Os 7 Selos do Apocalipse (1)
Apocalipse - Os 7 Selos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 51 viewsOs 7 selos trazem a revelação do que irá acontecer até a segunda vinda de Cristo.
Notes
Transcript
Ap.5.1-5
Introdução
O tema que abordaremos hoje abrange os capítulos 6 a 8.
Os três primeiros capítulos do Apocalipse apresentam o Cristo da glória no meio da Sua igreja, sondando, corrigindo, exortando e encorajando. (O Cristo glorioso e as 7 igrejas).
As sete cartas revelam o que as igrejas aparentam ser aos olhos dos homens e o que de fato elas são aos olhos de Cristo.
Vimos nos capítulos 4 e 5 o Deus criador no trono, bem como o Cordeiro, o Redentor, sendo igualmente glorificado por todos os seres do universo. Vimos que o Cordeiro está com o livro da história nas mãos. Jesus controla todo o curso da história deste mundo. (pausa)
Os capítulos que temos agora apresentarão quadros dos sofrimentos da igreja, dos juízos divinos sobre os seus inimigos, e nos encaminha para a compreensão do triunfo final de Cristo que mais se revela na medida em que avançamos no estudo do apocalipse.
O tempo dos selos descreve as dores de parto. É um tempo sujeito à revelação da ira de Deus. John Piper em seu livro Coronavirus e Cristo” escreve: “Jesus disse que haveria indicadores de sua vinda — como guerras, fomes e terremotos (Mt 24.7). Ele chamou esses sinais de “dores de parto” (Mt 24.8). A imagem é da terra como uma mulher em trabalho de parto, tentando dar à luz o novo mundo, que Jesus trará à existência em sua vinda”. Piper continua nos informando que “Paulo retoma essa imagem em Romanos 8.22 e referiu as dores de parto a todos os gemidos desta época — a todas as misérias de desastres e doenças (como o coronavírus). Ele nos imaginou em nossas doenças como parte das dores de parto do mundo. Nós gememos enquanto aguardamos a redenção de nossos corpos na vinda de Jesus, quando ele ressuscitará os mortos e nos dará corpos novos e gloriosos (Fp 3.21)”.
Desenvolvimento
O que nos mostram os 7 selos?
Não obstante outras interpretações do Apocalipse, os sete selos também descrevem movimentos que caracterizam todo o período, desde a ascensão até o regresso glorioso de Cristo. São visões de paz e de guerra, de fome e de morte, de perseguição à igreja e do juízo de Deus sobre os seus inimigos.
À medida que os selos são abertos no céu, efeitos tremendos acontecem na terra. O céu comanda a terra. Jesus abre os selos. Está encarregado de todo o programa. A história está em Suas mãos. Nos primeiros quatro selos vemos a ira de Deus misturada com graça. Mas a partir do sexto selo, há o derramamento da ira sem mistura de Deus. É o dia do juízo. (Ernane Dias Lopes)
Apocalipse 6 é como um texto paralelo de Mateus 24; Marcos 13 e Lucas 21: Guerras (Mt 24:6,7); fomes (Mt 24:7b); perseguições (Mt 24:9–25); abalos do mundo (Mt 24:29); segunda vinda (Mt 24:30–31).
Quatro verdades se apresentam para nós:
a. Primeira: quem está assentado no trono e o Cordeiro são adorados por todo o universo. A história não está à deriva, Deus reina.
b. Segunda: quem tem o livro tem o controle. É Ele quem abre os selos. Dele emana a ordem dos acontecimentos. O Cordeiro governa!
c. Terceira, os eventos do juízo não acontecem sem Seu conhecimento, permissão ou controle. Tudo acontece porque Ele conhece, determina, permite e controla. Até os inimigos estão debaixo da autoridade e do controle do Cordeiro.
d. Quarta, todo o universo está sob a autoridade do Cordeiro e serve aos Seus propósitos. É do trono que sai a ordem para os cavaleiros do Apocalipse. Os cavaleiros devem dar a largada para dentro da história.
Quando os selos são abertos no capítulo 6, revela que o conteúdo do rolo se refere a um período indefinido da História e revela o plano e o propósito completos de Deus para o mundo inteiro de todas as eras do início ao fim. O rolo com seus selos é evidência do que Deus planejara para a salvação do seu povo. Segundo Paulo, esse plano é um mistério predeterminado e ele é revelado na plenitude dos tempos (Ef 1.9–11; 3.9–11). Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 268). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Só Jesus era digno de abrir os selos. Ap.5.2-5. Enquanto isso, ocorre uma cena de culto, adoração por reconhecimento do Cordeiro de Deus como o único habilitado para abrir os selos e permitir a leitura e reconhecimento dos acontecimentos ali narrados. Ap.5.9. A este culto comparecem milhares e milhares de anjos. Ap.5.11. Todos os seres do mundo inteiro e do Universo cantando hinos de louvor reconhecendo Jesus como o Cordeiro de Deus - exceto Satanás e seus seguidores. Veja Fp.2.9-11.
