DEUS, EU E A PROSPERIDADE
Notes
Transcript
Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.
Introdução
Introdução
Os tempos que estamos vivendo, são tempos de muita incerteza com relação a muitas áreas da vida. Política, Saúde, Liberdade religiosa, Econômica e Financeira.
Enquanto eu orava e buscava de Deus a direção para esses estudos que estaremos recebendo nos próximos dias, Deus me mostrou que o que ele quer é que tenhamos certeza Nele com relação a nossa economia e nossas finanças.
É verdade sim que a palavra de Deus tem mais de 2350 menções sobre riquezas, dinheiro, posses e coisas do gênero, e talvez isso já não seja novidade e de relevância para muitos de nós, mas o fato de ser mencionado tanto não quer dizer que esse assunto é mais importante do que salvação, céu, santidade, eternidade. Quando falamos de salvação, céu, santidade, eternidade e outros assuntos do gênero, automaticamente lembramos e pensamos em Deus e no seu Reino, mas quando falamos de finanças e economia, nem todos nós lembramos de Deus e seus propósitos nesse assunto ou área de nossa vida, por isso a Palavra de Deus está realmente recheada desse assunto para nossa instrução. Howard Dayton, fundador e presidente da “Compass – Finances God’s Way”, uma organização que ensina princípios de finanças e economia segundo a Palavra de Deus, disse: “Quando aprendemos e aplicamos os princípios de mordomia cristã, ou seja, princípios de administração e gerenciamento das coisas que Deus nos confiou para administrar, e fazemos isso segundo a Palavra e orientação de Deus, nós nos aproximamos mais de Deus.” Tenho certeza de que essa é a intenção de Deus, em ter recheado a Bíblia com tantas menções assim sobre o assunto.
O Dr. Jim Denison, co-fundador do “Denison Forum”, uma organização de apologia cultural, que comenta sobre acontecimentos e polemicas culturais atuais com uma cosmovisão Cristã disse: “Onde e como usamos nosso dinheiro reflete nossas prioridades”. E, também: “que se sujeitarmos nossas finanças ao Senhor Jesus, há uma grande chance de que todo o resto de nossa vida também estará sujeito à Ele.”
O Nosso Pastor nos ensina que: “se o meu coração for de Jesus, tudo o que Ele me confiou para administrar será também Dele.”
Quando o salmista escreveu:
Sl 119:11
Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.
Com certeza isso também incluía sua vida financeira e econômica, ou seja, toda sua vida. Quando é a Palavra de Deus que nos dá parâmetros para a administração financeira e econômica, nós certamente vamos colher os mesmos frutos que o salmista intencionava colher quando escreveu essa afirmação.
É muito comum olharmos para nossas finanças e buscarmos um plano que nos ajude a alcançar nossos objetivos. Sempre buscamos maximizar nossos recursos e buscamos que esses alcancem o máximo em nosso favor e em favor de nossos planos. Qual o meio mais eficaz de eliminar dívidas? Qual o melhor investimento para obter o melhor retorno? Qual o melhor plano de gastos que eu posso utilizar?
Mas antes de entrar em conceitos práticos sobre finanças e economia, nós vamos nos deter nessa primeira parte, em alguns conceitos e princípios básicos sobre finanças e economia segundo a Palavra de Deus. Nós vamos tentar colocar as lentes de Deus e buscar enxergar a administração, aquisição, multiplicação e até mesmo a venda ou perca de bens e recursos materiais, como Ele enxerga.
Que o Espírito Santo nos ajude!!!
1 Conceitos Básicos
1 Conceitos Básicos
1.1 Economia:
1.1 Economia:
Gerência de recursos disponíveis (moeda, imóvel, tempo, esforço e outros)
Ciência que analisa e estuda os mecanismos referentes à obtenção, à produção, ao consumo e à utilização dos bens materiais necessários à sobrevivência e ao bem-estar.
