Cl 1.15-20 - A Supremacia da Pessoa de Cristo

Colossenses   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

Introdução

Importante termos sempre em mente a intenção e os problemas que o apóstolo vem lidando ao escrever a carta. Era uma necessidade urgente na percepção do pastor e fundador daquela igreja. O publico era uma mistura de judeus, gregos e frígios, campo fértil para o legalismo, misticismo e filosofias gregas, assim como ascetismo. Características presente na versão incipiente do gnosticismo.
Paulo introduz sua pessoa, autoridade e menciona nomes conhecidos para se familiarizar com uma comunidade que ele não teve um contato pessoal, ainda que fosse o “apóstolo dos gentios”. Em seguida elogia os crentes por sua fé não fingida, afinal eles participavam do Reino de Cristo, por essa razão além de orar Paulo intercede pela compreensão do evangelho e a firmeza do testemunho desses crentes, finalizando sua oração lembrando-os quem era o Rei a que eles pertenciam e como o Rei conquistou o Reino e os súditos.
Na sequencia Paulo explora esse final da sua oração com mais detalhes, descrevendo quem é o Rei e o que ele fez que o torna supremo, Rei e SENHOR sobre todas as coisas. Hoje vamos falar a respeito da Supremacia da Pessoa de Cristo e na próxima a Supremacia de sua Obra.

Estrutura

Para compreendermos adequadamente a pessoa de Cristo nesse texto precisamos destacara estrutura da perícope. Pode ser dividida em duas partes muito semelhantes destacadas pela expressão Primogênito, a primeira destacando a imagem de Deus e a primeira criação seguindo da explicação do que isso significa, e a segunda de cabeça da igreja e a origem e mediador da nova criação que inaugura em sua ressurreição (Rm 8.29) em seguida explicando o que significa ser a origem e mediador da Nova Criação (Reino)

Primogênito

Para compreender um texto como esse precisamos compreender o que significa Primogênito, a etimologia é simples é significa o primeiro filho, mas não é a unica possibilidade semântica.
Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento há duas possibilidades principalmente:
Primeiro Filho (mais velho) literalmente [Gn 25.25; 10.1522.21; Dt 21.16; Lc 2.7] Se refere tanto a humanos quanto animais (sacrifício)
Relação especial ou privilégios semelhantes ao do primogênito, figurado [Ex 4.22; Sl 89.27; Rm 8.29; Cl 1.15; 18; Hb 1.6; Hb 12.23; Ap 1.5]
Ocorre 130 vezes no AT sendo 130 vezes no pentateuco. E na linguagem rabínica esse uso destaca a posição especial de Israel em relação a Deus.

Imagem de Deus e Primogênito (Posição Especial) da Criação [1.15-17]

O Termo imagem de Deus naturalmente nos remete imediatamente a Gn 1.26 em que Deus faz o homem a sua imagem se semelhança, ainda que Adão falhou em representar essa imagem de Deus (autoridade e extensão do Reino) Jesus cumpre plenamente o papel em que Adão falhou.
Cristo não é apenas a Imagem de Deus, mas o Primogênito sobre a criação, ou seja ele tem uma posição especialPP, e o próprio texto explica que relação especial é essa. Cristo é o primogênito da criação porque ele é o mediador da Criação de modo que todas as coisas sejam visíveis ou invisíveis independente do poder ou hierarquia foram criadas por ELE.
Ao contrário do que alguns afirmam esse texto não afirma que ele foi o primeiro ser criado, pelo contrário ele é antes de todas as coisas. Paulo afirma aqui a sua eternidade destacando que a melhor interpretação de primogênito não é primeiro filho, mas alguém com uma relação especial, significativa com a criação, neste caso o de mediador por meio do qual todas as coisas foram criada e o propósito da criação.

Cabeça da Igreja, Princípio e Primogênito (posição Especial) da Ressurreição [1.18-20]

Novamente como uma segunda estrofe ele repete a estrutura dando um novo significado de continuidade. Afirma que Cristo é o cabeça da Igreja (paralelo com a imagem de Deus), agora não é apenas primogênito (mediador, principal, relação especial, função especial ou privilégios, mas além disso também é a origem e o que inaugura e abre caminho para a Nova Criação em Cristo ao morrer e ressuscitar inaugurando o Reino! Deste modo ele tem a Supremacia não apenas sob a criação, mas de acordo com o texto, sobre todas as coisas!
ELE não é apenas uma figura relevante, Cristo é tudo o que importa e nada mais é relvante seja entre as coisas criadas ou na Igreja Cristo é supremo e mais do que suficiente superando qualquer expectativa sobrenaturalista, filosófica, legalista ou ascetista.
Isso fica claro na descrição que explica esse papel fundamental e supremo de Cristo [1.19-20] Jesus é completo e não precisa de mais nada porque nele habita a plenitude, assim não há experiencia ou ação pessoal que complete a pessoa de Cristo ELE é supremo e suficiente para restabelecer TODAS as coisas! A Redenção vai além da salvação da humanidade é a restauração da criação que foi desfigurada na queda!
Aqui fica claro que Cristo tem o papel fundamental na história da redenção (criação,queda, redenção e consumação) Ele não restaura apenas nosso relacionamento com Deus, mas redimi toda a criação que caiu junto com o representante da imagem de Deus que falhou e agora será restaurado com o representante da imagem de Deus que por meio do seu sangue conciliou todas as coisas estabelecendo a paz não apenas na humanidade, mas em TODA a criação.

Princípios Eternos

Cristo é suficiente para me ajudar em qualquer circunstância ele é supremo sobre todas as coisas
Ele é o centro da minha vida e espiritualidade
Não tenho necessidade de nada para completar minha vida na igreja
Cristo deve ser o centro do culto e da vida cristã
Cristo foi o mediador da criação e inaugurou a consumação, esta deve ser minha esperança e consolo
Consciência de que começaram os últimos dias deve me motivar a santidade
A consciência de que começaram os últimos dias deve me consolar em tempos difíceis
Cristo é supremo e suficiente para todas as áreas da minha vida

Cristo é o Suficiente, Supremo, Mediador e Redentor de Toda a Criação

Desafio

Entregue a este Cristo Supremo e Suficiente as angústias e medos do dia a dia

Related Media
See more
Related Sermons
See more