Sem título Sermão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
A. O apostolo Paulo Saúda Timóteo.
B. Reitera a Timóteo a ordem de permanecer em Éfeso para combater o erro dos que se recusam a reconhecer sua condição pecaminosa à luz da santa lei de Deus e pretendem ser doutores da lei.
C. Por contraste, dá graças a Deus por tê-lo feito ministro do evangelho, sendo ele “o principal dentre os pecadores”.
I. Saudação – A capacitação divina para o ministério é desejada para Timóteo, um genuíno discípulo de Paulo, um representante divinamente ordenado de Jesus, o Messias .1Timóteo 1.1–2 -
"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança 2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor".
A. O autor é Paulo, um representante divinamente ordenado de Jesus, o Messias (1.1).
"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança".
B. O destinatário é Timóteo, discípulo genuíno de Paulo (1.2a).C. O desejo de Paulo para Timóteo é de que Deus dispense graça, misericórdia e paz para ele (1.2b).
II. O dever de Timóteo é guardar a vida da igreja dos falsos mestres à luz da graça e do senhorio de Cristo (1.3–20).A. A tarefa de Timóteo é defender a igreja dos falsos mestres que promovem discussões inúteis, posam como mestres da lei, e pervertem o uso da lei (1.3–11).1. O dever de Timóteo é defender a igreja dos falsos mestres que promovem discussões inúteis (1.3–6).2. O dever de Timóteo é defender a igreja dos falsos mestres que posam como mestres da lei (1.7).3. O dever de Timóteo é defender a igreja dos falsos mestres que pervertem o uso da lei (1.8–11).• A Lei é boa por natureza e tem uma finalidade apropriada (1.8).• A Lei como uma regra de vida não é imposta sobre os justos (1.9).• A Lei serve ao propósito de expor os diversos tipos de pecado a que as pessoas se entregam (1.10–11).• A Lei é para as pessoas com atitudes pecaminosas (1.9a).• A Lei é para pessoas com ações pecaminosas (1.9b–11).B. O testemunho de Paulo fornece a esperança necessária para realizar a tarefa de confrontar a heresia e os hereges (1.12–17).1. A graça de Cristo era suficiente para transformar um homem indigno como Saulo num ministro fiel do evangelho (1.12–14).2. A graça de Cristo foi planejada para salvar radicalmente homens pecadores, conforme exemplificado por aquele que Paulo considerava o principal pecador, ele mesmo (1.15–16).3. A graça de Cristo o torna digno de louvor como Rei e Deus (1.17).C. A tragédia da disciplina de Himeneu e Alexandre alerta Timóteo para a necessidade de pureza pessoal na busca de seu ministério (1.18–20).