O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 39 views

A verdadeira liberdade espiritual consiste em vencer os impulsos pecaminosos da natureza humana por meio do controle do Espírito com humildade e harmonia resultantes (5.16–25). Pinto, C. O. C. (2014). Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento. (J. C. Martinez, Org.) (2a Edição revisada e atualizada, p. 331). São Paulo: Hagnos.

Notes
Transcript

O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

Gálatas 5.13–25 RAStr
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.14 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. 16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
O Dr. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto resume esse porção das Escrituras afirmando que:

A verdadeira liberdade espiritual consiste em vencer os impulsos pecaminosos da natureza humana por meio do controle do Espírito com humildade e harmonia resultantes (5.16–25).

Seguindo este pensamento, podemos afirmar que:
O cristão pode triunfar sobre o pecado e a Lei pela escolha do controle do Espírito em lugar do controle da carne (Gl 5.16-19)
A vida controlada pela carne resulta em total rejeição por parte de Deus (Gl 5.19-21)
Por causa da imoralidade (Gl 5.19)
Por causa da religião corrupta (Gl 5.20b)
Por causa de pecados sociais (Gl 5.20b-21)
Por causa de pecados de intemperança (Gl 5.21b)
Os que pertencem à Cristo e são controlados pelo Espírito Santo defrutarão de máxima liberdade sobre a Lei/carne (Gl 5.22-23)
O Espírito gera qualidades mentais positivas (Gl 5.22a)
Amor
Ama a Deus
Ama ao próximo
Aqui está o cumprimento da Lei - "O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13.10)
Alegria
Paz
O Espírito gera qualidade interpessoais positivas (Gl 5.22b-23)
Longanimidade
Benignidade
Bondade
Fidelidade
Mansidão
Domínio Próprio - poder sobre o próprio EU.
Alguns entendem que o fruto do Espírito é o amor:
Alegria- amor exultante
Paz - amor tem tranquilidade
Longanimidade - amor em espera
Benignidade e Bondade - amor fazendo o bem
Fidelidade - o amor cumprindo a sua palavra
Mansidão - o amor resistindo ao mal
Domínio próprio - o amor controlando toda a minha vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more