EXPOSIÇÃO EPÍSTOLA DE TIAGO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS
RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS
11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. 12 Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?
INTRODUÇÃO
Críticas destrutivas, comentários maldosos, fofoca, disse me disse, assassinato de reputação, falso testemunho acontecem todos os dias em todos os lugares em todo o mundo. Esse é o pecado da maledicência .
TEMA: RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS
TEMA: RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS
1. NÃO PRATICAR A MALEDICÊNCIA
Irmãos - ἀδελφοί - Depois de severa repreensão nos versículos anteriores, onde trata seus leitores como carnais (v1), infiéis (v4) e pecadores (v8), Tiago agora se dirige a eles cordialmente, como irmãos.
A palavra irmãos é mais usada que as expressões duras que usa no início do capítulo 4.
Usos da palavra irmãos: 1.2,16; 2.1;3.1
não faleis mal uns dos outros - Tiago dá uma ordem porque o princípio da não maledicencia está relacionado à lei de Deus.
APLICAÇÃO
Falar mal dos outros não é uma opção para o crente.
2. OBEDECER A LEI DE DEUS
Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. v 11b
Como assim, que fala mal do irmão fala mal da lei?
Tiago tratou disso no capítulo 2 quando diz
8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; 9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores. 10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. 13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
Kistemaker comenta este texto confirmando a conexão entre o irmão e a lei de Deus.
Tiago e Epístolas de João (4. Julgando um Irmão (4.11,12) Simon Kistemaker
A ênfase nesse versículo está na palavra irmão, que denota a relação íntima de comunhão que os crentes têm dentro da igreja. Se você falar mal de seu irmão pelas costas, está deixando de lado a lei régia: “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (2.8; Lv 19.18; Mt 22.39; Rm 13.9; Gl 5.14).
APLICAÇÃO
Em qualquer critica que fazemos de nossos irmãos a terceiros não existe amor, mas assassinato de reputação.
3. TEMER AO VERDADEIRO JUÍZ
12 Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?
Somente Deus pode legislar e julgar acertivamente, poirs ele conhece os corações e tem poder de realizar as transformações segundo sua soberana e sábia vontade.
Ele pode salvar e fazer perecer
Precisamos nos colocar em nosso lugar!
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 4
tu, porém, quem és, que julgas o próximo?
APLICAÇÃO
Da nossa conduta precisamos cuidar, o nosso irmão devemos interceder.
O caminho mais produtivo é conversar com o irmão ao invés de dar veredito.
HISTÓRICO
ESTUDO BÍBLICO 16/06/2021