De todo o coração
Joel • Sermon • Submitted
0 ratings
· 27 viewsNotes
Transcript
Handout
A natureza da volta para Deus (2.12)
Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
é uma volta para uma relação pessoal com Deus (2.12).
é um volta com profundidade (2.12) - “de todo o coração”;
é uma volta com diligência (2.12) - “e isso com jejuns”;
Em 1756, o rei da Inglaterra convocou um dia solene de oração e jejum, por causa de uma ameaça por parte dos franceses. João Wesley comenta esse fato no seu diário, do dia 6 de fevereiro: “O dia de jejum foi um dia glorioso, como Londres raramente tem visto desde a restauração. Cada igreja da cidade estava lotada, e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. Certamente, Deus ouve a oração, e haverá um alongamento da nossa tranqüilidade”. Em uma nota de rodapé, ele escreveu: “A humildade transformou-se em regozijo nacional porque a ameaça da invasão dos franceses foi impedida”.
é uma volta com quebrantamento (2.12) - “com choro e com pranto.
é uma volta com sinceridade (2.13) - “rasgai o vosso coração e as vossas vestes”;
A urgência da volta para Deus (2.12)
Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
O tempo é agora. O Voltar-se para Deus é hoje. Esse encontro é urgente. É preciso nos arrependermos. O que significa arrependimento?
Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. ARREPENDIMENTO
ARREPENDIMENTO
Decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (Mt 3:2–8; 2 Co 7:9–10; 2 Pe 3:9). O complemento do arrependimento é a FÉ 2. E os dois juntos constituem a CONVERSÃO. V. REMORSO.
A motivação da volta para Deus (2.13)
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.
Deus é misericordioso e compassivo (2.13) - “porque Ele é misericordioso e compassivo...”;
Habacuque 3.2 (RC95)
Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
E já ninguém há que invoque o teu nome, que desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades.
Mas, agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. Não te enfureças tanto, ó Senhor, nem perpetuamente te lembres da iniquidade; eis, olha, nós te pedimos, todos nós somos o teu povo.
2. Deus é tardio em irar-se (2.13) - “e tardio em irar-se”;
3. Deus se arrepende do mal (2.13) - “e se arrepende do mal”;
Deus continua sendi imutável. Deus não muda, mas o homem sim. Matthew Henry esclarece esse ponto: “Quando a Bíblia diz que Deus se arrepende do mal não quer dizer que Deus muda a sua mente; ao contrário, quando a mente do pecador é mudada, a maneira de Deus tratar com ele é mudada; então, a sentença é revertida e a maldição da lei suspensa”
Joel: O Profeta do Pentecostes (A Motivação da Volta para Deus (2.13))
O propósito de Deus é abençoar e não destruir. É dar vida e não matar. Porém, o caminho da vida é o arrependimento. É arrepender-se e viver ou não se arrepender e morrer. Se o homem não se arrepender enfrentará o juízo, mas se arrepender-se o castigo é suspenso e em lugar da morte, ele recebe a vida. Deus tem prazer na misericórdia e não na condenação. - HDL
4. Deus é o Deus da aliança (2.13) - “convertei-vos ao Senhor, vosso Deus”.
A possibilidade da volta para Deus (2.14)
Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de manjar e libação para o Senhor, vosso Deus?
O Profeta aqui está querendo dizer que quando o povo se volta para Deus, Deus se volta para o seu povo. Quando há arrependimento no coração, há misericórdia de Deus em direção ao povo. Quando há choro pelo pecado, há perdão de Deus para restaurar.
A convocação pública da volta para Deus (2.15,16)
Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo.
Um perigo nacional exige a convocação de uma assembléia pública;
O nosso maior problema não vem de fora, mas de dentro… “tocai a trombeta em Sião”;
O arrependimento precisa começar individualmente para depois ir ao coletivo.
Os integrantes da volta para Deus (2.16,17)
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
Os anciãos;
Os filhinhos - Os jovens;
Exemplo de Daniel…
E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
Exemplo de José...
E ela lhe pegou pela sua veste, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua veste na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
As crianças - os que mamam;
Os recém casados - “saiam o noivo e a noiva”;
Os sacerdotes.
Porque os ministros de Deus e a Igreja devem chorar?
Para que a Igreja não caia em vergonha;
Para que o nome de Deus nao seja envergonhado.
A restauração produz resultados extraordinários
Quando a Igreja se volta para Deus, Ele muda a sua sorte (2.18 - 27)
Quando Deus restaura a Igreja, ele derrama sobre ela o Seu Espírito
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar.
O Espírito Santo derramado na vida do crente simboliza a vida de Deus na vida do Seu povo, trazendo bençãos abundantes, segurança, vigor e poder;
O Espírito desceu sobre a Igreja em pentecostes, cumprindo a promessa de Deus, profetizada por Joel.
CONCLUSÃO
O povo de Deus deve se arrepender dos seus pecados, voltando-se para Deus de todo o coração para que, assim, possa experimentar a restauração como benção de Deus.
APLICAÇÕES
Arrependimento é o primeiro passo para a resturação;
Voltar-se para Deus com arrependimento de coração sincero deve ser a prioridade da Igreja.
Quando nos voltamos para Deus, ele se volta para nós e restaura a nossa sorte.