de EFEITOS NOÉTICOS do pecado, noético vem da palavra grega nous que significa “mente”. Estamos falando então dos efeitos do pecado NA MENTE, ou no entendimento.
Dois pontos do Calvinismo lidam diretamente com este assunto
Depravação Total
Graça Irresistível
A Confissão de Westminster (Cap VI.IV)
Símbolos de Fé: Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo Capítulo VI: Da Queda do Homem, do Pecado e do Seu Castigo

IV. Dessa corrupção original, pela qual ficamos totalmente indispostos, adversos a todo o bem e inteiramente inclinados a todo mal, é que procedem todas as transgressões atuais.

Gênesis 6.5 RA
5 Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
Gênesis 8.21 RA
21 E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.
Romanos 8.5–8 RA
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
A aversão ao cristianismo não é um problema apenas intelectual, e sim um problema moral.
Com isso, fica evidente que o problema dos homens não é apenas que eles têm dificuldade de entender o cristianismo.
Eles odeiam a Deus!
Por isso, em discussões com amigos incrédulos, você pode usar argumentação e raciocínios lógicos, mas você precisa pregar a Palavra!

As punições que Deus ordenou para o pecado nesta vida são culpa, corrupção, sofrimento, morte e o domínio de Satanás.

O pecado é culpa porque milita contra a justiça de Deus e é corrupção porque é contrário à sua santidade. A culpa nos obriga a sofrer punição; a corrupção nos deixa imundos. Por meio da culpa, a relação objetiva entre nós e Deus é perturbada; por meio da corrupção, nossa comunhão subjetiva com ele é viciada.

Gênesis 1.26 RA
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Tiago 3.9 RA
9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
João 5.39–40 RA
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
1Coríntios 12.3 RA
3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.
Romanos 1.18–23 RA
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
No v.18 vemos um resumo do que há: detêm a verdade pela injustiça
Os versos seguintes descrevem como isso ocorre.
O v.21 deixa claro a disposição PROPOSITAL de ser INIMIGO de Deus.
O homem sabe que ele não veio do nada.
Ele sabe que existe uma lei que rege o certo e o errado.
Ele sabe que a beleza da criação é dada como presente que ele NÃO merece.
Mas por que Ele não reconhece a Deus?
Por causa dos efeitos de culpa-corrupção no homem.
Ele está errado, e por isso foge.
Torna-se ainda mais errado, e aumenta a culpa.
Sendo assim, como é possível ao homem se achegar a Deus?
Somente por meio da Fé.
“Quando à fé chamamos conhecimento, não queremos dizer compreensão que costuma ser das coisas que caem sob a percepção sensória humana. Pois a fé está tão acima da percepção sensória, que se torna indispensável que o entendimento humano se eleve sobre si mesmo para chegar a ela. Contudo, nem mesmo quando a ela chega, compreende o que percebe. Mas, enquanto persuadida do que não apreende, pela própria certeza da persuasão mais entende que se percebesse algo humano por sua própria capacidade.”
João Calvino, As Institutas, vol. 3 (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006), 39.
Se é pela Fé que temos nosso conhecimento purificado, precisamos que nossa FÉ seja fortalecida.
Filipenses 1.9–11 RA
9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Efésios 4.17–19 RA
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Efésios 2.1–10 RA
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
O v.1 anuncia, os versos 2 e 3 descrevem o estado de morte.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.