Então vêm os 7 selos:
(2) 1o. Selo - Cavalo Branco - Ap.6.1-2
a. Adolph Poll diz que é o inimigo, o Anticristo parodiando Cristo. O inimigo também prega a busca da paz, mas uma paz mundana que nada tem a ver com a vontade de Deus. É uma paz conseguida pelo custo de se fazer o que o inimigo quer e sugere o tempo todo.
b. William Barclay diz que se trata de conquistas militares - o império romano sobre outros povos. Saiu para vencer e foi vencedor. O vencedor voltava num cavalo branco e com vestes brancas.
c. Simon Kistemaker e George Lad dizer ser o Evangelho (Mt.24.14; Mc.13.10) que em meio a terríveis perseguições segue sendo anunciado. E onde o evangelho leva a paz, surge a revolta do inimigo, trazendo o contra-evangelho através das guerras, da fome e da morte (que são os 3 próximos cavaleiros).
d. William Hendriksem, Martin Lloyd-Jones e Ernandes Dias Lopes dizem ser O Cristo Vitorioso. As palavras - dizem eles - só podem aplicar-se a Cristo: BRANCO + COROA + SAIU VENCENDO E PARA VENCER.
(3) 2o. Selo - Cavalo Vermelho - Ap.6.3-4 -
O que causa as guerras. Tira a paz da terra. O cavaleiro deste cavalo personifica o mal que se opõe a Deus, à sua Palavra e a seu povo.
(4) 3o. Selo - Cavalo Preto - Ap.6.5-6 -
O que causa fome, muita fome. Tinha na mão uma balança e propagava enorme inflação no preço do pouco alimento existente.
(5) 4o. Selo - Cavalo Amarelo ou verde-claro - Ap.6.7-8 -
O que causa a morte, muita morte. O Hades (que segue a Morte) é o lugar onde as almas dos ímpios são mantidas, enquanto as almas dos crentes estão e estarão com Jesus no céu.
(6) 5o. Selo - A Paciência dos Santos - a visão dos “mártires” na presença de Deus - Ap.6.9-11.
“Roupas brancas = corpos “celestificados”, transformados.
(7) 6o. Selo - O Dia do Senhor - Ap.6.12-17.
O 6. e o 7. selo são dedicados ao julgamento dos ímpios. Grandes terremotos, sol escurecendo, lua sem seu brilho, estrelas cadentes; pessoas tentando se esconder de tudo isso apavoradas. É tempo do juízo de Deus sobre a terra.
Se Ap.6 trata do julgamento dos ímpios, Ap.7 revela o que acontece com o povo de Deus: Enquanto os inimigos enfrentam a ira e o julgamento divinos, os santos cantam louvores a Deus e ao Cordeiro pela libertação.
Os 144 mil selados (Ap.7.4) = plenitude dos salvos reunidos em torno do Cordeiro, o corpo inteiro da igreja - tanto judeus como gentios. João menciona os 144 mil de novo em Ap.14.1. Pelo menos 7 vezes é citado no Apocalipse tribos, povos, nações e línguas apontando para “os remidos de Cristo”. Todos cantam e louvam ao Cordeiro numa mesma língua. A confusão de Babel terminou.
(8) 7o. Selo - Julgamento dos Ímpios - Ap.8.1-2.
Dá início ao toque das 7 trombetas.
Silêncio de meia hora. Silêncio por respeito e por perplexidade. Veja Hc.2.20 e Zc.2.13.
Conclusão
“...Que tipo de pessoa deveis ser? Pessoas que vivem em santidade e piedade, ........ aguardando e esperando ansiosamente a vinda do dia de Deus (Ler 2Pe.3.11-12).
Você pode pensar e dizer que Apocalipse é muito confuso, mas uma coisa é certa - ele nos faz pensar o quanto devemos buscar a Jesus como nosso Salvador pessoal, o quanto devemos buscar a santificação de nossas vidas, o quanto devemos renovar constantemente a nossa fé na Palavra de Deus, porque o fim vem e com Ele o retorno daquele a quem esperamos - Jesus Cristo. Dois tipos de pessoas existirão naqueles dias de julgamento sobre a terra: os SALVOS e os PERDIDOS. Em qual grupo você estará?