Rejeição da Luz

Admoestações e Advertências  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views

Há um perigo em rejeitar a luz de Cristo, ainda mais nos dias em que vivemos. Rejeitar a Cristo e Sua Palavra pode resultar em perdição eterna.

Notes
Transcript

O Perigo de Rejeitar a Luz

HASD: 184 (Deixa a Luz do Céu Entrar) / 172 (Na Cruz Morri por Ti)
TEMA: O perigo de manter-se obstinado em rejeitar a mensagem.
PROPÓSITO: 1. Causar nos ouvintes um espírito de contrição, principalmente para aqueles que precisam aceitar o dom da salvação em Jesus. 2. Alertar os de coração endurecido aos apelos da sua condição diante de Deus, que poderá perder a sua salvação devido a sua rejeição.
TEXTO INICIAL: 1João 5:12
1João 5.12
12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
INTRODUÇÃO:
A) Como esse texto bíblico se encaixa com o título da mensagem?
1. Aqueles que estão firmes em Deus, através de Cristo Jesus e que não rejeitam os ensinos claros da Palavra de Deus não tem rejeitado a mensagem do Céu.
a) Ter o Filho de Deus presente e real na vida é ter vida espiritual ativa.
b) Em Cristo Jesus há um conjunto de verdades.
2. Há o perigo na vida presente e no porvir ao rejeitar a mensagem do Céu.
a) Precisamos muito vigiar e orar, para que nunca rejeitemos a mensagem de Deus.
b) Os que tem rejeitado acabam perdendo a fé e muitos estão morrendo da forma como viveram - longe de Deus e da salvação que somente existe em Cristo Jesus.
B) O estudo de hoje nos ajudará e nos alertará do perigo de rejeitarmos a luz dos ensinos das Escrituras Sagradas.
1. Vamos ver aqui os perigos e de como podemos nos abster dos perigos espirituais que muitos estão envolvidos ao rejeitarem a mensagem divina.
a) A melhor forma de analisarmos esse tema é através da Bíblia Sagrada e de como ela apresenta o tema através de perguntas e respostas, que nos ajudarão.
TESE: É prejudicial e perigoso endurecer o coração aos apelos do Espírito Santo, quando Este revela a Sua mensagem através da Bíblia.
I - O Perigo de Rejeitar a Luz
1. Como Deus considera os pecados de ignorância? Atos 17:30
Atos dos Apóstolos 17.30
30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
a) Podemos ver aqui que Deus tolera os pecados quando são cometidos na ignorância, ou seja, quando o pecador desconhece a mensagem divina e que não sabe quando está errando.
b) Isso nos mostra que cada um será julgado segundo a luz que recebeu.
2. A quem é imputado o pecado? Tiago 4:17
Tiago 4.17
17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
a) Talvez alguém diga que não faz mal a ninguém, mas não fazer o bem que deve ser feito também é pecado.
b) E pecado é transgressão da lei de Deus (1Jo 3:4).
3. Com quais palavras Cristo ensina a mesma verdade? João 9:41; 15:22; 3:19
João 9.41
41 Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.
João 15.22
22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.
João 3.19
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
a) Infelizmente vemos nos dias atuais que muitos tem amado mais as coisas seculares deste mundo do que a Palavra de Deus.
b) Com isso, muitos tem sofrido miséria e morte espiritual por causa de suas más escolhas.
c) Esse tipo de atitude é conhecido como pecado premeditado e consciente. Isso é rejeição e pecado contra o Espírito Santo.
4. Em vista disso, que instrução Jesus deu? João 12:35, 36
João 12.35
35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
João 12.36
36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.
a) Vendo nos versos 35 e 36, percebemos que temos uma conjunção adverbial temporal (“enquanto”).
b) A conjunção “enquanto” marca um tempo, que haverá uma duração na qual um dia acabará, ou seja, Jesus quis dizer que um dia a luz poderá desaparecer na vida daqueles que rejeitaram a luz.
c) O mesmo acontece em Isaías 55:6.
Isaías 55.6
6 Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
d) Chegará o dia em que muitos irão despertar, mas será tarde demais.
5. Quem busca a luz? João 3:20, 21
João 3.20
20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.
João 3.21
21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
a) Luz e trevas não se misturam e por isso o crente em Cristo não vive na prática do mal.
b) Quem ama e vive a luz que recebeu através da Bíblia, certamente estará se aproximando da luz (Pv 4:18).
Provérbios 4.18
18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
c) Deus concederá mais luz e mais compreensão da Sua Palavra, pois que há uma busca e uma conversão diária.
6. Seremos culpados por alguém se perder, mesmo que tenhamos pregado a verdade? Ezequiel 3:18, 19
Ezequiel 3.18
18 Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
Ezequiel 3.19
19 Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma.
a) Pregar a verdade e advertir o pecador, com o mesmo amor de Cristo, não fará com que você perca a salvação, caso a mensagem for rejeitada.
b) Fazer o contrário é que nos causará a perdição, pois o mundo precisa ser avisado do perigo iminente.
c) Precisamos sentir a responsabilidade das almas que estão nos esperando e que precisam de salvação, pois o apóstolo Paulo certa vez disse em 1Coríntios 9:16:
1Coríntios 9.16
16 Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
