Salmo 133 e 134

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

A benção da unidade dos irmãos.

A unidade de qualquer povo é o que garante a sua existência diante das adversidades sofridas.
No filme os 300, uma exibição de força e união são demonstrada quando os espartanos tem que lutar contra o exercito de Xerxes, e nas primeiras batalhas os vence justamente por conta da unidade do seu povo.
No livro de Juizes uma questão fica muito clara que após a morte de Moisés e Josué, o povo andava meio que cada um por si, pois constantemente é mencionada e que o povo fazia o que era mal aos olhos do Senhor, um bom Exemplo é que Deus levantava um juiz para unificar e trazer o povo de volta ao Senhor.
No livro de Salmos o que nos é relatado, muito provável fora anunciado na união das Tribos quando Davi passa a ser Rei de todo Israel (2Sm 5.1-5), fato este conseguido apenas por Saul, Davi e Salomão, depois destes o reino sempre foi dividido em reino do norte e reino do Sul.
Considerando que nos livros poéticos esta a sabedoria dos sabios, aqui neste salmos somos lembrados do valor da unidade de um povo, de uma igreja, de uma família etc, pois a unidade tem a benção em si mesma, se neste salmo como os outros anterior a ele, é cantado no período do pós exílio de quando o povo voltava para Jerusalém ou para adoração no templo então ele é de sumaria importância pois enfatiza a razão da reconstrução do povo.
Estrutura:
A unidade do povo é boa por que evidencia a sua consagração ao Senhor Vs 2
A unidade do povo é boa por que traz vida e benção a nação. Vs 3
Grande Ideia: A vida e a consagração do povo é evidenciada pela sua união entre si e com Deus.
F.C.D: O ser humano sempre caminha para a desunião e egoismo, todas as vezes em que o coração humano se sobressai este tem a tendencia de caminhar em dissoluções, sendo esta a evidencia de pessoas que andam longe de Cristo (Rm 13.13; 1Pe 4.3)
F.R: Assim como o óleo de Arão evidenciava consagração e condições favoráveis para uma vida consagrada e unida, assim o Espirito Santo de Deus nos capacita para uma vida em unidade uns com os outros.
A benção da união:
O salmista começa sua descrição destacando duas qualidades da união que é o seu objetivo.
ele a descreve como algo bom, benéfico de felicidade, juntamente com aquilo que é prazeroso.
tanto o beneficio quanto o prazer de estar junto são resultados de viver em harmonia, em habitação ou comum acordo.
a União sempre foi o objetivo divino por seu proprio exmplo. (Dt 6.4; Jo 10.30; 17.22 Rm 12.5)
tanto para o povo de israel quanto a igreja só poderão experimentar os benefícios e os prazeres de serem um quando seus corações estiverem atento para isto.
A benção da consagração.
O exemplo usado pelo salmista para exemplificar a consagração que a união traz foi o óleo usada na consagração de Arão ( Ex 30.22-33) Tal oleo descrevia os sacerdotes como consagrados a um proposito. Assim como este óleo nós também possuímos o Espirito Santo de Deus que nos une e nos consagra para um proposito (At 1.8); quando a união do povo é ferida sua consagração também é ferida, e o homem passa de viver para Deus para viver para si mesmo.
a benção da vida
Related Media
See more
Related Sermons
See more