O que Jesus ensina sobre falar a verdade

Pr. Aláuli Oliveira
Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Matthew 5:33–37 RA
33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Resumo

Jesus quer que não juremos, mas simplesmente digamos a verdade. Essa não deve ser garantida por juramento, mas pelo amor a verdade próprio do caráter e da integridade cristã,

Uma lei para os mentirosos

Matthew 5:33 RA
33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos.
De fato, não há qualquer lei no AT escrita dessa exatamente dessa forma. Mesmo assim, fica evidente que o falso juramento é proibido na lei do Senhor.
Exodus 20:7 RA
7 Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Leviticus 19:11–12 RA
11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; 12 nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor.
Numbers 30:2 RA
2 Quando um homem fizer voto ao Senhor ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará.
Tomando o princípio estabelecido por Paulo em 1Timóteo 1.8, observamos que a lei visa a refrear aqueles pecam naquilo que ela proíbe. Como temos aprendido com o espírito da lei, se Deus nos proibir jurar falsamente é porque nosso coração está comprometido com a mentira.
1 Timothy 1:8–11 RA
8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, 9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, 10 impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, 11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
O problema aqui não está no simples ensino do escribas e fariseus, mas na literalidade da lei. Uma lei que proíbe que perjuros de jurar falsamente será facilmente burlada. O escribas e fariseus erravam em proibir a o falso juramente sem antes ensinar os homens a amarem a verdade.

Escribas e fariseus encontraram um jeito de quebra o juramento sem quebrar a lei

Matthew 23:16–22 RA
16 Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou! 17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? 18 E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar fica obrigado pelo que jurou. 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está. 21 Quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono está sentado.
A ideia aqui aqui é não jurar em nome de Deus (para não quebrar o terceiro mandamento).
Criou-se uma “regra” na qual há juramento que podem ser quebrados e outros que não, o intuito e manipular a verdade, jurar falsamente sem incorrer em crime e enganar o próximo, principalmente os menos afortunados e ignorantes.
Não há lei que possa parar a mentira em um coração mentiroso. Quem ama a mentira, sempre encontrará um jeito de enganar, inclusive as suas próprias consciências.

Uma lei para os que amam a verdade

Não jurem

Matthew 5:34–36 RA
34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Provavelmente não há aqui um proibição absoluta sobre fazer qualquer tipo de juramente:
A lei de Deus não proíbe os juramentos, mas ordena que eles sejam cumpridos.
Deuteronomy 6:13 RA
13 O Senhor, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.
Lemos que mesmo Deus a fim de mostrar a fidelidade de suas promessa fez um juramento a Abraão.
Hebrews 6:17 RA
17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,
“Não jureis” deve estar ligado a leviandade dos juramentos e, principalmente ao falso juramento.

Falem a verdade

Matthew 5:37 RA
37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
Como a nosso justiça pode ser superior a dos escribas e fariseus neste caso? Certamente, não evitando os perjúrio apenas. Mas, sobretudo, tratando positivamente com a lei, ou seja, falando a verdade. O caráter de um cristão deve ser tal forma conhecido que basta apenas a sua palavra - sim ou não - e isso é suficiente.
Ephesians 4:25 RA
25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Verdade e mentira pertencem a Senhores diferentes

Um juramento é sempre em nome de Deus.
Deus é o garantidor da verdade para seu povo. Esta é a razão porque se jurava em seu nome. A o que fazia o juramento desta maneira oferecia como fiador da verdade o próprio Deus. Manter a palavra honrava a Deus, mas a mentira profanava seu nome.
Jesus é a verdade encarnada (Jo 14.6) e seu Espírito é o Espírito da verdade (Jo 14.17).
A mentira é filha do Diabo
John 8:44 RA
44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
A advertência final do ensino de Jesus deve ser tomada com seriedade. Há algo que identifica nossa procedência, se somos filhos de Deus ou do Diabo: se amamos a verdade e a praticamos ou se amamos a mentira e a praticamos.
A lei para os que amam a verdade é “falem a verdade”. Sejam conhecidos pela sinceridade e honestidade. Sejam íntegros e construam uma reputação que os torne conhecidos como pessoas que não mentem. Isso é melhor que um juramento e mais seguro que um contrato. Assim, vocês serão sal e luz neste mundo.

Aplicação

Talvez você seja um mentiroso. Você se habituou a fugir de problemas mentido aos outros. Fazer juramentos não irá resolver seu problema com a mentira. Se você é um mentiroso você dará um jeito de mentir, mesmo sob juramente. Você primeiro precisa conhecer a verdade (Jesus) e amar a verdade e, então, a Verdade lhe libertará.
A mentira é uma opção que Satanás coloca de nós como forma de resolver nossos problemas. Ela é sempre uma tentação. Mas ela não vem de Deus. Jesus diz que a mentira procede do Diabo. Os que conhecem Cristo devem confiar que Ele sempre sustentará seus filhos quando eles falam a verade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more