Sem título Sermão (10)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 50 views
Notes
Transcript

O sucesso no casamento passa pela escolha bem feita do parceiro. Alguns critérios são fundamentais na escolha, como por exemplo, ser uma pessoa honesta, leal, trabalhadora, temente a Deus, e porque não dizer, bonita. Algumas pessoas usam do recurso hoje em dia, de pegar esses critérios e jogar em um banco de dados de algum aplicativo de namoro para encontrar a alma gêmea.
Fico impressionado com o casal que estudaremos hoje, pois eles se encaixam perfeitamente um com o outro, e sem aplicativos. Até os seus nomes são bonitos e inspiram os demais casais: “Lembrado por Jeová” e “Deus é digno de confiança”. Estou falando de Zacarias e Isabel. Vejam como eles se conectam, e como com eles não havia incompatibilidade. Zacarias era Sacerdote, e Isabel de uma linhagem sacerdotal.
Lucas 1.5 RA
Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
A Lei não exigia que a esposa do sacerdote fosse de linhagem sacerdotal, apenas uma virgem do próprio povo, mas para Zacarias Deus reservou uma que fosse descendente de Arão, o primeiro sacerdote.
Ambos professavam a mesma fé, no mesmo Deus.
Lucas 1.6 RA
Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
Da porta pra fora, esse casal era visto como um casal perfeito, de vida piedosa e exemplar. Mas estamos estudando as famílias da porta pra dentro, e, apesar de Zacarias e Isabel terem uma convivência exemplar também dessa perspectiva, eles viviam um drama que abatia seus corações DENTRO DE CASA. Eles não tinham filhos.
Lucas 1.7 RA
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
A esterilidade era o pior pesadelo para uma mulher. As pessoas deduziam que fosse um sinal de maldição divina sobre ela, e a mulher que era ainda mais diminuída e desprezada, bem como evitada. O homem vivia um dilema enorme, pois não deixar posteridade era vergonhoso. O casal via seu drama ampliado com o passar dos anos, pois já estavam bem velhos e viam a esperança de Deus efetuar o milagre de dar filhos a mulheres secas, secar. Da porta pra dentro, esse casal perfeito vivia a dor de não ter a casa cheia de filhos, que completariam a alegria daquele casamento.
Andamos muito bem arrumados da porta pra fora, apresentando uma imagem de piedade e temor a Deus. Para muitos casais essa realidade se apresenta também da porta pra dentro, mas convivem com dramas que abatem sua alma, que da porta pra fora não é percebida. Qual a realidade de sua casa da porta pra dentro? Qual drama tem levado decepção e sofrimento ao seu lar? O que tem feito se sentir como Zacarias, que tinha o nome de “lembrado por Jeová” e se via esquecido por Jeová? ENFERMIDADE? O que tem feito se sentir como Isabel, que tinha o nome de “Deus é digno de confiança”, mas perdera a esperança? É o desemprego, luto, desamor? É hora de dar nome à esterilidade vivida em seu lar. Zacarias e Isabel precisavam de um milagre, e se é de um milagre que sua família precisa, continue crendo, e veja comigo, a partir do drama de Isabel e Zacarias, 3
RAZÕES PARA CRER NO IMPOSSÍVEL
Já sabemos que Zacarias e Isabel é um casal exemplar, sempre tementes a Deus, bem velhinhos e já resolvidos em uma coisa: o sonho impossível de serem pais só por meio de um milagre.
Certo dia, os dois doces velhinhos estavam eufóricos, pois havia chegado um dia muito especial na vida deles. Zacarias iria participar da parte mais solene da liturgia no Templo, queimando incenso no santuário do Senhor. Era quando o Sacerdote ficava mais próximo do véu que separava o Lugar Santo do Santo dos santos. Esse privilégio era para poucos, e era definido por sorteio, e quase sempre acontecia uma vez na vida.
Lucas 1.8–10 RA
Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando.
Depois de derramar o incenso sobre as brasas do altar, ele se prostrara para a adoração. Nessa hora todo o povo se voltava para Jerusalém, e oravam. “No instante em que o sacerdote se posta diante de Deus, ele resume, como representante do povo, as orações de todos, trazendo-as à face de Deus. Nessa hora ele também pode expressar sua intenção mais íntima e sagrada diante de Deus”. Rienecker, F. (2005).
Só que algo muito extraordinário aconteceu. Apareceu um anjo, em pé, a direita do altar, levando temor ao coração de Zacarias.