1.2 Finanças:
1.2 Finanças:
Recursos monetários de um governo, empresa, família ou pessoa. Conjunto de receitas e despesas de: empresa, família, pessoa. Gerenciamento de entradas, transações envolvendo dinheiro.
1.3 Mordomia Cristã:
1.3 Mordomia Cristã:
Mordomia é cuidar e velar por aquilo que tem dono, e o dono não sou eu. A mordomia cristã consiste em cuidarmos dos recursos que o Senhor Jesus nos permite para seus propósitos em nossas vidas e nas vidas dos que nos cercam.
2 Princípios Bíblicos
2 Princípios Bíblicos
Vamos brevemente analisar alguns princípios que, segundo a Palavra de Deus, são fundamentais na mordomia cristã.
2.1 Não sou dono de nada
2.1 Não sou dono de nada
Muitos pensam serem donos daquilo que tem em suas mãos como recursos físicos e materiais. Quando somos “donos” de tudo, ou pelo menos agimos como donos, a responsabilidade e preocupação de tudo está sobre nós, mas quando vivemos de forma que reconhecemos que tudo é do Senhor, a responsabilidade fica com Ele. Na verdade, você e eu fomos escolhidos por Deus para administrarmos o que é Dele. A Adão foi dado o privilégio de administrar a criação de Deus. (Gn 1:28)
E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos.
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos.
Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam. Porque ele fundou-a sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu.
Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, o Deus de vocês; a ele pertencem a terra e tudo o que nela há.
2.2 Cheguei sem nada e saio sem nada
2.2 Cheguei sem nada e saio sem nada
Da mesma forma que quando nascemos não trouxemos nada conosco, quando morrermos, tampouco levaremos alguma coisa. O tempo que vivemos é o tempo que o Senhor nos permite administrar tudo que já é Dele. Se recebemos algo para administrar, glorias à Jesus, se deixamos de ter algo que tínhamos a responsabilidade de administrar, glorias a Ele. Temos que ter a confiança que em todas as fases de nossas vidas, Jesus tem seus propósitos e devemos glorificar a Ele em tudo.
Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Jó 1:21
E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Ts 5:18; Pv 13:22; Sl 37.25-26
Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
O homem bom deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.
Fui moço e agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção.
2.3 Nosso tempo aqui é muito curto
2.3 Nosso tempo aqui é muito curto
A brevidade da vida nos deve levar a fazer bom uso e sermos bom mordomos de tudo que o Senhor tem para cada um de nós.
Sl 103:15; Sl 144:4; Ec 5:18-19
Quanto ao ser humano, os seus dias são como a relva. Como a flor do campo, assim ele floresce;
O ser humano é como um sopro; os seus dias são como a sombra que passa.
Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e desfrutar o que conseguiu de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. Quanto àquele a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, receber a sua porção e desfrutar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
2.4 Generosidade agrada a Deus
2.4 Generosidade agrada a Deus
Todos somos generosos. A diferença entre uns e outros é com quem estão sendo generosos. Alguns são generosos com Deus e a obra de Deus, outros são generosos com pessoas em necessidades ou menos afortunadas do que a si mesmos, outros são generosos consigo mesmos!!! Aquele que é generoso com Deus, com a obra de Deus, e com o necessitado agrada o coração de Deus.
Pv 19:17
Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e este lhe retribuirá o benefício.
E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2Co 9:6-7
E isto afirmo: aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria.
Tudo foi criado para ser generoso (ou seja, dar): O sol nos dá luz e calor, o céu e as nuvens nos dão chuvas, a lua nos dá sua luz e sua beleza, as flores dão suas cores, sua beleza e seu pólem, as plantas e vegetais dão alimento e oxigênio, os animais dão leite, carne, couro e outros... Os homens são os piores doadores da criação. Estatisticamente, entre todos os chamados cristãos nos EUA entregam 2.5% de suas rendas como contribuição nas igrejas que os acolhem e cuidam deles.