d) A interjeição “ai” denota uma tristeza de pesar e preocupação diante de Deus, que no grande dia de acerto de contas poderá causar um grande pesar para aquele que rejeitou ou não aceitou levar a mensagem ao mundo pecador.
e) Espero que nenhum de nós aqui possamos incorrer nesse pesar.
7. Diante disso, o que devemos fazer? Deuteronômio 30:19, 20; Hebreus 3:7, 8; 2Coríntios 6:1, 2
Deuteronômio 30.19
19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Deuteronômio 30.20
20 amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão , Isaque e Jacó.
Hebreus 3.7
7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
Hebreus 3.8
8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
2Coríntios 6.1
1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus
2Coríntios 6.2
2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação);
a) Temos que aproveitar as oportunidades para falarmos da salvação em Cristo para as pessoas.
b) Alguns dizem que não sabem falar de Cristo e de sua Palavra. Isso é preocupante, pois a maioria das vezes temos visto que muitos não falam porque tem vergonha.
c) Jesus certa vez disse que aqueles que se envergonharem Dele, o mesmo acontecerá com estes no dia da Sua volta (Mc 8:38)
Marcos 8.38
38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.
d) Portanto, se você tem alguma dificuldade em falar de Cristo, mas deseja transmitir a outros a mensagem do evangelho, peça primeiramente sabedoria e capacidade para cumprir a obra (Tg 1:5).
Tiago 1.5
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
e) Ele prometeu e há de cumprir, se você hoje estiver disposto e clamar ao Senhor pelas Suas promessas.
CONCLUSÃO:
Rejeitar a luz que vem do Céu é perigoso para a vida espiritual, pois pode levar a morte eterna. Em outras palavras, endurecer o coração é se fortalecer na incredulidade e causará um grande transtorno na vida do indivíduo, tanto no mundo atual como no porvir.
Estamos vivendo em dias em que a falta de fé, amor e respeito estão cada vez menos ganhando espaço na sociedade. Por causa disso nações inteiras tem entrado em colapso pela falta de Deus e de Sua palavra, por causa da rejeição.
ILUSTRAÇÃO:
Um jovem cometeu um crime e foi preso até que fosse julgado o seu caso.
As pessoas daquela pequena cidade, que conheciam bem o jovem e sua família, sabiam que ele foi influenciado por más companhias e que sua família era humilde e de pessoas honestas. Devido a isso, fizeram uma carta ao governador, pedindo que concedesse o perdão aquele jovem infrator, para que ele tivesse a chance de consertar os seus erros.
Sensibilizados, os cidadãos fizeram um baixo assinado juntamente com essa carta de petição, a fim de que o governador pudesse ser sensibilizado pelo pedido feito.
Vendo a importância da carta, com o baixo assinado, o governador então decidiu ir pessoalmente visitar aquele jovem, levando a carta de perdão e para ver se realmente o mesmo estava arrependido do seu mal.
Para disfarçar, o governador vestiu-se como um pastor, carregando uma Bíblia e dentro dela estava a carta de liberdade para aquele indivíduo.
Chegando na prisão, o governador logo foi encaminhado para a cela do jovem. Chegando lá, infelizmente o jovem não recepcionou bem o governador como era previsto, ainda mais quando este viu que o que o seu libertador trazia em suas mãos a Bíblia.
Em meio aos xingamentos e maldições proferidos por aquele jovem e sem querer saber o que continha dentro da Bíblia, aquele homem foi embora (apesar de uma certa insistência) triste e decepcionado, pois a mensagem que tinha era de vida e liberdade.
Em seguida, quando o jovem se acalmou, o carcereiro foi a cela dele e disse: “Hoje você desprezou a grande oportunidade de sua vida, pois aquele homem que você tanto praguejou era o governador do estado e dentro daquela Bíblia que ele carregava estava a sua sentença de vida, ou seja, você responderia em liberdade”.
Infelizmente aquele jovem foi sentenciado à morte pelo tribunal, por causa do seu crime e quando chegou o dia de sua execução o condenado pediu que falasse aos cidadãos da cidade, que tanto o defendera, mas que ele havia rejeitado a liberdade por causa da sua cegueira.
Então ele disse a todos ali no local de sua execução: “Quero agradecer a todos vocês que puderam me defender. Mas hoje estou sendo destinado à morte porque eu não estive disposto a ouvir e nem atender a mensagem que o governador tinha para mim. Hoje morro por causa da dureza do meu coração e da minha ignorância”.
APELO:
Quantas vezes Deus tem falado com você de várias maneiras e de várias formas, para que você vá à Sua Palavra a fim de que tenha uma vida feliz e abundante e você tem rejeitado!
Muitos tem ouvido pregadores, programas de TV, rádio e etc. e tem rejeitado a luz da mensagem com o seu estilo de vida errôneo.
A pergunta que faço a você é: Até quando ficarás prostrado no lamaçal do pecado?
O Senhor te chama hoje a assumir uma vida de compromisso e propósito, a fim de que vejas a Sua luz e sejas iluminado com a presença de Jesus.
Citando o texto que inicialmente vimos de 1João 5:12:
1João 5.12
12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Jesus é a vida de todo aquele que crê e quem O seguir terá a luz para andar neste mundo de trevas até que Ele venha e busque os Seus.
Que Deus te abençoe, em nome do Senhor e Salvador Jesus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more