Resistindo a Deus
Notes
Transcript
Resistindo ao chamado de Deus
Resistindo ao chamado de Deus
Resistindo a Deus Atos 9:1-18
Introdução:
Vídeo Motivacional: Derik Redmond
Quando desistimos estamos resistindo a Deus
Cansado…
Sem apoio…
machucado…
desacreditado…
Mas eu não desisto
Há uma honra para os que não desistem
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé
Toda promessa passa pelo teste do tempo
Esse texto conta a história da conversão de um dos maiores homens que já existiu.
O apóstolo Paulo, foi a peça principal usada por Deus para levar o evangelho a todos os povos não Judeus. Homem importante na história da igreja.
Estado pré-conversão
Tudo o que Paulo pensa, diz e faz é dominado pelo seu desejo de aniquilar os seguidores de Jesus.
A conversão de Paulo é uma evidência infalível da graça soberana de Cristo. Ele não se decidiu por Cristo; estava perseguindo a Cristo. Foi Cristo quem decidiu por ele. Na verdade.
às vezes a graça de Deus opera nos pecadores quando eles estão fervorosamente empenhados em seus mais desesperados interesses pecaminosos.
Tem gente que se entristece achando que porque pecou não tem mais jeito, deixa eu te dizer: você tem jeito sim, você foi chamado pelo Próprio Deus, VOCÊ FOI ESCOLHIDO PELO DEUS CRIADOR!
Talvez esteja pensando que não dá mais, não adianta tentar, que está tudo destruído…
DEIXA EU TE DIZER UMA COISA...
v.15 Ananias, Vai porque este é para mim, vaso escolhido.
Instrumento = “skeuos” = Homem de qualidades
Escolhido = “ekloge” = Ato de selecionar = Eleito de Deus
Em seu estado de pré conversão, Paulo lutava contra o chamado de Deus
Duro é lutar contra o chamado de Deus
A expressão …respirando ameaças e morte (9.1) faz “alusão ao arfar e ao bufar dos animais selvagens”. Paulo parecia mais um animal selvagem do que um homem. Em suas próprias palavras, ele estava demasiadamente enfurecido (26.11). O verbo grego lymainomai, cuja única ocorrência no Novo Testamento se encontra em Atos 8.33 Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão., em referência à “destruição” que Paulo causou à igreja, é empregado no Salmo 80.11
11 “Mas o meu povo não quis ouvir-me;
Israel não quis obedecer-me.
12 Por isso os entreguei
ao seu coração obstinado,
para seguirem os seus próprios planos… “Jr 17:9 O coração é mais enganoso
que qualquer outra coisa
e sua doença é incurável.”
Tem muita gente aqui que está seguindo o seu próprio coração, mas Jesus te chama pra seguir a Ele.
O nosso coração nos leva para distante de Deus, mas Jesus nos aproxima de Deus…
O sacrifício de Jesus nos reconcilia com O Criador...
Salmo 80.13
13 “Se o meu povo apenas me ouvisse,
se Israel seguisse os meus caminhos,
14 com rapidez eu subjugaria os seus inimigos
Ah se… (Avivamento no País de Galles)
Paulo era um perseguidor implacável. Estava determinado a banir da terra o cristianismo. Não aceitava que um nazareno, crucificado como um criminoso, pudesse ser o Messias prometido por Deus. Não aceitava que os cristãos anunciassem a ressurreição daquele que havia sido dependurado numa cruz. Não acreditava que uma pessoa pregada na cruz, considerada maldita, pudesse ser o Salvador do mundo.
Aplicação: Quantas vezes lutamos contra Deus…
Quantas vezes deixamos O Criador de lado…
Quantas vezes não damos o devido valor para o maior acontecimento da história… A morte vicária de Cristo
Quantas vezes não queremos aceitar
Senhor, o que queres que eu faça?
At 26:14 Todos caímos por terra. Então ouvi uma voz que me dizia em aramaico: ‘Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo? Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!’
Resistir ao chamado de Deus só nos trás dor…
Deus já estava trabalhando na vida de Paulo antes dele se render no caminho de Damasco. Paulo era como um touro bravo que lutava contra o chamado de Deus (26.14). Jesus já estava ferroando sua consciência quando Paulo viu Estêvão ser apedrejado e, com rosto de anjo, pedir a Jesus para perdoar seus algozes. A oração de Estêvão ainda latejava na alma de Paulo.
Jesus estava ferroando a consciência de Paulo quando ele prendia os cristãos, dava seu voto para matá-los e eles morriam glorificando a Cristo. Mas, como esse boi selvagem não amansou com as ferroadas, Jesus apareceu a ele, derrubou-o ao chão e o subjugou totalmente no caminho de Damasco. O touro furioso se tornara um cordeiro dócil. Isso nos prova que a eleição de Deus é incondicional, que a graça de Deus é irresistível, e que o chamado de Deus é irrecusável. Paulo precisou ser jogado ao chão e ficar cego para se converter. Nabucodonosor precisou ir para o campo comer capim com os animais para se dobrar. Até quando você resistirá à voz do Espírito de Deus?
Eu tenho certeza absoluta que você que me escuta nessa noite, já passou por pelo menos uma coisa na vida que você realmente ouviu a voz de Deus te chamando.
Quando você vai se entregar?
O Senhor é quem escolhe
v.15 Vai porque este é para mim, vaso escolhido
Paulo não se converteu, ele foi convertido (9.3–6). A causa da conversão de Paulo foi a graça soberana de Deus. O apóstolo não se decidiu por Cristo; ele estava perseguindo a Cristo. Na verdade foi Cristo quem se decidiu por ele.
Paulo estava caçando os cristãos para prendê-los, e Cristo estava caçando Paulo para salvá-lo. Não era Paulo quem estava buscando a Jesus, era Jesus quem estava buscando a Paulo. A salvação de Paulo não foi iniciativa dele; foi iniciativa de Jesus. Não foi Paulo quem clamou por Jesus; foi Jesus quem chamou pelo nome de Paulo. A salvação é obra exclusiva de Deus. Não é o homem que se reconcilia com Deus; é Deus quem está em Cristo reconciliando consigo o mundo (2Co 5.18).
O Senhor é quem abre os olhos
v.17 Imediatamente as escamas caíram
Conclusão:
E OS GANSOS DIZIAM “AMÉM”
No livro “Igreja: por que me importar?”, Yancey cita uma parábola de Kierkegard, filósofo dinamarquês. É a história de um grupo de gansos que freqüentava uma igreja evangélica.
Todos os domingos lá se iam eles, bamboleando até a igreja, daquele jeito engraçado de andar de ganso.
O pastor pregava sempre o mesmo sermão:
– Não precisamos andar somente sobre a terra, presos a este lugar. Podemos alçar nossas asas e voar até as regiões mais distantes, subir até os climas mais abençoados, se tão-somente guardarmos e cumprirmos os mandamentos do Senhor nosso Deus.
A gansarada toda dizia “Amém!”, em altos grunidos. E batiam suas asas alegremente.
Terminado o culto, lá se iam os gansos, bamboleando de volta para suas casas.