2.5 Ninguém pode servir a dois senhores
2.5 Ninguém pode servir a dois senhores
Literalmente quer dizer: Não tem como ser escravo, servidor, mordomo de dois senhores. Alguém ou alguma coisa vai ter prioridade sobre outro em nossas vidas. Temos que ter definido em nosso coração quem é o Senhor de tudo que temos em nossas mãos.
— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
Muitos criam e estabelecem planos, metas e maneiras de alcançarem seus objetivos. Suas finanças são customizadas ou ajustadas para atenderem seus próprios objetivos. Mas raramente encontramos alguém que tem suas finanças e administração configurada, customizada para cumprir os propósitos de Deus através de sua economia. Quando colocamos tudo para servir a Ele estamos realmente O declarando como Senhor de nossas vidas. (a família, a casa, os carros, o dinheiro, o computador, o telefone, etc... tudo é Dele!!!) Convide o Senhor Jesus para lhe ajudar a configurar os planos, as metas, os objetivos!!
2.6 Nossos valores são determinados por nossas prioridades
2.6 Nossos valores são determinados por nossas prioridades
Onde colocamos nosso coração mostra onde estão nossas prioridades. Howard Dayton disse: “Sabemos o que você mais ama através de como você reage quando perde.”
— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
2.7 Fidelidade nos abre portas maiores
2.7 Fidelidade nos abre portas maiores
Quando o Senhor nos acha fiéis na administração do que Ele nos confiou, Ele nos promove confiando coisas ainda maiores em nossas mãos. Não só a recompensa pela fidelidade e justiça, mas também Ele nos confia coisas mais importantes e mais valiosas para podermos tomar conta e administrar. O ímpio recebe um salário enganoso, mas, para o que semeia justiça, haverá galardão certo. Pv 11:18.
O ímpio recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira.
Lc 16:10-13
— Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Portanto, se vocês não forem fiéis na aplicação da riqueza injusta, quem lhes confiará a verdadeira riqueza? Se vocês não são fiéis na aplicação do que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque irá odiar um e amar o outro ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e à riqueza.
O que são “as verdadeiras riquezas” que Jesus menciona nos versículos da parábola do mordomo infiel? Essas verdadeiras riquezas são: saúde, amigos e família, e pessoas. Jesus morreu por pessoas!! Não por patrimônios, casas, investimentos, carros, aviões, fazendas, etc
As verdadeiras riquezas que o Senhor Jesus nos quer confiar são vidas saudáveis, para podermos servir a Ele e fazer discípulos de nossa família e fazermos discípulos dos perdidos que hoje ainda vivem sem Jesus. Ou nós queremos servir a Jesus com o que Ele nos proporciona administrar, e com isso sermos fiéis e Ele nos dará as verdadeiras riquezas, ou nós vamos buscar servir as riquezas injustas e vamos viver sem nunca descobrir o que são as verdadeiras riquezas.
2.8 Honra e bom nome vale mais do que riquezas
2.8 Honra e bom nome vale mais do que riquezas
Se somos fiéis a Deus no cuidado daquilo que Ele nos deu, vamos adquirir para nós um bom nome, uma boa posição.
Sl 37:16-19; Pv 22:1; 1Tm 3:13
Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o Senhor os sustém. O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos tempos difíceis e nos dias da fome se fartarão.
Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.
Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão para si mesmos uma posição de honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus.
