FÉ E OBRAS
EXPOSIÇÃO EPÍSTOLA DE TIAGO • Sermon • Submitted
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
TIAGO 2.13-26
TIAGO 2.13-26
14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. 20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. 25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
INTRODUÇÃO
Assunto do capítulo 1: A verdadeira religião.
O capítulo 2, inicia nos relembrado a lei régia, amar a Deus e ao próximo.
Qual o aspecto singular do cristianismo bíblico em detrimento a um cristianismo adulterado?
Ou qual o aspecto singular do cristianismo bíblico de todas as demais religiões?
Resposta: a salvação pela graça e pela fé em Cristo Jesus.
Sabemos claramente então que a salvação não é por obras.
Mas surge um extremo perigoso: descançar na graça e se esquecer que a graça que salva responsabiliza.
Este é o propósito desta Epístola: alertar os crentes de suas responsabilidades no serviço do Senhor.
A FÉ SEM OBRAS É FALSA E INUTIL
14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Por duas vezes Tiago faz a pergunta retórica “Qual é o proveito?”
A resposta no restante de sua argumentação quando usa o exemplo de um irmão ao lado passando por necessidades e não há disposição a ajudar.
Tiago afirma que a pessoa que assim age, sua fé está morta. É insensível e, portanto, inútil.
A fé verdadeira esta revestida do amor de Cristo. O que Tiago traz mostra é a existencia de uma falsa fé.
Calvino afirma:
“transparece que ele fala de falsa profissão de fé; pois ele não começa assim: “Se alguém tem fé”; mas, “Se alguém diz que tem fé”; pelo quê ele certamente notifica que os hipócritas se gabam do título vazio de fé, a qual realmente não lhes pertence.”
Calvino, J. (2015). Epístolas Gerais.
APLICAÇÃO
Temos realmente fé no Senhor Jesus Cristo e já fomos impactados por seu amor ao ponto de amar de forma prática as outras pessoas?
Somos alertados aqui do terrivel mal da hipocrisia de apenas dizer que tem fé, mas na prática não temos.
A Palavra de Deus nos mostra que o coração humano é egoísta e tende a pensar apenas em si e ignorar a dor e o sofrimento dos outros.
A FÉ VERDADEIRA É ACOMPANHADA POR OBRAS
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
Tiago diz que não é possível encontrar verdadeira fé onde não há obras, mas que nas obras de alguém é possível encontrar verdadeira fé.
Tiago não está contrariando a Paulo quando diz em Efésios 2
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
O que está enfatizando é que é da natureza da verdadeira fé em Jesus a prática das obras. Na verdade, fé e obras são indissociáveis.
19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
Fé que não desperta a ação até os demônios tem.
Abraão e Raabe são exemplos de fé genuína, porque não somente creu mas obedeceu a Deus
20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. 25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
APLICACÕES
Uma fé verdadeira sempre produzirá frutos.
Temos muitos exemplos na Palavra e na vida de homens e mulheres de fé.
Cristo nos mostrou que a prova de que realmente estamos em uma causa é se doar por ela.
HISTÓRICO
ESTUDO BÍBLICO I IPB OPO 12/05/2021