Lucas 1.11–12 RA
E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Nesse momento, chegamos ao versículo que nos dará 3 razões para continuarmos crendo em Deus.
Lucas 1.13 RA
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.
1 - DEUS NOS ENCORAJA
Zacarias, não temas! Essa frase é uma das mais usadas na Bíblia. É o próprio Deus dizendo “ANIME-SE, TENHA FÉ”, aos Seus filhos em toda grande história da Bíblia, e em toda a nossa história. Zacarias estava assustado com a surpreendente presença de um enviado de Deus. Necessitava tranquilizar o coração, renovar o espírito, se fortalecer emocional e espiritualmente. Deus usa um enviado Seu para dizer “não temas” a Zacarias. Há momentos em que Ele mesmo leva essa palavra de encorajamento, como fez com Josué.
Josué 1.9 RA
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Josué, você pode assumir o desafio de substituir Moisés, pois eu sou contigo: Não temas! Quando o povo estava preste a atravessar o Mar, Deus usou Moisés para levar essa palavra de encorajamento ao povo.
Êxodo 14.13 RA
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.
Deus usa Seus meios (um anjo, Ele mesmo ou um líder) para dizer uma coisa só: “NÃO TEMAS, EU ESTOU CONTIGO!” ILUSTRAÇÃO AUTO ESCOLA
O drama que você vive da porta pra dentro de sua casa tem levado medo ao seu coração? Deus está te falando agora: NÃO TEMAS! CORAGEM! ANIME-SE! Creia no impossível. Estou no controle… Descanse!
2 - DEUS NOS OUVE
Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida. Lc1.13
Uma casa de Sacerdotes era uma casa de intercessores. Certamente subiam aos céus petições pelo povo e também petições pessoais, e o pedido por um filho estava sempre diante de Deus. A situação do casal era dramática, pois o tempo passara, e muito. Estavam avançados em dias, e a esperança de ter um filho acabara. Mas Deus mantém desde sempre o “jeito paterno de ser”. Ele ouve desde o primeiro dia da petição, e no decurso do tempo de petição. Seus ouvidos estão sempre atentos. Lembram de Daniel?
Daniel 10.12 RA
Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.
Deus ouviu Zacarias e Isabel desde sempre. Deus ouviu Daniel, e Deus nos ouve. Nem nós mesmos lembramos a primeira vez que clamamos sobre algum assunto. Pode ter sido há poucos ou vários anos, mas Deus sabe a primeira vez, e todas as vezes. ELE OUVE! ILUSTRAÇÃO CONVERSÃO PAPAI
3 - DEUS NOS ATENDE
Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Lc 1.13
O impossível aconteceu! Deus respondeu as orações do casal, dando o resultado da ultrassom e o nome do bebê. Deus também nos encoraja, nos ouve e nos atende. E existe uma verdade na história desse casal que não pode ser esquecida por nós: Deus atende no tempo Dele, e o tempo Dele não é orientado pelo cronômetro humano, mas é eterno. Por isso o Seu relógio é ilógico para nós, pois os ponteiros andam na lógica eterna de Deus.
Zacarias percebeu lógica confusa e questionou:
Lucas 1.18 RA
Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.
Seu questionamento abriu espaço para o anjo esclarecer que o relógio de Deus é que estava valendo ali.
Lucas 1.19–20 RA
Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.
Tudo acontece no tempo de Deus, para se cumprirem Seus propósitos eternos. O relógio de Deus não trabalha na lógica humana. Para fortalecer ainda mais essa verdade, vamos fazer uma visitinha a uma vizinha de Zacarias e Isabel para constatarmos que o relógio de Deus é ilógico.
Isabel será mãe bastante velha, e certamente não terá tempo e nem energia para curtir o filho. Porque Deus não mandou esse menino antes? Com Isabel demorou demais. Porém, com uma parente dela, ali perto, Deus chegou cedo demais aos olhos humanos.
Lucas 1.26–27 RA
No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
Uma menina ainda prometida em casamento, recebeu a notícia que seria mãe.
Lucas 1.30–31 RA
Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.
Alguma lógica nisso? A equação não bate de jeito nenhum. Porque não salvar meu pai antes da doença, para ele ir a igreja com a família? Porque não dar um filho antes ao casal? Porque não esperar Maria ficar mais experiente? O tempo é de Deus. Ele atende nossa oração no tempo Dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.