Romanos 12.9-21
Notes
Transcript
A praticidade do amor
A praticidade do amor
introdução:
Grande ideia: As escrituras são a base para praticidade do amor.
FCD: O homem sem Cristo, ama com base em seus próprios interesses, e não esta habito para honrar os outros e obedecer a Cristo.
FR: A salvação em Cristo nos trouxe a realidade do amor de Deus.
a praticidade do amor
O amor
O amor sem hipocrisia
Ágape amor centros sobre as necessidades e bem-estar da pessoa amada e vai pagar qualquer preço pessoal é necessária para atender a essas necessidades e promover o bem-estar . (1 Jo 4.16; Mt 22.37-39) Hipocrisia é excedido em mal só por incredulidade. O hipócrita consumado nas Escrituras, Judas, também foi o egoísta consumado. Ele fingiu devoção a Jesus para atingir seus próprios fins egoístas. Sua hipocrisia foi desmascarada e seu egocentrismo ficou evidente quando ele traiu Jesus por trinta moedas de prata.
O amor é mais importante para um cristão do que qualquer dom espiritual que ele possa ter.(1Cor 13.13)
uma pessoa que não mostra nenhuma evidência de ÁGAPE amor não tem direito sobre Cristo ou na vida eterna. ( 1Jo 3.14)
aborrece o mal
O mal é a antítese da santidade e, portanto, a antítese da piedade. Assim como "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Prov. 9:10), "O temor do Senhor [também] é odiar o mal" (Prov. 8:13). O filho de Deus abomina o mal, porque Deus abomina o mal.
apega-se ao bem
O terceiro dever pessoal de vida sobrenatural é para se apegar ao que é bom. O verbo kollaō (para se agarrar ) é de kolla ( cola ) e passou a ser usado de qualquer ligação física, emocional ou espiritual.Como servos de Jesus Cristo, devemos nos ligar ao que é bom ( agathos ), o que é inerente à direita e digno.
O bom é "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é certo, o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa reputação." E "se houver alguma excelência e se alguma coisa digna de louvor," Paulo continua: "deixe sua mente me debruçar sobre [ou agarrar-se ] essas coisas "(Filipenses 4: 8.).
a pratica do amor é evidenciada entre os irmãos.
Ser dedicado a e amor fraternal transportar ideias sinônimos. Devoted traduz philostorgos , um composto de philos (amigo, amigável, o amor de amizade) e storge . (amor da família natural, que não se baseia na atração pessoal ou conveniência) O amor fraternal traduz Filadélfia , outra compound- phileo (ter terna afeição) e adelphos (o irmão). Estamos a ter uma filial afeto amoroso para o outro na família de Deus.
no animo e disposição em servir um ao outro.
O entusiasmos com o evangelho e em servir uns aos outros tem que a marca do cristão.
Fervor requer determinação e persistência, não mera boa intenção. "Não vamos perder o coração em fazer o bem", Paulo admoesta, "porque a seu tempo ceifaremos, se não se cansam" (Gal. 6: 9).
na esperança e perseverança na oração.
A esperança é a maior motivação do cristão, podem tirar tudo de nós, mas nunca podem extrair nossa esperança no Cristo Salvador.
não andamos por vistas (2Cor 4.16-18) a esperança é o resultado do amor de Deus em nossos corações (Rm 5.3-6)
compartilhar as necessidades uns com os outros
A igreja é desafiada a compartilhar, para amenizar as necessidades, literalmente tem que se colocar para suprir as necessidades.
a responsabilidade do amor e suas ordens.
Paulo nos apresenta não mais diretrizes do viver cristão, mas agora ordens de alguém que tem autoridade diante da igreja e do mundo.
abençoe.
literalmente fale bem, (Lc 6.27-28), devemos parar de falar mal dos outros por que aquele que tem o amor de Deus em seu coração, deve sair de sua boca somente benção, e não maldição.
tanto Cristo como Estevam em suas falas contra aqueles que os perseguiam foi: perdoa por que não sabem o que fazem (Lc 23.24) e de Estevam, não lhe imute este pecado (At 7.60)
Devemos abençoar mais.
alegre-se com o próximo.
a alegria é o resultado de um coração com Cristo, principalmente quando se trata do próximo, alegrar e chorar são ações que deve ser feita com alguém.
À primeira vista, que a princípio parece fácil de seguir. Mas quando bênção e felicidade de outra pessoa é a nossa custa, ou quando suas circunstâncias favorecidas ou realizações notáveis fazer nosso parecer estéril e sem brilho, a carne não nos leva para se alegrar, mas nos tenta a ressentir-se. (Pv 17.5)
A compaixão tem na própria palavra a idéia de sofrimento com alguém. Deus é chamado de um compassivo Deus (Dt 04:31; Neemias 09:17; Joel 2:13, Jonas 4:.. 2). Ele é tão misericordioso, tão carinhoso para com seu povo, que "Suas misericórdias não têm fim" (Lm. 3:22).
sejam humildes.
Romanos C. Qual Deve Ser a Atitude do Crente Justificado (12.14–21)
Os crentes são exortados a promover a concórdia entre si, indubitavelmente com o fim de exercer uma benéfica influência sobre aqueles que ainda estão fora do reino (veja contexto).
Ora, para viver-se em harmonia é preciso que seja banida toda e qualquer manifestação de orgulho pecaminoso.
Devemos não sejais sábios em nossa própria estimativa em qualquer sentido, pensando que são de alguma forma superior aos outros cristãos.
façam o certo.
Nós não só devemos abençoar aqueles que nos perseguem como não devemos amaldiçoá-los, mas certamente nunca deve sair uma maldição verbal ou um ato de vingança. (1Ts 5.15, 1Pe 3.8-9)
A atitude correta para com os inimigos envolve respeito de o que é correto aos olhos de todos os homens.
Nosso perdão , gracioso para com nossos inimigos devem servir de benção para eles e para outros que testemunham esse comportamento. Ele irá também "ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador em todos os aspectos" (Tito 2:10).
o alicerce do amor
Em relação ao inimigo, dependa sempre de Deus (Dt 32.35 )
Pv 25.21-22, não se igua le ao inimigo, seja superior fazendo o bem.
brasas sobre a cabeça: A frase carvões ardentes acumular sobre a cabeça que se refere a um costume egípcio antigo. Quando uma pessoa queria demonstrar contrição pública, ele carregava na cabeça uma panela de brasas para representar a dor ardente de sua vergonha e culpa. O ponto aqui é que, quando amamos o nosso inimigo e genuinamente buscam satisfazer suas necessidades, nós envergonhá-lo para o seu ódio.
e muito provável seria levar o inimigo a miséria emocional
termina como começou
vencendo o mal com o Bem.
conclusão:
A praticidade do amor, só é possível para aquele que encontro com Cristo como Seu Senhor e salvador, pois somente por ele é que somos capazes de amar com o amor de Deus.
no texto de Rm 12 fomos apresentados três importantes fatos:
podemos transformar o mundo com o evangelho. temos a base as misericórdias de Deus.
podemos adorar a Deus e servir a Igreja temos Os dons espirituais.
podemos evidenciar a Cristo em nossas vidas, podemos amar como ele amou.