A Carta de Jesus a Tiatira
Apocalipse - Igrejas • Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsTiatira - uma igreja amorosa e trabalhadora, mas que era dominada por pessoas com espírito de Jezabel. Precisamos saber QUEM colocar nas diversas frentes de trabalho e liderança, para não viver as dificuldades de Tiatira. Os faltosos são chamados ao arrependimento; os corretos a continuarem na retidão para se encontrarem com a "Estrela da Manhã".
Notes
Transcript
Ap.2.18-29
Ap.2.18-29
Introdução
Em cada carta Jesus se apresenta com uma das características do Cristo Excelente já vistas em Ap.1.9-20.
a. Para Éfeso como aquele que tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete candelabros de ouro (Líderes das Igrejas e as próprias igrejas em suas mãos).
b. Para Esmirna como aquele que é o primeiro e o último, aquele que foi morto e reviveu (a morte já não tem mais domínio sobre Ele).
c. Para Pérgamo como aquele que tem a espada afiada de dois gumes (a Palavra).
d. Para Tiatira Jesus se apresenta como aquele que é o Filho de Deus, que tem os olhos como uma chama de fogo, e os pés semelhantes ao metal que brilha. Jesus é o único Filho de Deus, que está acima de todos os outros deuses. A seus olhos de fogo nada passa despercebido, como ele mesmo afirma ser aquele que sonda mentes e corações (v. 23). Na sua santa presença o pecado não pode entrar e nem ficar escondido; nada passa desapercebido. Com seus olhos de chamas ardentes, ele afasta as trevas e queima as impurezas.
Jesus se posiciona na cidade de Tiatira sobre pés como latão polido. Essa liga é durável, estável e firme. O brilho do metal chama a atenção, fazendo com que a população perceba a presença de Jesus. Ele faz da cidade sua morada permanente, e assim também seus seguidores devem permanecer sem medo.
O que a carta de Tiatira nos ensina?
Desenvolvimento
Jesus disse conhecer as obras, o amor, a fé, o serviço e a perseverança de Tiatira. Ele também vê tudo isso com relação à nossa igreja. A igreja de Tiatira foi elogiada quanto ao amor, enquanto a de Éfeso foi repreendida.
Os cristãos em Tiatira visivelmente demonstravam amor pelo próximo bem como fé e confiança em Deus. No serviço e na perseverança eram exemplares mesmo em meio às dificuldades e oposições.
Então vem a reprimenda, algo que demanda mudança, revisão de atitudes e de práticas - Ap.2.20.
Embora os crentes estivessem fazendo um grande esforço na realização de obras sociais e cultivado a fé em Deus, eles estavam tolerando uma presença perniciosa na igreja, personificada em Jezabel. Essa influência estava crescendo como um câncer, pondo em sério risco a saúde espiritual da congregação. Tiatira permitia que pregadores hereges ensinassem a comunidade. Eram como a “Jezabel” do AT que implantou em Israel o culto sírio da fertilidade (1Rs 16:31–33). Na verdade ela não pregou pessoalmente, mas trouxe ao país centenas de profetas da deusa gentílica de fertilidade (1Rs 18:19), exterminou os profetas do Senhor (1Rs 18:4,13) e intimidou Elias. Líderes personificando “Jezabel” faziam coisas semelhantes em Tiatira.
É por isso que as igrejas precisam tomar cuidado com quem ministra a Palavra ou o louvor, com instrumentistas, com pessoas que ocupam funções de liderança sem a devida santificação, sem se darem ao exemplo no que diz respeito aos ensinamentos da Palavra de Deus.
Permitir que pessoas sem compromisso com Deus, com o próximo e com a Palavra sejam “ativos” na Igreja, compromete a saúde da Igreja, compromete o rebanho; suas práticas são equiparadas à prostituição e seduz outros a fazerem o mesmo que eles - levando-os uma vida de pecados.
Está prática suja (chamada aqui de prostituição), traz sofrimentos às pessoas e à Igreja, e gera “mortes” - Ap.2.22,23.
Qual a proposta? - ARREPENDIMENTO e mudança - Rm.12.2.
Ap.2.21 - Deus dá tempo para que haja arrependimento. Os que estão FORA da Palavra de Deus precisam voltar à prática da Palavra “espada de dois gumes”, que revela os maus caminhos, mas também indica o bom caminho que conduz aos céus e que agrada ao Senhor.
A carta também valoriza os que são fiéis, os que não conhecem ou não praticam as “coisas profundas de satanás” (qualificativo dado a toda prática ou ensinamento contrários à Palavra de Deus. Parece que esses “fieis” compõem a menor parte da comunidade, um resíduo, um resto espremido contra a parede por aqueles hereges. Este resíduo preservou um senso límpido a respeito de Cristo. No v. 19 (Ap.2.19), esse grupo foi elogiado, e agora ele é consolado e advertido — apesar da crítica do v. 20!
É interessante que a carta não traga nenhuma ordem enérgica para expulsar os adeptos de Jezabel! É que em determinadas situações isso não é viável, a saber, quando o grupo fiel a Cristo se torna uma minoria na comunidade. Nesse caso, o próprio Senhor se encarrega da disciplina eclesial (Ap.2.22,23). Os demais caem nas mãos do Deus vivo! (Horrenda coisa…).
Conclusão
Jesus cuida de sua igreja. Orienta os faltosos a se arrependerem e a retornarem à Verdade, a se converterem de seus maus caminhos; e presenteia os fiéis com as seguintes promessas:
...conservai o que tendes até que eu venha. Ao vencedor e ao que continuar nas minhas obras até o fim darei autoridade sobre as nações, assim como eu recebi autoridade de meu Pai, e com cetro de ferro as regerá, quebrando-as como são quebrados os vasos do oleiro. Também lhe darei a estrela da manhã. (Ap.2.25-28).
Em que grupo você está? Se tem trilhado caminhos e práticas que não agradam a Deus, volte-se para Deus, para a Sua Palavra. Viva e ensine coisas santas. Edifique o Corpo de Cristo e não seja instrumento de atração dos julgamentos de Deus para sua vida e sua igreja. Certamente você e sua família serão abençoados. Creio que você tem ouvidos (e coração!) para ouvir. Então, ouça o que o Espírito de Deus lhe diz nesta noite. AMÉM.