A arma de aceitar os processos divinos. O poder da gratidão aliado a fé (uma antítese a escolha de atalhos, murmuração e da incredulidade).

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views

Como entender o que Jesus quis dizer com: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus!

Notes
Transcript

Mateus 4:5-7 Contexto:

Primeiramente: O Diabo questiona a bondade de Deus: Se Deus é bom porque você está com fome? Se Deus é bom porque você está em apuros? O Diabo nos tenta naquilo que chamamos de ponto forte e ponto fraco: Se eu poderia usar essas expressões para Jesus: o ponto forte era a consiência de que ele era o filho de Deus e o ponto fraco era que ele estava com fome. A questão então é: Se você é o filho de Deus transforma então essas pedras em pães. É por isso que Paulo entendeu isso e disse: QUando eu sou fraco, aí é que eu sou forte. Pois quando eu reconheço que sou fraco é aí que eu me agarro na graça de Deus e aí eu não confio em mim mesmo. Voltamos ao questionamento do Diabo acerca da bondade de Deus: Se Deus é bom porque você sofre: Se Deus é fiel porque você está doente; Se Deus é amor porque que você perdeu seu emprego? Se Deus é misericordioso, porque ele permitiu que seu pai não recebesse a cura? Ele vai jogando essas setas, essas dúvidas na sua mente para tentar capturá-lo usando as circunstâncias que você está vivendo. Ele usa as circunstâncias adversas: Jesus estava no deserto, estava rodeado de feras, estava com fome, Jesus estava sozinho. Todas as circunstâncias são hostis. E ele pega exatamente essas circunstâncias, ele pega exatamente este cenário para tentar Jesus. O que o Diabo estava sugestionando era: abandona a sua dependência de Deus, se você tem poder, se você faz milagres, se você faz prodígios, se você tem essa capacidade, não passe necessidade, não passe apuros, atenda você mesmo suas próprias necessidades, não se contenha, não se reprima, não tenha melindre em cuidar de você mesmo atendendo suas próprias necessidades. Faça alguma coisa por você mesmo. Esta é a proposta. Esta é a tentação.
o que Jesus quis dizer com: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus?
Antes de tudo é válido entender que as palavras de Deus na boca do Diabo, não é mais palavra de Deus e sim palavras do Diabo. A citação do Salmos 91:11-12 por Satanás omite as palavras: Para que o protejam em todos os seu caminhos. A omissão disso provoca a dúvida. Tal e qual foi com Adão e Eva quando estes foram tentados pela serpente no Eden. A omissão na citação do Salmos 91:11-12 pelo Tentador das palavras: "Para que o protejam em todos os seus caminhos".
Provocam para que mesmo quando as pessoas tomem escolhas inconsequentes, Deus ainda sim irá livrá-las de todo o mal. Outros textos semelhantes a esta palavra se encontram no AT em Gn 9:6, Salmos 119:1, Provérbios 3:5-6. Ao analisar esses textos fica claro a astúcia de Satanás em perverter o caminho da obediência de Jesus diante do Pai para colocar seus próprios interesses acima do interesse daquilo que a palavra de Deus já havia sido dita.
Satanás adulterou o texto. Está prometendo o que Deus não prometeu. Deus promete livrar eu e você quando nós andamos em todos os seus caminhos, mas Deus não tem nenhum compromisso, nenhuma parceria nem com você nem comigo com as nossas loucuras. Quando você está fora dos caminhos de Deus, quando você está fora do projeto de Deus, quando você anda na contramão da vontade de Deus, quando você anda na rota de colisão da desobediência, Deus não tem promessa de guardar você neste caminho. Então Satanás não estava querendo que Jesus exercitasse fé, mas queria que Jesus exercitasse presunção. E presunção é o contrário da fé.
Significados para a palavra: ekpeiraseis, peirasmon, peirazomenos
a) Procurar ou tentar levar alguém a pecar "tentar, submeter a tentação, tentação
b) Tentar descobrir a natureza ou o caráter de alguém ou de algo submetendo-o a um profundo e amplo exame ou teste - "testar, examinar, pôr a prova, teste, exame."
c) Peirazon: Um título do Diabo; literalmente, "aquele que tenta", aquele que tenta ou testa as pessoas com a intenção de levá-las a pecar - Tentador Mt 4:3 "O tentador chegou perto dele e lhe disse. Um equivalente a Peirazon é "aquele que tenta levar as pessoas a pecar" ou "alguém que procura fazer com que as pessoas cometam pecado".
Agora sim o que Jesus quis dizer com: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus?
Essas palavras de Jesus em resposta a segunda investida do Diabo sugerindo que ele viesse a pecar, agora distorcendo e omitindo parte do Salmos 91 remetem ao texto escrito em Deuteronômio 6:16: Não ponham a prova o Senhor, o seu Deus, como fizeram em Massá. Este texto por sua vez é uma alusão a passagem de Êxodo 17:1-7 Nessa ocasião os hebreus após saírem do cativeiro egípcio, verem o mar vermelho se abrindo, receberem maná, verem águas amargas se tornarem doces, ainda assim muitos insistiam em murmurar. e aqui colocal o Senhor a prova como se dissessem: O senhor está ou não entre nós? Tanto Jesus como o povo estão no deserto. A provocação do povo era segundo as necessidades básicas deles, por isso exigiam de Moisés. A necessidade maior de Jesus era satisfazer as exigências do seu Pai, por isso não procurou glória para si, não procurou satisfazer a sua vontade, antes olhou para a vontade do Pai que através do seu Espírito havia designado ele para aquela situação e não cedeu as tentações do Diabo para que Ele pecasse e viesse olhar primeiro para suas necessidades humanas, antes de submeter-se aos desígnios soberanos do seu Senhor.
Para Israel e Jesus no deserto, era errado exigir proteção milagrosa como prova do cuidado de Deus, esquecendo tudo aquilo que Ele já havia dito e feito. A atitude apropriada, portanto, era confiar e obedecer. Assim vemos como Jesus lidava com a Escritura o "também"mostra que Jesus não permitiria nenhuma interpretação contraditória com aquilo que Seu Pai já ensinara.
Lembrando de como Ele venceu o primeiro round: "O papai disse..." Como ninguém conhece tão bem um Pai como o Filho, Jesus não se deixava enganar com as distorções teológicas do inimigo para fazê-lo pecar.
O ensino desta arma apresentada por Jesus ao não colocar Deus a prova, portanto, é :
O Que Deus disse a seu respeito. Você RECONHECE QUE ESTA LONGE DA CASA DA ESCRAVIDÃO, MAS SIM AQUI NA CASA DE DEUS NA PRESENÇA DELE E PODE SE DECIDIR POR DE HOJE EM DIANTE VENCER TODAS AS TENTAÇÕES AO LADO DE JESUS
CONFIE e OBEDEÇA!
Lembre-se que Jesus é a verdadeira rocha que ferido na cruz oferece água da vida que sacia a sede daqueles que estão cansados e sobrecarregados de serem testados e oprimidos pelo Diabo. Se você ainda não entregou totalmente sua vida a Ele hoje ele lhe convida: Mt 11:28
Related Media
See more
Related Sermons
See more