EXPOSIÇÃO DE TIAGO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
TEMA: Não Temos o Controle do Futuro
TEMA: Não Temos o Controle do Futuro
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. 16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. 17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
INTRODUÇÃO
Comentar sobre a busca frenética do ser humano em controlar o futuro.
OUVIR A REPREENSÃO DA PALAVRA
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
Muitos crentes, mesmo sendo advertidos sobre a idolatria das riquezas focam suas vidas exatamente em buscá-las. A epístola de Tiago trata muito sobre a vaidade das riquezas.
Mas ele considera o fato que todos precisam trabalhar e buscar seu sustento alertando que não devem fazer isso sem confiar na providencia de Deus.
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
APLICAÇÃO
Precisamos ser sensíveis quando a Palavra de Deus fala conosco
CONSIDERAR A INCERTEZA DO AMANHÃ
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Porque nos deixamos tomar por uma ansiedade em relação ao futuro do qual não temos nenhum controle, sendo que nossa preocupação não mudará o curso das coisas?
11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.
15 Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; 16 pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
APLICAÇÃO
Somos advertidos pela Palavra para extrair o melhor do tempo que se chama hoje.
PLANEJAR SUBMISSO A VONTADE DE DEUS
15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
21 Mas, despedindo-se, disse: Se Deus quiser, voltarei para vós outros. E, embarcando, partiu de Éfeso.
10 em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos. 11 Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, 12 isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.
3 Isso faremos, se Deus permitir.
APLICAÇÃO
Uma vida submissa a vontade de Deus é feliz. Não se debate ao acaso, mas entende que tudo estã diante do propósito do Senhor que é perfeitamente sábio.
EXERCITAR A HUMILDADE
16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. 17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
Viver cheio de marra, achando que faz e acontece sem buscar a direção de Deus é tolice.
Nossa pretensão e arrogância só atrai sobre nós dor e sofrimento.
Fazer o bem no contexto implica em buscar uma vida submissa a vontade de Deus.
22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
APLICAÇÃO
A mera teoria nos assuntos da Palavra não nos leva a lugar algum
CONCLUSÃO
A incerteza do amanhã não no deve trazer desespero, mas mais confiança em Deus.
Também expectativa de coisas boas a despeito das lutas e sofrimentos que enfrentamos.
Aguardamos o Novos Céus e Nova Terra, o Futuro glorioso, mas já podemos desfrutar da doce confiança em Deus, o que torna o céu já presente.
Ao mestre de canto. Dos filhos de Corá. Em voz de soprano. Cântico 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. 6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. 8 Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra. 9 Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.