Não dirás falso testemunho

Os 10 Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Handout

O que ordena o Nono Mandamento

Teor e Aplicação do Nono Mandamento, Institutas, II, viii, 47
Seu propósito: visto que Deus, que é a verdade, abomina a mentira, entre nós se deve cultivar a verdade sem dissimulação. Portanto, a suma é esta: que não prejudiquemos o nome de alguém ou com calúnias e incriminações falsas, ou mentindo façamos dano a seu patrimônio; enfim, não façamos mal a quem quer que seja, pelo desenfreamento da maledicência e da mordacidade. A esta proibição está ligada a regra a que prestemos a cada um, até onde for viável, fiel assistência na afirmação da verdade, para que se proteja a integridade tanto de seu nome, quanto de suas coisas.

1) Que Mantenhamos a verdade sem fingimento.

Ephesians 4:25 RA
25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

2) Que não prejudiquemos a reputação de ninguém.

Neste ponto, a reputação do próximo deve ser preservada tanto em público, como num tribunal, com também em ambientes privados, como quando falamos de alguém em nossas casas ou em grupo particulares de amigos.
Exodus 23:1 RA
1 Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa.
Exodus 23:7 RA
7 Da falsa acusação te afastarás; não matarás o inocente e o justo, porque não justificarei o ímpio.
Leviticus 19:16–17 RA
16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17 Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado.

3) Que mantenhamos a reputação do nosso próximo, até o ponto que não desobedeçamos a Palavra de Deus.

Matthew 18:15–18 RA
15 Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. 16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. 17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
O pecado que mancha a reputação de um irmão deve ser mantido, o quanto isso for possível e justo, em privado e assim deve ser tratado até que haja arrependimento. Depois de esgotados todos os recursos Bíblicos, inevitavelmente, devemos publicá-lo e isso para uma última tentativa de levar o irmão ao arrependimento e não para sua vergonha. Neste caso, a vergonha e má reputação são consequências de sua própria falta de zelo consigo mesmo, do seu coração impenitente, de sua rebeldia contra Deus e do seu amor ao pecado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.