A praticidade do amor 2
Exposição em Romanos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
A praticidade do amor e suas incumbências.
A praticidade do amor e suas incumbências.
A descrição do texto de Rom 13.8-14 diz respeito a lei do amor na pratica. Neste texto o apostolo Paulo nos desafia não apenas a entender a praticidade da lei do amor, mas nos desafia a pratica da mesma em nossa vida cristã. O entusiasmos sempre será mais fácil do que a obediência, porém o que percebemos em orientações tanto de Cristo como dos apóstolos é que obedecer é o resultado daquele que crê em Cristo, por exemplo: Em Mt 7.21 a orientação é fazer a vontade do Pai que esta no reino dos céus; em Mc 3.35 a direção é quem assim procede é seu irmão e sua mãe, ainda em Jo 4.34, a prioridade de Cristo era cumprir a vontade de Deus, estes texto chamam a nossa atenção para o que se espera de todos nós.
A obediência exige o exercicio da vontade sob a inspiração e pelo poder do Espirito Santo, pois ninguém conseguirá obedecer sem ser capacitado por Deus para tal atitude. A atitude de todo salvo é caminhar em santidade e de acordo com a vontade do Senhor Deus assim com Cristo fez devemos nós caminhar também. por isto que caminhamos em novidade de vida, somo novas criaturas 2Cor 5.17, e temos um novo coração, por que não andamos mais sobre a influencia da carne mas sim do Espirito Rm 8.4.
Assim o que vimos pela manhã é o que se espera daqueles que estão em Cristo, e que são novas criaturas. lembre se a lei não tem mais seu poder NORMATIVO, mas ainda revela o caráter de Deus e nos direciona a Cristo. O que nos coloca a pergunta ja respondida pela manhã como poderei eu amar o meu próximo e cumprir a lei do amor? A exigência não esta em cumprir a lei, mas sim na maneira como a exigência é cumprida em nós, ou seja pela nossa caminhada com o Espirito Santo, cuja a justiça e o poder trabalham através de nós. ou seja pela nossa caminhada com Ele, para nós cristãos a exigência de Deus é cumprida quando o Espirito Santo de Deus nos capacita a obedecer a sua palavra.
Logo a lei do amor cumpre-se em nossas vidas pois vamos amar como Cristo nos amou sobre as três perspectivas narrada nos versos de 8-10:
amo por que esta é minha divida para com o meu proximo. ( sou devedor, Rm 1.14-17.) Rm 13.8
amo por isto no quesito refletir o caráter de Deus pratico a lei do amor. Rm 13.9
amo por isto busco com todas as forças completar, atingir o objetivo estabelecido por Deus. Rm 13.10
Uma vez entendido poderíamos resumir isto da seguinte maneira: capacitados pelo Espirito de Deus cumpro a lei do amor pois sou devedor ao meu próximo, tenho o Espirito Santo de Deus para refletir seu caráter em minha vida e enquanto viver busco atingir o objetivo de Deus estabelecido para todo aquele que nele crê.
Uma vez compreendido tal ensino Paulo chama atenção para a urgência de se viver a vida cristã. Ser chamado de Cristão, denota de forma de chacota um pequeno cristo, e tal termo fora usado pela primeira vez em Atos 11.26, e em outra passagem 1Pe 4.16 onde somos lebrados do privilegio que temos quando sofremos por ser cristão. A convocação de Paulo é para agora, presente no momento, a vos outros, uma referencia clara aos romanos, a quem ele havia advertido a praticidade do amor desafiando a despertarem por conta do grande dia. Este despertamento se dá por três ações que os cristão tem que tomar.
despertem para deixarem as obras das trevas.
despertem se para revestirem se da armadura de Deus.
despertem se para andarem dignamente diante do Senhor.
Antes de analisarmos cada despertamento sugerido por Paulo vamos atentar a urgência que ele coloca para nós.
Paulo parte do principio que eles conhecia sobre a vinda do Senhor. aqui não se trata do dia exato, mas de sim estar ciente de que a qualquer momento o Senhor poderia e pode voltar. O tempo é limitado, a oportunidade é breve. O tempo para prestar atenção e obedecer é agora. NÃO HÁ TEMPO PARA APATIA, COMPLACÊNCIA, OU INDIFERENÇA.
Esta mesma urgência também fora feita em outras igrejas: Fp 4.7-8 ; 1Ts 5. 1-2; 23; Hb 10.24-25 e Mc 13.33-37 neste ultimo texto a enfase é sim para estar atento.
Muitos ainda estão dormindo, Lc 22.46; Mc 14.37-42, a exemplo dos discípulos no Getsêmane, e la como agora, a urgência é para nos mantermos atento. Pedro alerta sobre a importância de se estar atento, fazendo coro com o apostolo Paulo.
A salvação mais perto tem como máxima a redenção final de nossos corpos. A santificação refere-se ao processo do crente de crescer espiritualmente na justiça prática ao longo da vida.Glorificação refere-se a perfeição final do crente como um filho de Deus.
Romanos F. Qual Deve Ser a Atitude do Crente Justificado para com o Senhor Jesus Cristo (13.11–14)
As palavras: “A noite está bem adiantada, o dia já vem raiando” indicam que, para o povo de Deus, a presente era de trevas, de pecado e de perversidade está rapidamente avançando para o fim e a era infindável de luz, santidade e alegria está perto. Paulo, por assim dizer, ouve o clamor do vigia noturno: “Acordem, porque a manhã vem raiando”
O dia vai chegando, literalmente é atenção redobrada, aqui o foco é escatológico, esta tem que ser o nosso maior desejo de viver uma vida consagrada ao Senhor pois ele esta voltando.
Então o primeiro despertar é da vida profana (Ef 4.17-22)Através do escritor aos Hebreus, o Senhor nos diz: "deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia" ( Heb. 12: 1 ). Através de Pedro Ele nos diz para colocar "de lado toda a malícia e todo o engano, hipocrisia, inveja e toda calúnia" ( 1Ped. 2: 1 ).
O segundo despertar é para revestir-se da armadura de Deus. (Ef 6.10-18), um lembrete da armadura de Deus, “revestir das armas da luz