3 Lições de economia da parte de Deus pelo profeta Jeremias
3 Lições de economia da parte de Deus pelo profeta Jeremias
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os que foram transportados, que eu fiz transportar de Jerusalém para a Babilônia:
Jr 29:4-9
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: “Construam casas e morem nelas; plantem pomares e comam o seu fruto. Casem e tenham filhos e filhas; escolham esposas para os filhos de vocês e deem as suas filhas em casamento, para que tenham filhos e filhas. Aumentem em número e não diminuam aí na Babilônia! Procurem a paz da cidade para onde eu os deportei e orem por ela ao Senhor; porque na sua paz vocês terão paz. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não se deixem enganar pelos profetas e adivinhos que vivem no meio de vocês. Não deem ouvidos aos sonhadores, que sempre sonham segundo o desejo de vocês. Porque eles profetizam falsamente em meu nome; eu não os enviei”, diz o Senhor.
v.5a - O Senhor exorta seu povo a criarem raízes e se estabelecerem num lugar.
Quando não estamos firmes em lugar nenhum, aqui, mas vivendo lá, lá, mas pensando em como seria estar aqui. Pode criar raiz que Deus vai abençoar aquele que se estabelece onde Deus o colocou para permanecer.
v.5b - Onde você chegar e não houver fruto, plante e os frutos virão pela benção de Deus. O crente quando chega ele transforma o ambiente ao seu redor e da impossibilidade ele traz a possibilidade de Deus.
v.6 - Cumpram o plano de Deus em relação à família. Estabeleça família e o Senhor Jesus se encarrega de abençoar a sua família. Deus tem compromisso com quem estabelece família, pois família é plano de Deus.
v.7 - Se buscarmos orar e interceder pelo lugar onde Deus nos colocou, nós seremos abençoados pela paz e prosperidade que Deus vai derramar sobre ele.
v.8-9 - Se alguém estiver te enchendo de promessas para tentar ganhar seu coração e seu favor, fique com a Palavra de Deus e com as verdades dela, mesmo que a principio pareça que as coisas vão ser mais duras e mais difíceis.
Ec 7:8 ; Jr 29:11
Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; a paciência é melhor do que a arrogância.
Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.
O Senhor quer abençoar nossa vida econômica e financeira, mas ele tem propósitos a serem cumpridos e princípios a serem seguidos.
1Co 9: 13-14
Vocês não sabem que os que prestam serviços sagrados se alimentam do próprio templo e que os que servem ao altar participam do que é oferecido sobre o altar? Assim também o Senhor ordenou aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho.
Conclusão
Conclusão
Muitos veem o cristianismo como uma religião de trocas e transações, mas o verdadeiro cristianismo é um relacionamento que transforma!!! Não dizimamos para sermos abençoados por Deus, não vamos a igreja no domingo para Jesus abençoar nossa semana, não damos nosso tempo para o Senhor em serviço para que ele nos continue dando o folego de vida. Dizimamos e ofertamos porque é um mandamento bíblico e porque Jesus tem feito muito por cada um de nós e nossas famílias (salvação, livramentos, cuidado, etc). Vamos a igreja porque amamos ao Senhor e desejamos estar em Sua casa (vale mais um dia em Sua casa do que mil em outro lugar). Servimos ao Senhor porque queremos que outros conheçam a Jesus e tenham esse mesmo relacionamento transformador que Ele um dia nos deu a oportunidade de ter.
Se nosso coração estiver alinhado com o de Nosso Senhor Jesus com relação as nossas finanças teremos bem mais facilidade em lidar com as coisas que nos são confiadas para cumprir os propósitos dele em nossas vidas e nas vidas dos que estão ao nosso redor.
Na próxima semana apresentaremos alguns Passos Práticos para que possamos avançar um pouco mais em nossa vida econômica e financeira.
Pr. Cássio Raffa
Lighthouse Point FL
Junho de 2021
Recursos usados:
Recursos usados:
https://www.merriam-webster.com/
https://www.dictionary.com/
www.biblegateway.com
www.biblehub.com
www.bibliaonline.com.br
www.biblia.com.br
https://www.crown.org
Bíblia Almeida Revista e Corrigida
Where to find it in the Bible, Ken Anderson, Thomas Nelson Publishers, 1996
Tax-Free Wealth, Tom Wheelwright, CPA, Second edition, RDA Press