AS ÁGUAS AMARGAS - A CAMINHADA DA IGREJA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 76 views
Notes
Transcript

1º SALVOS POR CRISTO, como?
1.1. A primeira coisa que Ele fez para que partícimos do Egito foi descer até nós, neste mundo de pecado.
A Bíblia diz que Moisés os fez partir do mar. Mar significa mundo, conforme apocalípse e (.....). Como Ele fez isso: vindo a este mundo, a este mar se tornando um conosco para nos fazer partir daqui. Moisés fez o povo partir do mar, Cristo nos fez partir do mundo descendo a este mundo.
1.2. A segunda coisa que cristo fez para nos salvar esta na segunda parte do vc 22 diz que partiram para o DESERTO. Cristo não somente veio a este mundo, mas Ele é tbm um exemplo do bode emissário, que era levado para fora da cidade e solto no deserto para morrer pelos pecados do povo. Crsito foi levado fora de jerusalém, enfrentou um deserto em sua vida, a solidão, a ponto de dizer: Meu Pai, porque Me desamparasse? E lá, Ele morreu por nossos pecados!!
Ele morreu nossa morte e tomou nosso deserto para nos salvar.
1.3. A terceira coisa que Cristo fez para nos libertar foi ser sepultado e ficar morto por 3 dias.
Cristo ao pagar por nossos crimes na Cruz, não ressuscitou em poucas horas. Ele ficou morto por 3 dias. Aconteceu uma grande caminhada silenciosa no ministério de Jesus. Estes 3 dias foram de desespero para os discípulos que se esconderam. Outros abandonaram o ministério, outros desanimados voltaram para sua terra, Emaús, os demonios devem ter ficado em panico e os céus aguardavam, mas depois de três dias, tudo se fez novo, Ele ressuscitou e esta vivo até agora. Esses três dias de Israel de deserto foi de apreenção, pois seus suprimentos que traziam do egito estava acabando e não sabiam o que seria deles. Assim foi os 3 dias de Jesus no sepulcro, para terminar a era da morte, o tempo de maldição, uma nova água estava para ser bebida.
Mas em segundo lugar, essa passagem nos revela como é esta nova vida longe do Egito, porem no deserto, um periodo intermediário entre Egito e Canaã.
Logo percebemos que é um tempo de peregrinação, esperança, sofrimentos, duvidas e muita luta.
2° A VIDA DO SALVO?
A quarta parte do versículo diz: …e não acharam água.
Eles acabaram de ter uma grande libertação: viram as 10 pragas, a libertação acontecer, o mar vermelho se abrir, o mesmo mar fechar e os egipcios morrerem no meio do mar. Caminharam 3 dias com a presença da coluna de nuvem e de fogo, mas ao termino de 3 dias, que é o limite do ser humano sem água, encontraram aguas amargas. A pergunta é: porque as águas não eram doce? porque Deus não proveu a agua doce? Será que Deus se esqueceu deste detalhe? Não é assim que pensamos as vezes? Quando alguma coisa da errado em nossa vida, pensamos: será que Deus se esqueceu disso? Deus ja te tirou do Egito com Braço e Mão forte, será que Ele se esqueceu deste detalhe?
2.1. A primeira lição que tiramos deste texto é:
É um erro pensar que a vida na terra ja é o céu.
Os Israelitas eram escravos, queriam ser libertos, clamavam por isso, mas queriam ir do Egito a Canaã sem ter que fazer a caminhada do deserto.
Queridos, a terra da promessa ainda não chegou. não vivemos na canaã ainda, apenas estamos saindo do Egito, mas ainda tem uma ardua caminhada.
O deserto não é terra boa, é lugar de vida amarga, é Mara. MEntiram para vc que o liberto por Cristo não experimenta as dificuldades do deserto, porem Deserto tem coluna de fogo e de nuvem. em meio ao sofrimento Deus da alivio. Em meio a depressão deste mundo, no meio do povo de Deus tem fogo do Espírito Santo. Em meio a escuridão do deserto do mundo nós temos a Luz do Espírito de Deus!!
É um erro pensar que após o mar, salvação, batismo, virá os cacho de uvas prosperos, o leite, o mel, a bonança. AINDA TEM UMA CAMINHADA PARA CHEGAR LÁ. MUITOS PREGADORES PROMETEM AS BENÇÃOS DA TERRA PROMETIDA EM MEIO A CAMINHADA. Ao contrario da terra, a comida é maná e a água sai da Rocha. A comida é racionada, mas não falta. A água é da Rocha, mas tem que pedir.
2.2. A segunda lição que aprendemos é que Uma experiencia com Deus não nos insentará de dificuldades.
Eles passaram tremenda experiencia com Deus, mas tres dias depois, veio uma grande necessidade. Faltar água é uma coisa, outra é faltar água no deserto.
Não te decepcione, se após ser cheio do ES. Receber uma ordenação. Receber revelações de Deus. Pregar com grande poder. Ganhar uma alma. E logo depois você se deparar com uma situação amarga. Deus tem um propósito nisso. (ja veremos o propósito)
2.3. A terceira lição é que após a salvação, a libertação, podem vir aguas amargas.
Uns amargam o despreso da familia (Jesus disse que isso ocorreria - espada MT 10)
Outros amargam as chacotas dos amigos
Outros amargam a perca de empregos e provocações para tentar fazer o crente pecar.
Outros todas as coisas ficam mais dificil
3. OBJETIVO DAS ÁGUAS AMARGAS
1. separar os que são e os que não são do Senhor.
Veio muita gente do egito, muita mistura e o sofrimento era um meio de separar os que eram do Senhor.
A igreja verdadeira (vc faz parte dela?) passará por diversas provações para separa os bodes das ovelhas. A separação final será no céu, mas inicia aqui.
É o fogo que separa, purifica o ouro. Para que as impurezas saia do meio do povo, Ele nos prova como o ouro no fogo. 1Pe 1.7
2. Manter os salvos na fé - Paulo, ora por 3 vezes por uma sofrimento terrivel. Um amargo sofrimento e veja o que ele diz: 2Co 12.7
O sofrimento nos mantem da forma que Deus quer. Vc prefere viver livre desta vara de Deus e se perder ou pode dizer: Senhor, a tua Graça me basta?
3. Preparar os salvos para chegar no céu, com o perfil do céu.
Para entrar no céu, tem um perfil, um nível a ser chegado. Esse nivel se completa na hora da partida, mas vamos sendo moldados no processo. vejamos: 2Co 3.18; Fp 1.6
A ultima lição que aprendemo é: Deus não esqueceu deste detalhe das águas não, era de propósito.
Aprenda. Paulo disse: Rm 8.28
Deus tem um propósito em teu sofrimento!!!
CONCLUSÃO
Devemos saber que ainda não chegamos no céu, estamos no caminho. Estamos na caminhada. Estamos no deserto. è somente ser um pouco esperto que vimos que o lugar onde vivemos é um deserto. É arido, é quente de mais e frio ao estremo. Falta água, falta cor, falta beleza, falta alimento, tem inimigos e não tem descanso. Mas para o povo de Deus, tem milagre, tem fogo do Espírito, tem sobra do Altíssimo, tem água da Rocha, maná do Céu e livramento do mal. VIVA OS MILAGRES DE DEUS EM SUA VIDA!!!
PROXIMA MENSAGEM
ERROS DE ISRAEL NA PROVAÇÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more