O QUE É BOM NEM SEMPRE É O AGRADÁVEL
Qual será o Futuro? • Sermon • Submitted
0 ratings
· 31 viewsO que é melhor na vida nem sempre pode ser o mais agradável.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Neste seção Salomão avalia que na vida nem tudo que é bom necessariamente seja agradável.
Da perspectiva da eternidade aquilo que julgamos estranho, mórbido ou desagradável pode ter outro entendimento.
Nos acostumamos a pensar que na vida são apenas coisas boas e nos acostumamos com elas - Vs. 13,14
Nos acostumamos a pensar que na vida são apenas coisas boas e nos acostumamos com elas - Vs. 13,14
Vamos começar aformando que Deus fez tanto as coisas agradáveis como as desagradáveis.
Garofalo diz: Associamos desde cedo bênção com alegria. Bênção é estar tudo bem. Bênção é água calma. Bênção é dinheiro, bênção é saúde, bênção é emprego fixo, bênção é Deus não ficar atrapalhando o que você planejou. Porém a vida é mais complexa do que isso.
Temos sérios problemas em encarar o que é agradável e desagradável vindo do próprio Deus.
Na perspectiva da vida acima do sol, nem tudo que é bom é agradável
Na perspectiva da vida acima do sol, nem tudo que é bom é agradável
Vejamos algumas dessas reflexões de Salomão:
vs. 1a - O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. - Um bom caráter é melhor que a canalhice, o bom e caro perfume.
vs. 1b - o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. - Se Jesus é nosso paradigma, então o dia da sua morte foi mais significativo que o dia de seu nascimento.
vs. 2 - É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! - Vejam, ir a um velório não é agradável, mas é bom. Nos dá uma compreensão da nossa finitude. Exige de nós uma reflexão de como temos lidado com a própria vida.
vs. 3-6 - A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria. É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos. Tal como o estalo de espinhos debaixo da panela, assim é o riso dos tolos. Isso também não faz sentido. - A quem pense a vida em Cristo é apenas sorriso, mas acredite não é bem assim, nosso coração é forjado em dias de tristeza, o sábio busca o sentido para a vida na casa do luto, mas o tolo só vive de festas.
vs. 7-12 - A opressão transforma o sábio em tolo, e o suborno corrompe o coração. O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso. Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos. Não diga: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?” Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta. A sabedoria, como uma herança, é coisa boa, e beneficia aqueles que vêem o sol. A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.
A sabedoria sempre será um bem precioso.
Conclusão
Conclusão
A lógica para os que fazem parte o reino parece não seguir a mesma dinâmica da lógica do mundo.
Encontrar em coisas desagradáveis é um chamado ao amadurecimento da fé, é enfrentar de cara as crises e desafios da vida.
O evangelho nos garante que em todos os momentos o Senhor estará conosco.
